sábado, 20 de abril de 2013

M17 - Nebulosa do Cisne (ou ômega) - Um Hubble Palette de que gostei




Eis uma imagem de que gostei, ainda mais por que foi feita com um céu totalmente desfavorável. Trata-se da nebulosa M17, na constelação de Sagitário. É com certeza um dos meus melhores Hubble Palettes até agora, mesmo que a nebulosa seja um pouco pequena para o campo de visão do setup. A foto anterior, NGC 6188, tinha ficado legal, mas o tom monocromático em amarelo foi considerado por mim um fracasso em relação ao que se espera quando se quer produzir uma imagem colorida através de filtros de banda estreita, quando a intenção é justamente realçar o contraste de cores. 

Acredito que talvez o fato de em NGC 6188 eu ter usado frames de cinco minutos no filtro H-Alpha e frames de 3 minutos nos outros dois, pode ter sido o responsável pela falta de mais contraste. Isso aconteceu por que na hora de fazer imagens com o outros dois filtros, eu perdi o alinhamento, não conseguindo repetir frames de 5 minutos sem que as estrelas apresentassem arrasto. Essas coisas acontecem quando você captura frames em noites diferentes.

Na imagem de hoje todos os frames foram feitos com bons 200 segundos de exposição e a lente ficou aberta em F2.5. Eu até cheguei a testar ela em F3.5, o que teoricamente deixaria a imagem mais plana e o foco mais fácil. O foco até que ficou mais fácil, mas os sub frames continuaram mostrando estrelas gordas no canto e a imagem muito mais escura não me agradou. Acho que F2.5 daqui para frente será o meu padrão de captura.

O setup tem sido o básico das últimas fotos. A verdade é que a combinação Atik 314L mais lente fotográfica, devido a sua leveza, facilidade de uso e velocidade de captação, tem se tornado um setup viciante. Consegue bons resultados sem autoguiagem, funciona sem nem sequer haver contra-pesos na montagem, já que a colocação do contra peso de 5 quilos da CG-5 se tornou inviável com esse setup, e me permite conseguir imagens razoáveis com tempos de exposição curtos. Vai ser difícil na hora que eu voltar a fotografar com o telescópio.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eu tenho me esforçado para responder todos os comentários, mas posso demorar um pouco, ou mesmo esquecer algum. Por isso, peço paciência e não fiquem constrangidos de me darem um toque, caso eu esteja demorando demais.