quarta-feira, 17 de abril de 2013

NGC 6188, Nebulosas da Lagoa e Trífida num bom sábado de astrofotografia

NGC 6188. A imagem ficou bonita, mas não ficou com a riqueza de cores esperada de uma foto em Hubble Palette.

Ultimamente o céu anda super instável aqui em Brasília. a maioria das noites tem sido nubladas, mas a qualquer momento você pode ser surpreendido por uma noite de céu limpo. A noite da sábado, quando eu estou descansado e não tenho que acordar cedo no dia seguinte, é disparada a melhor noite para astrofotografia. Por isso ter céu limpo justamente na noite de sábado, quando em todas as outras o céu esteve fechado, é para mim a maior sorte que pode acontecer. E foi isso que aconteceu no último fim de semana.

Tendo o céu aberto, a principal questão que passa pela minha cabeça é: Qual objeto fotografar. Isto ficou ainda mais importante agora que tenho uma câmera monocromática. A gente fica doido para tentar um objeto novo, de preferência que não tenha fotografado antes, mas também há várias imagens em que foram captados apenas frames em H-Alpha esperando por frames com os outros filtros para ficarem coloridas. Voltar para o mesmo objeto de semanas anteriores é mais chato, mas pode ser recompensador com uma bela imagem no final.

Bem, como o tempo ajudou no sábado, tentei fazer as duas coisas. Capturei os frames com os filtros de enxofre (SII) e Oxigênio (OIII) da Nebulosa NGC 6188 e aproveitei o resto da noite (antes da corrida de Fórmula 1, o único evento televisivo ao qual eu realmente dou importantância) para pegar alguns frames da Nebulosa da Lagoa e Trífida com o setup Atik 314L+Canon135mmF2.0.

Nebulosa da Lagoa e Trífida, mais uma imagem em que eu junto o Luminance capturado com a Atik com o RGB da Canon T2i, ambos capturados com lentes de 135mm.


Os resultados ficaram bons, não perfeitos, mas bons. Ainda tenho problemas com alinhamento dos frames devido ao coma apresentado pela lente quando mais aberta. No próximo fim de semana quero fazer uns testes com a lente em F4.0 para ver se ela realmente fica plana nessa distância focal com a Atik 314L.

Algo que marcou está noite foi saber que enquanto o céu estava totalmente aberto em Águas Glaras, a apenas vinte quilômetros dali, um amigo me informava que em Sobradinho o céu permanecia completamente fechado. Era até difícil acreditar nisso, mas a foto abaixo, tirada não deixa dúvida de que mesmo estando tão perto, o céu não estava nada bom em Sobradinho, mais engraçado ainda foi saber que ficou assim a noite inteira.

Enquanto no Águas Claras tínhamos um céu bastante razoável, do outro lado do Distrito Federal, em Sobradinho, as nuvens não davam chance.


8 comentários:

  1. Rodrigo bom dia, interessante esse lance do céu de Sobradinho e o seu ai. Aconteceu algo interessante em relação a chuva comigo, eu deu um pulinho pois são três km até Balneário Camboriu e nesse tempo de ida e vinda choveu nas duas cidades e eu não peguei chuva nenhuma rsss... mas passei por ruas molhadas e bem molhadas em ambas as cidades. Reparei não só em seu trabalho mas em outros também que conseguem sempre um bom foco, eu não tenho essa facilidade, estava lendo no blog sobre a mascara de hartmann e fiz uma pro ED120 e vi como é interessante e no caso do setup com a ATIK ou CANON + lente como vc faz, é a olho mesmo, vc usa acompanhamento não é?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Encontrei essas dicas do Marcosbaun no cosmoforum e achei interessante creio que procede, segue abaixo:

      No ajuste de foco, não só em fotos lunares mas como planetaria e deep sky, façamos uso da mascara de focalização , sendo que pode ser a mascara de Hartmann com tres furos. Pode-se usar uma estrela de primeira ou segunda magnitude e monitorando a imagem no LCD da camera ou melhor ainda em um monitor ligado na saida de video da mesma. Ajusta-se o foco para que as tres imagens geradas pela mascara coincidam em uma unica imagem. Se for possivel aplica-se um zoom na camera ( mais dificil em montagens sem acompanhamento, pois o objeto passa rapido sobre o sensor ). Feito o ajuste, não se mexe mais no foco. A camera estará focada para qualquer imagem no infinito.
      O equipamento varia conforme cada caso. Temos que considerar a focal do espelho, qual ocular estamos usando, quais as caracteristicas de nossa camera, as condições de seeing , transparencia atmosferica, por isso é sempre desejavel uma prova antes usando os diferentes ajustes de branco da camera e diferentes tempos de exposição caso a camera permita no ajuste manual.

      Esse trecho está aqui:
      http://www.cosmobrain.com.br/cosmoforum/viewtopic.php?f=59&t=5040&sid=d2eaf35e04b6665141a78aab7dc20316&start=12

      Excluir
    2. E ai amigos blz? Vou utilizar esse espaço que é o mais novo e mais fácil de vocês verem minhas dúvidas hehehe. Seguinte, estava passando no shopping essa semana e me deparei com uma Nikon D3100, dei uma olhada na internet e vi que ela tem aquela opção que vc me falou Eldio, o BULB. Bom como vejo muitas fotos em astrofotografia serem tiradas com a Cannon T3i e pelas comparações a NIKON me parece melhor, porém mais barata, segue a dúvida. Ela serve para astrofotografia, ou existe alguma característica que não estou vendo com meu pouco conhecimento ainda na área? Existe software para controla-la no PC que nem a Cannon?


      Obrigado

      Excluir
    3. Olá Eldio, sim eu uso acompanhamento, é fundamental. No caso uso a montagem CG-5GT, que para o setup Atik+lente está mais do que bom. Eu já usei máscara de Hartmman, mas acabei me acostumando a fazer o foco sem ela e a perdi em algum lugar. Tudo melhora com a prática, não tenha dúvida disso. No caso da Canon, normalmente faço o foco com o live view, com a lente uso o zoom do capture para ver a estrela com clareza, mas a lente de 135mm tem um foco mais complicado.

      Excluir
  2. Olá Eldio e Andolfato,
    nem deixei vcs responderem aquela, mas la vai mais algumas dúvidas heheh. Quando o Andolfato diz o "setup Atik 314L+Canon135mmF2.0" eu pesquisei e vi que essa ATIK se trata de uma cãmera para astrofotografia, entretanto a cannon creio que seja a T3i, então é uma montagem física entre essas duas câmeras e o Telescópio?? POr dedução estou supondo que seja a mesma resposta de minhas antigas perguntas (uma pilhagem de fotos feitas com as duas câmeras), mas pra garantir resolvi perguntar.
    Outra coisa, como sabem ainda estou fazendo minhas pesquisas sobre qual telescópio comprar, oque vai demorar um pouco pra se concretizar ainda, mas queria saber se essas marcas (Skywatch,Muskov Cassegrains) que vemos por ai nas lojas aqui no brasil são boas e quais as melhores. Outra coisa é o tipo, por exemplo um desobdiano de 203mm com GoTo da pra fazer astrofotogafia ele é melhor que um Muskov Cassegrains de 127mm autotracking? Ou somente aquelas montagens EQ5,6 etc são boas para fotografar? GoTo, autoguide, autotracking são a mesma coisa?
    Desculpem pelas muitas dúvidas, mas não estou encontrando informações nesse nível de detalhamento.

    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leonardo mande um alou no meu email eldiocadore@gmail.com, se vc quiser falamos sobre isso ou pelo menos te passo alguma coisa do que aprendi, pode ser?
      Abraço.

      Excluir
    2. Blz Eldio,

      vou passar essas mesma frase acima heheh. Alguma coisa andei pesquisando ontem e já até estou com um telescópio em vista, mas vou demorar um pouquinho para adquiro, pois estou de mudança e a grana encurtou hehe. POr enquanto vou tentar ficar aprendendo localização a olho nu por exemplo e ver os cálculos de ótica, quem sabe num futuro eu até não resolva construir um hehehe..

      VAleu..

      Excluir
    3. Olá Leonardo, na verdade a Canon mencionada no setup não é uma câmera, mas uma lente de 135mm F2.0. Note que não a referência a telescópio no setup, somente a montagem CG-5GT, pois nesse caso a lente é o telescópio.

      Excluir

Eu tenho me esforçado para responder todos os comentários, mas posso demorar um pouco, ou mesmo esquecer algum. Por isso, peço paciência e não fiquem constrangidos de me darem um toque, caso eu esteja demorando demais.