Hoje ocorreu a fantástica ocultação de Júpiter pela Lua, um de meus eventos astronómicos preferidos. Eu havia dito que ia tentar fotografar, mas aconteceu que a CG-5GT não estava comigo. Não por que ela foi vendida, já que eu cheguei a anunciar em algumas redes sociais que a montagem estava a venda, mas por que ela já foi enviada para o local onde tentarei fazer algumas fotos de DSOs em janeiro.
Sem a CG-5GT seria impossível eu usar o ED de 102mm para fotografar a ocultação de Júpiter, pois a única montagem que ficou disponível foi a EQ1, que não aguenta o peso do ED (ele é bem mais pesado do que parece). A solução então foi colocar o telescópio guia do ED sobre a EQ-1, um Celestron Travescope de 70mm de abertura e apenas 400mm de distância focal. Não é o telescópio ideal, mas era o que eu tinha em mãos.
É uma foto sem grandes atrativos, mas que mostra que dá para fazer coisas legais mesmo com um equipamento mais simples. eu usei a câmera DBK41AU02.AS para fotografar, mas também poderia ter usado a Canon T2i com o EOS Movie Recorder que provavelmente me dariam resultados semelhantes.Optei pela Imaging Source por ser muito mais leve. Infelizmente as nuvens (e a janta) não me deixaram registrar o evento inteiro.
Há uns 20 dias, o céu estava limpo. Com meu binóculo 10x50, foi minha primeira observação de Júpiter. Vi as 4 luas visiveis de Júpiter. Foi uma emoção e tanto!
ResponderExcluirNâo vejo a hora de ter o meu 1 binóculo estou ancioso e estou pesquisando muito para achar um ótimo... =)
Excluiratt
Anderson de A. qual é o seu binóculo quero comprar um bom e estou pesquisando muito mais fica mais dificl para mim por que eu uso oculos e o conforto visual tem que ser de 20.00mm para ter observaçôes melhores eu posso comprar um de até 400R$ com prismas BK4 tipo porro peso no máximo de 1kg lentes fully multi-coated essas serião as caracteristicas que procuro para comprar um bom binóculo para mim.... OBS: uso oculos e preciso de um com o conforto visual de 20.00mm para ter observaçôes melhores...
ResponderExcluir