Não é comum eu poder estar com o telescópio a postos quando tem algo interessante no céu. Ainda mais nesta época do ano, mais ainda no meio de semana. Mas hoje decidi acompanhar a suposta ocultação de Júpiter pela Lua. Bem, acho que aqui em Brasília a Lua não chegou a ocultar totalmente o planeta. A gif animada abaixo, feita a partir do Stellarium, mostra como Júpiter passou pela Lua no dia de hoje para quem estava em Brasília. O planeta chegou a ficar bem perto, mas não foi ocultado. Já quem mora no estado de São Paulo, viu Júpiter ser totalmente encoberto.
A imagem acima foi feita com uma câmera Imaging Source DMK21AU04.AS, emprestada de um amigo do CASB, colocada no meu ED102mmF7, que por sua vez estava sobre a montagem CG-5GT. Também foi usada a Shorty 2X Barlow. O céu estava bem embaçado pelas nuvens, por isso a foto me surpreendeu. Se olhar com mais atenção na imagem da Júpiter você vai perceber, que a sombra de uma das suas Luas estava cruzando o disco do planeta na hora foto. Trata-se de Ganimedes.
Como a ocultação foi vista a partir de Brasília |
Excelente, como sempre.
ResponderExcluirValeu Fernando!
ExcluirAqui em Camboriú as nuvens atrapalharam e não pude registrar nada mas mesmo com elas pude ver um pouco.
ResponderExcluirQue pena Eldio, ainda bem que pelo menos você conseguiu ver. Pra mim é um dos espetáculos mais bonitos do céu!
ExcluirFoi Emocionate! Acompanhei a Ocultação do estado de Minas Gerais da cidade de Vespasiano. A ocultação foi completa porém devido ao mal tempo, não pude ver a imersão só a emersão quando Júpter saiu detrás da Lua. Apesar de estar usando um pequeno telescópio refrator de 60mm de abertura e 600 de foco (F10), pude perceber a sombra de Ganimedes na superfície de Júpter. Lindo de mais, foi a primeira vez vejo um evento como esses em 3 anos de observação.
ResponderExcluirE eu no meio da balada percebi aquele brilhinho colado na lua! Valeu, Rodrigo, demais a sombra da lua de Jupiter!
ResponderExcluirMais um ótimo registro, caro Rodrigo.
ResponderExcluirParabéns mais uma vez!