sábado, 2 de fevereiro de 2013

Apresentação minha e do Fábio Plocos na Campus Party 2013

Finalmente chegou o dia da minha primeira palestra sobre astrofotografia. Aconteceu na Campus Party 2013 em São Paulo e o vídeo já está no canal do evento no Youtube.

Foi uma experiência muito legal. Eu estava muito nervoso, mas no fim acho que consegui não falar muita bobagem e foi uma palestra construtiva. A minha parte começa aos quarenta minutos, mas recomendo muito assistirem o vídeo inteiro, com a parte do Plocos, afinal, a palestra dele na Campus Party 2010, junto com a do Diniz, foram de grande importância para o meu início em astrofotografia.

Abaixo vocês podem curtir a palestra na íntegra.

8 comentários:

  1. Rodrigo ficou ótima a palestra, a vantagem é que qdo está bem ilustrada e comentada o aprendizado é super rápido. Parabéns aos dois por esse excelente trabalho.

    ResponderExcluir
  2. Valeu Eldio, eu quero ver se preparo uma palestra mais longa, frizando mais assuntos e explicando um pouco melhor algumas coisas, mas quero manter essa linha de uma palestra bem ilustrativa. Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pela palestra.

    Aprendi muito com a parte da configuração para tirar fotos.

    Legal seria fazer uma vídeo aula sobre o assunto, mais detalhado.

    Att,

    ResponderExcluir
  4. Ótima palestra Rodrigo, legal mesmo, pena que o tempo no Campus ser meio curto. Tenho queda pelo céu profundo também, eu já venho estudando a compra de filtros há algum tempo, ver o vídeo mexeu com as lombrigas rs. Seria muito legal se você começasse a publicar vídeos em seu blog, como o amigo Eldio comentou, o aprendizado é super mais fácil e rápido. Alguns pedidos para artigos futuros: Dicas de Filtros de Poluição Luminosa; Filtros e técnicas LRGB; Abraços, blog tá bombando :-)

    ResponderExcluir
  5. Olá Rodrigo,

    Tenho lido seu blog nos últimos meses e de fato tem sido uma fonte importante de informação. Sou apaixonado por fotografia e astronomia. Tenho como meta pessoal participar do EBA deste ano!

    Escrevo esta mensagem pois vi sua apresentação na Campus Party. Um assunto que para mim ainda é obscuro são os filtros, seus tipos e suas utilizações.

    Você comenta durante a apresentação que há filtros que ajudam a ‘bypassar’ a nebulosidade e, dessa forma, buscar informação fotográfica “escondida” pela mesma. Moro no Rio de Janeiro, aqui a contaminação luminosa noturna misturada à grande umidade torna a atividade da astrofotografia desanimadora. Penso que uma composição de filtros poderiam me animar a investir de vez neste hobby.

    Dessa forma deixo meu pedido: você poderia repassar –caso tenha- links com informações completas sobre os tipos e utilizações de filtros OU escrever um descritivo bacana e explicativo em seu blog?

    Ademais, seria muito legal, como complemento, se você pudesse comentar os filtros que já usou até hoje e os que pretende comprar no futuro.

    É isso Rodrigo,

    Parabéns pela iniciativa do Blog. De fato precisamos olhar mais para os céus. É assustador como esquecemos a jóia que temos acima de nossas cabeças!

    Um abraço,

    Carlos

    ResponderExcluir
  6. Rodrigo,td bom?

    Primeiramente gostaria de parabenizar você e o Fabio por esta palestra, ficou sensacional, ótimo para pessoas que estão querendo se tornar astrofotógrafos e não sabem por onde começar.

    Sou seu Fã!

    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  7. Parabéns pela palestra!! Muito boa, divertida e cheia de informações! Sucesso!

    ResponderExcluir

Eu tenho me esforçado para responder todos os comentários, mas posso demorar um pouco, ou mesmo esquecer algum. Por isso, peço paciência e não fiquem constrangidos de me darem um toque, caso eu esteja demorando demais.