quarta-feira, 28 de novembro de 2012

"Ocultação" de Júpiter pela Lua



Não é comum eu poder estar com o telescópio a postos quando tem algo interessante no céu. Ainda mais nesta época do ano, mais ainda no meio de semana. Mas hoje decidi acompanhar a suposta ocultação de Júpiter pela Lua. Bem, acho que aqui em Brasília a Lua não chegou a ocultar totalmente o planeta. A gif animada abaixo, feita a partir do Stellarium, mostra como Júpiter passou pela Lua no dia de hoje para quem estava em Brasília. O planeta chegou a ficar bem perto, mas não foi ocultado. Já quem mora no estado de São Paulo, viu Júpiter ser totalmente encoberto.

A imagem acima foi feita com uma câmera Imaging Source DMK21AU04.AS, emprestada de um amigo do CASB, colocada no meu ED102mmF7, que por sua vez estava sobre a montagem CG-5GT. Também foi usada a Shorty 2X Barlow. O céu estava bem embaçado pelas nuvens, por isso a foto me surpreendeu. Se olhar com mais atenção na imagem da Júpiter você vai perceber, que a sombra de uma das suas Luas estava cruzando o disco do planeta na hora foto. Trata-se de Ganimedes.


Como a ocultação foi vista a partir de Brasília

7 comentários:

  1. Aqui em Camboriú as nuvens atrapalharam e não pude registrar nada mas mesmo com elas pude ver um pouco.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que pena Eldio, ainda bem que pelo menos você conseguiu ver. Pra mim é um dos espetáculos mais bonitos do céu!

      Excluir
  2. Foi Emocionate! Acompanhei a Ocultação do estado de Minas Gerais da cidade de Vespasiano. A ocultação foi completa porém devido ao mal tempo, não pude ver a imersão só a emersão quando Júpter saiu detrás da Lua. Apesar de estar usando um pequeno telescópio refrator de 60mm de abertura e 600 de foco (F10), pude perceber a sombra de Ganimedes na superfície de Júpter. Lindo de mais, foi a primeira vez vejo um evento como esses em 3 anos de observação.

    ResponderExcluir
  3. E eu no meio da balada percebi aquele brilhinho colado na lua! Valeu, Rodrigo, demais a sombra da lua de Jupiter!

    ResponderExcluir
  4. Mais um ótimo registro, caro Rodrigo.

    Parabéns mais uma vez!

    ResponderExcluir

Eu tenho me esforçado para responder todos os comentários, mas posso demorar um pouco, ou mesmo esquecer algum. Por isso, peço paciência e não fiquem constrangidos de me darem um toque, caso eu esteja demorando demais.