segunda-feira, 18 de março de 2013

Fim de semana em preto-e-branco, mas com qualidade!

NGC 6188, bela nebulosa próximo ao asterismo da constelação de Escorpião. Reparem na supernova na parte inferior esquerda da foto.

É com muita alegria que digo que este último fim de semana não passou em branco em astrofotografia, passou em preto e branco, com boas fotos em H-Alpha. Na noite de Sábado para Domingo algumas nuvens chegaram a querer incomodar, mas deu pra brincar bastante com a Atik 314L+, a Canon 135mm F2.0 e o filtro H-Alpha 7.5nm.

Primeiro, vamos falar dos problemas: a Atik estava esquisita, não estava estabilizando a temperatura, embora raramente passasse de um grau acima da temperatura programada. Eu até coloquei o vidro de vedação de volta, mas não adiantou. Desconfiei da qualidade da alimentação elétrica do meu apartamento e conectei ela no Powertank (uma bateria feita para telescópios), mas não fez diferença. Também quando eu fazia frames curtos notei um ruído estranho, que desaparecia em frames mais longos. Esses problemas não pareceram afetar a imagem final, mas é bom eu ficar de olho.

Em relação a lente, estou alegre de ver que os halos, que tanto me atormentaram nos primeiros dias, praticamente desapareceram, mas noto que mesmo em F/2.5, ela apresenta coma, algo que, no nível em que pretendo fotografar, não é aceitável, por isso acho que terei que fechar ainda mais a lente. Espero que eu não tenha que passar de algo como F/3.0, se não vai ficar complicado, pois a captação vai ficar muito lenta acima disso. Só pra vocês terem ideia F/3.0 é 125% mais lento que F/2.0 e 44% mais lento do que os F/2.5 que usei nas imagens de hoje.

Bem mais brilhante, não foi preciso mais do que dois minutos para tirar muitos detalhes de Eta Carinae
A boa notícia é que estou conseguindo fazer frames de até 5 cinco minutos com o setup sobre a CG-5GT e acho que ainda posso conseguir mais. Algo em torno de 6 a 10 minutos. Com um tempo de exposição assim, fotografar com a lente em F/3.0 seria totalmente aceitável.

Os Alvos da noite foram duas grandes Nebulosas, cujo tamanho aparente se mostrou no limite do campo de  enquadramento da Atik 314L em 135mm, que não é pequeno. A primeira, fotografada entre as oito e nove da noite de sábado, foi a Nebulosa de Carina (que eu costumo chamar de Eta Carinae, o que não é a mesma coisa, rss). Essa Nebulosa é muito brilhante, por isso eu não precisei de mais do que dois minutos de exposição em cada um dos 27 frames.

Fiz questão de enquadrar a nebulosa Gabriela Mistral na imagem. Trata-se da nebulosa que você vê abaixo, na parte superior direita, repare que parece com o perfil desta senhora, agraciada com o Nobel de Literatura de 1945. A dica da nebulosa foi do Astrofotógrafo Gerson Pinto, que publicou uma foto da mesma nebulosa.

Nebulosa Gabriela Mistral, na verdade um pedaço meio desgarrado da Nebulosa de Carina, cuja forma parece o rosto desta escritora visto de perfil

Mas, apesar de não estar perfeita por causa do coma, não há dúvidas de que a grande imagem do fim de semana é a que aparece no topo deste post, da Nebulosa NGC 6188, na constelação de Ara, primeiro por que eu devo ser um dos primeiros a fotografá-la no Brasil e segundo que, com duas horas de exposição, tirar um foto destas de um apartamento no meio de Brasília e uma alegria enorme, mostrando que, com um bom filtro H-alpha, não há limites para o que posso fotografar, em termos de nebulosas, da varanda do meu apartamento. Vale lembrar que, para conseguir a imagem colorida, será necessário mais 4 horas de exposição, totalizando 6 horas. Eu vou ter que ter muita paciência para terminar esta foto e as outras duas últimas da qual captei o H-Alpha (Carina e aquela com a Pata do Gato e Lagosta).

É isso aí pessoal, até os próximos posts!

13 comentários:

  1. Grande "mestre".... Rodrigo que espetacular essas fotos em especial a primeira ... poxa vida é muito rica em detalhes. Parabéns mesmo e espero que esse problema na Atik não seja sério e resolva logo. Queria uma dica sua resumidamente sobre os darks e flats, vc os faz para cada sessão de fotos correto, não necessariamente para cada objeto. Se não me engano para os darks vc comentou que apenas desfocava na lente e o flat como vc faz, usa um papel branco na lente e iluminação frontal ou vc tem outras formas de fazê-los tanto os darks qto os flats?
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  2. Valeu Eldio, eu também torço demais para que a câmera não dê problemas. Quanto aos dark e flats. Darks são aqueles que você fotografa com a câmera tampada, exatamente com ma mesma configuração dos light frames. Já os flats, são feitos de uma forma a pegar a vinhetagem. Eu sou bem vagabundo e só tiro o foco da câmera, mas há muitas outras formas de se fazer, como por exemplo colocando uma folha branca na frente do telescópio/lente com uma lanterna apontada para ela, gerando uma imagem parecida com a abaixo:
    http://www.astrophoto.net/images/flat_example.jpg

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ok Rodrigo eu vi seu vídeo sobre o DSS e vi que não é nenhum mistério, e esse link pra foto me respondeu o que queria eu estava na dúvida mesmo dessa vinhetagem rsss... obrigado mais uma vez.
      Eu estive procurando pra ver se achava alguma loja em Las Vegas e Orlando que venda a Atik mas não encontrei, minhas filhas vão pra lá amanhã a tarde mas acho que não vai ser dessa vez.
      Abraço.

      Excluir
    2. Eldio, o que o pessoal faz, inclusive eu também fiz, é comprar o equipamento e mandar entregar no hotel ou casa onde suas filhas estiverem, não se importando se tem na cidade onde a pessoa está. Será que não dá mais tempo de comprar e pedir para entregar onde suas filhas irão ficar? Alguns sites entregam em uns dois dias (mas verifique isso com cuidado).

      Excluir
    3. Onde vc recomenda nos EUA já que elas estão nessas cidades quem sabe eu compro e peço para entregar lá.

      Excluir
  3. Eldio,Eu sempre compro na OPT (optcorp.com), mas outras boas opções são o telescope.com (da Orion) a Adorama,com, com e o www.bhphotovideo.com.

    ResponderExcluir
  4. Rodrigo bom dia como vai... O que vc diria desta CCD, digamos em relação a Atik 314 L+.
    http://www.optcorp.com/sbig-st8300m-ccd-camera-monochrome.html

    ResponderExcluir
  5. Fala Eldio. Comparar a Atil 314L com as câmeras com sensor Kodak 8300 é uma tarefa complicada. Eu diria que a Sbig é uma câmera um pouco superior, com um sensor maior e com mais resolução, embora os pixels sejam menores o que implica em menor sensibilidade (que teoricamente pode ser resolvida com o Binning, mas daí diminuí a resolução também). Além disso a Atik é mais leve, o que pode fazer diferença se a montagem disponível não for das maiores em relação ao telescópio.

    ResponderExcluir
  6. Ok entendi...obrigado Rodrigo, perguntei porque alguém ofereceu uma e dai achei melhor perguntar a quem já tem experiência na área.
    Valeu.

    ResponderExcluir
  7. Eldio, por quanto a pessoa te ofereceu? Fiquei curioso.

    Abraços
    Rodrigo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tinha visto sua pergunta desculpe, então Rodrigo o problema de importados é isso né ninguém alivia nos preços rsss... é usada mas segundo o proprietário não usou nada, pouquíssimas fotos pois não se adaptou ao uso de CCD e vai continuar com as DSLR. Rodrigo meu email é eldiocadore@gmail.com me mande um alou que te passo os dados dessa pessoa ok, comprei ontem a NEQ6, agora tenho SKW 200mm, ÓRION ED 120mm APO, CANON T3i não modificada por azar não encontro minha "neximage ???" não sei onde está rsss...algumas oculares, barlow de 2x de 2" e de 1.25", adaptador pra CANON e uns apetrechos mais. Na realidade estou ficando bem armado mas não sou perigoso kkk pois me falta técnica e isso só vou ter tempo agora que terminou o movimento de turistas aqui em Balneário Camboriu onde tenho meu negócio. Moro em Camboriú, fica a 3 km de Balneário, e creio que tenho aqui próximo um bom sítio de observação vou experimentar logo logo. Rodrigo gostaria de umas dicas sobre a guiagem dado ao equipamento que tenho, ex: para usar tanto com o 120 e ou o 200 eu não tenho um tele menor e uma câmera para a guiagem e também não sei o que vou precisar para adaptar o tele da guiagem em cima da NEQ6, minha pergunta é o que vc sugere atualmente pra "combinar" digamos assim com esse set? Vc tem muita respaldo e eu reconheço e admiro vc por isso então gostaria de saber pra não comprar errado. Saiba que vou usar mais o 120 para astrofoto então é NEQ6 + 120 + T3i + guiagem, ok desde já obrigado. Em outros fóruns isso se chama "receita pronta" kkk os caras ficam putos qdo se pede algo assim, não em astronomia mas em fóruns de códigos de programação, provedores de internet etc... Abraço e bons céus.

      Excluir
    2. Já uma possível correção, "não vou adaptar a guiagem a NEQ6 e sim ao tele que já vai estar engatado na mesma", não me julguem mal.
      Abraço.

      Excluir
  8. Oi Rodrigo, percebi que você está tendo problemas com halos pois é eu também estou.
    Acontece que em observação ao aproximar na casa dos 180X observo galos nas estrelas, não consigo pontos perfeitos com meu refletor 90mm e com a lente Skywatcher Panorama 7mm.
    Gostaria de saber o que você fez para evitá-los, nossos equipamentos são totalmente diferentes mas como se trata de ótica talvez eu pudesse aplicar a sua solução para mim.
    Obrigado

    Renato

    ResponderExcluir

Eu tenho me esforçado para responder todos os comentários, mas posso demorar um pouco, ou mesmo esquecer algum. Por isso, peço paciência e não fiquem constrangidos de me darem um toque, caso eu esteja demorando demais.