domingo, 25 de novembro de 2012

Um pequeno trecho do livro que estou escrevendo

Enquanto as nuvens seguem cobrindo Brasília sem dar chance até para algumas fotos da Lua, eu sigo escrevendo o meu livro de astrofotografia, que espero terminar no último trimestre do ano que vem. Eu tenho uma boa noção do tamanho do empreendimento e do desafio que tenho para frente, mas também tenho me divertido com a obra.

Não há nenhuma editora a vista, mas umas trinta pessoas já me pediram para reservar a obra, o que é muito motivador. Em relação a edição, isto é algo que não me preocupa muito. O que mais me preocupa é o preço que custará imprimir a obra caso tenha muitas imagens. Eu gostaria de colocar muitas fotos, mas se isso encarecer demais a edição final, vou dar mais foco no texto, que não busca apenas ser um manual de astrofotografia, mas também um divertido livro sobre astrofotografia, com trechos como o que você vê abaixo:

"Coisas que você deve saber sobre astrofotografia ... 

 ...4 - Astrofotografia nem sempre é relaxante Na verdade pode ser é bem estressante: Sim, astrofotografia é para mim a atividade que mais me faz bem. Durante as noites de astrofotografia eu me sinto totalmente conectado com o que estou fazendo. Nada mais importa. E esse de sligamento de todo o resto é algo maravilhoso. Mas como eu disse no item anterior, muita coisa pode dar errado, ou pior, em certas noites parece que nada dá certo. A primeira noite de um encontro de astrofotografia pode ser meio surpreendente para um novato, que muitas vezes imaginaria como sendo o mais calmo dos encontros. No geral na primeira noite de um encontro assim, quase todos os astrofotógrafos encontram problemas (principalmente aqueles que resolvem detonar o estoque de vodka e conhaque). E o que se vê é um clima de stress, nervosismo ou mesmo desespero. Um descobre que esqueceu aquele parafuso de dois centímetros que serve para estabilizar a montagem, outro esqueceu o adaptador para ligar a fonte na energia, outro derrubou o telescópio de cinco mil dólares que chegou semana passada no chão por que esqueceu de apertar o parafuso do dovetail. Nas noites seguintes, a bebida vai acabando, os problemas vão se resolvendo e os astrofotógrafos vão se acalmando (alguns não se acalmam justamente por que acabou a bebida)." 

Um grande a braço a todos

Um comentário:

  1. Você ainda não me conhece, mas me conhecerá nos próximos encontros do CAsB - meu nome é Augusto Ornellas e tenho muito interesse em Astrofotografia. Eu estou interessado no teu livro também, quando ele sair. Uma dica - já que publicar as fotos sai muito caro, coloque todas as fotos em ótima resolução online e se refira a esse site onde estarão todas as fotos em seu livro. Resolvido!

    ResponderExcluir

Eu tenho me esforçado para responder todos os comentários, mas posso demorar um pouco, ou mesmo esquecer algum. Por isso, peço paciência e não fiquem constrangidos de me darem um toque, caso eu esteja demorando demais.