quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Agora a brincadeira ficou séria: chegou a Atik 314L+

A Atik 314L+ conectada ao meu setup

Ontem um amigo que estava voltou de viajem aos Estados Unidos me entregou a encomenda mais esperada dos últimos meses: uma câmera Atik 314L+. Para quem não conhece trata-se de uma excelente câmera CCD monocromática, feita por uma das melhores fabricantes da área.

Eu estou absolutamente otimista com esta nova câmera. Mas posso dizer que a escolha pela Atik 314L+ não foi fácil. Primeiro começou com uma quase desistência de se fotografar com CCD, como descrevi num post logo após o EBA. Eu cheguei a pensar que fotografar com CCD deve ser muito complicado e, principalmente, demorado, e estava pensando em me concentrar apenas em fotografia de DSLR, até que pensei: "Eu estou aqui é por prazer! Pouco me importa se seja mais complexo ou demorado, pra mim tudo isso é diversão." E decidi que iria para o CCD, principalmente pelo sonho de se produzir imagens em banda estreita. Além disso, o uso de filtros de banda estreita numa câmera monocromática torna possível a captação de imagens muito boas mesmo através da poluição luminosa presente sobre o meu apartamento.

Na hora de comprar a câmera, aconteceu uma surpresa. eu sempre falei para todo mundo que quando comprasse uma CCD, iria comprar uma com o sensor KAF8300, da Kodak, pelo grande custo benefício, já que é um sensor grande. Mas na hora de pesquisar, e pesquisei muito, percebi que o tamanho do sensor não é a única coisa que define a qualidade de uma CCD. O tamanho dos pixels, a sensibilidade, e o sistema de resfriamento fazem muita diferença.

Mas eu também queria uma câmera leve e fiquei interessado pelos modelos compactos da empresa Atik, que é muito respeitada. Fiquei de olho nos modelos 314E, 320E e 314L+. A 314E, com o sensor ICX205AL (o mesmo da Imaging Source DMK41AU04.AS) e resolução de 1360 por 1024 era a mais barata delas, a 320E, que utiliza o sensor ICX274 era a que tinha a maior resolução, 1620 por 1220 e me pareceu a opção mais interessante num primeiro momento. A 314L+ tinha a mesma resolução da 314E e era mais cara do que a 320E, mas comecei a ler vários fóruns da estronomia e, principalmente, procurar por exemplos de imagens feitas com esta câmera e não demorei a perceber por que, apesar dela ser a mais cara das três, era também a mais popular.

A 314L+, tem a mesma resolução da 314E, mas seu sensor é até maior do que o da 320E, por que seus píxels são bem maiores. Os píxels da 314L+ medem 6.45 μm, contra 4,4 μm da 320E. eles também são maiores do que os das câmeras com sensor KAF8300, que possuem píxels de 5.4μm. Píxels maiores se traduzem em maior sensibilidade e menos ruído. Lí vários fóruns que disseram que a única vantagem da Atik 383+, com sensor KAF8300, em relação a 314L+ é o maior campo. A atik 314L+ também se destaca por seu incrível peso, ou melhor, pela falta dele, pesando apenas 400g, contra 750g da Atik 383L+.

No fim, quase que ainda fui seduzido por uma promoção da Orion, que estava oferecendo a Starshoot Deep Sky III, com o mesmo sensor da 314L+, por meros mil dólares, contra 1550 dolares da Atik 314L+, e ainda mais, a Orion dava de brinde uma roda de filtros e um conjunto de filtros LRGB. Apesar de já ter os dois acessórios, eu poderia vendê-los facilmente depois, conseguindo até uns mil reais pelos dois juntos. Era uma oferta realmente sedutora.

Mas mais uma vez caí de cabeça na pesquisa, consultei amigos e vi que a 314L+ seria a melhor opção. A Orion, deve ser uma câmera boa. Acredito até que esta promoção tão agressiva seja para que mais pessoas comprem a Starshoot III e divulguem fotos feitas com ela, pois há muito pouco material desta câmera divulgado na internet, mas eu pude tomar conhecimento que o sistema de resfriamento da câmera da Orion não é tão eficiente quanto o da 314L+, que mantém a temperatura da câmera constante durante toda a noite.

A Starshoot III também tem um corpo exageradamente grande. A Orion quis aproveitar o mesmo corpo da Starshoot Pro, mas está última câmera tem um sensor enorme, enquanto o da Starshoot III é muito menor. O resultado é que a Starshoot 3 pesa o dobro da Atik 314L+ e tem um corpo muito largo que acabaria batendo facilmente do tripé (um amigo que possuí a Starshoot Pro enfrenta constantemente este problema). Resolvi então optar pela câmera mais cara, mas mais leve e compacta, acreditando que não irei me arrepender da escolha.


Eu talvez só consiga testar a 314L+ com o telescópio em fevereiro, mas estou com um adaptador que tornará possível usá-la nas férias, com a EQ-1 e uma lente da Canon. Vai ser muito bom para eu aprender a usá-la. A ideia é chegar no EBA 2013 íntimo desta câmera.

8 comentários:

  1. Oi Rodrigo, parabéns pela aquisição. Fico muito satisfeito por você ter dado andamento em seu projeto particular em astrofotografias.

    abração

    Milito

    ResponderExcluir
  2. É sempre bom ver os amigos fazendo suas conquistas e principalmente vendo-os galgar passo-a-passo seus objetivos.
    Parabéns pela aquisição e que em breve possamos compartilhar das maravilhas que você colocará à nossa disposição.
    Abraços,
    Ricardo Cavallini

    ResponderExcluir
  3. Rodrigo boa noite estou vendo o seu blog sobre astronomia fotos e outras coisas super interessantes, e gostei muito do de que vi. Bom na verdade eu sou leigo no assunto mas eu gostaria da sua opinião. Eu tenho muito interesse em comprar um telescópio para mim, e claro de marca boa, para ver planetas. qual vc me recomendaria? Na verdade eu penso num refrator, de 90mm como nesse do seu blog que vc tinha postado em 2011.

    ResponderExcluir
  4. A esqueci de dizer, eu sou de joão pessoa - PB e temos aqui a estação ciências que é um centro de convenções criado pelo arquiteto Oscar niemeyer..
    E lá tem um curso de astronomia básica o que eu achei super interessante...

    ResponderExcluir
  5. Muito legal, já vi esta comerá funcionando, o delta dela na refrigeração é excelente. Estou namorando a "SBIG STF-8300M CCD Camera - Monochrome [STF-8300M]".

    ResponderExcluir
  6. Valeu Samy, uma câmera com sensor 8300 é uma câmera fabulosa. Eu pensei muito em comprar uma antes da Atik, mas não me arrependo, como não me arrependeria se tivesse pego um sensor 8300. Cada um tem suas vantagens!

    ResponderExcluir

Eu tenho me esforçado para responder todos os comentários, mas posso demorar um pouco, ou mesmo esquecer algum. Por isso, peço paciência e não fiquem constrangidos de me darem um toque, caso eu esteja demorando demais.