Clique na imagem para ver maior |
Ontem o céu abriu um pouco aqui no Águas Claras. Não foi um céu perfeito, estava com muitas nuvens, mas não estava embaçado. Onde não havia nuvens a imagem estava perfeita.
Era uma boa noite para levar o telescópio para a varanda, mas eu estava cançado demais devido ao trabalho e por estar fazendo um curso até dez da noite e ter que voltar de ônibus. Então resolvi optar pelo setup portátil, com a EQ-1. Foi uma pena que o adaptador M42 que adquiri para usar numa lente de 135mm da Takumar que chegou recentemente, ainda está em transito para cá. E como eu já devolvi a lente de 135mm do Sandro Rosa, a única que eu tinha era a de 50mm F1.8, que tem lá suas deficiências e, pior, com um campo muito grande nunca é fácil de se conseguir imagens limpas num céu com muitas nuvens.
Apesar de tudo, o que eu queria mesmo era brincar e não estava muito preocupado com qualidade, isso eu deixo para quando tenho um céu escuro e uma noite inteira para fotografar, não quando começo a meia noite e meia, depois de um dia de ralação no trabalho, do meio do Distrito Federal.
Eu devo ter feito uns 70 light frames, mas a maioria perdi por causa de nuvens passando em frente a câmera, na verdade até mesmo alguns dos light frames utilizados no empilhamento também tinham alguns vestígios de nuvens, mas eu tive que usá-los. Para diminuir a vinhetagem utilizei alguns flat frames. Não ficou perfeito, mas ficou muito melhor do que o empilhamento sem os flats (eu fiz o teste).
Dá para melhorar muito esse resultado, mesmo aqui do Águas Claras e com esse mesmo equipamento. Basta um céu realmente limpo e que eu tenha mais tempo de exposição. De qualquer forma em janeiro eu devo ir para um lugar escuro e se conseguir pelo menos um dia de céu limpo, tenho certeza que posso conseguir algo bem legal com esse equipamento (e a 135mm já estará operacional).
Abaixo um crop da imagem acima (que também é um crop com 60% da imagem original). O resultado até que me deixou muito feliz para um lente de 50mm.
Crop da região do cinturão e da espada. |
Rodrigo, muito massa teu blog!
ResponderExcluirNão sei se ja conhece, mas vale a pena você ver isso:
http://workshop.chromeexperiments.com/stars/
acesse pelo Google Chrome
abraço
Marshal
Rodrigo, é com satisfação que entro em contato com você! Sou um aspirante a astrofotógrafo e blogs como o seu ajudam muito ao público interessado.
ResponderExcluirDeixo a pergunta: você já esteve em algum EBA? (Encontro Brasileiro de Astrofotografia)
Conhece algum outro grupo dedicado a astrofotografia no Brasil?
Grande abraço,
Carlos
Da até pra ver a nebulosa da flama ali no cantinho!
ResponderExcluirCARA VC EH MUITO MITO!