domingo, 4 de novembro de 2012

Dois anúncios muito importantes (e legais)

Senhores, hoje tenho dois anúncios que acho que os leitores deste blog vão gostar muito.

O primeiro é que fui convidado a participar de uma mesa redonda sobre astrofotografia na Campus Party 2013, que ocorre em São Paulo, em fevereiro. O que me deixou mais feliz é que fiquei sabendo que os convidados foram eu, o José Carlos Diniz e o Fábio Plocos. Ter sido convidado junto com dois dos melhores astrofotógrafos do Brasil foi uma grande honra para mim.

Ainda lembro muito bem da Campus Party de 2011. Eu fui só para assistir, não participei de nada e estava interessado principalmente nas palestras sobre astrofotografia, que foram dadas justamente pelo Diniz e pelo Plocos, que foram ótimas e certamente muito importantes para mim, que na época não havia nem sequer adquirido o telescópio ou mesmo a câmera. E agora, dois anos depois, ser convidado para participar justamente com esses dois para um debate é incrível. Foram dois anos para que eu saísse de aspirante a palestrante de Astrofotografia, o que mostra que, apesar de um ou outro erro, eu segui o caminho certo.

Outra notícia que quero dar é que comecei a finalmente escrever meu livro de Astrofotografia. Isso mesmo, eu sei que não sou o melhor astrofotógrafo do mundo, nem domino todas as técnica existentes, mas acho que sei um bocado para tentar ajudar, principalmente quem está começando. Astrofotografia é uma atividade apaixonante e viciante, mas vejo muitas pessoas com dificultade para conseguir se firmar nessa área por várias questões: compra do equipamento inadequado, dificuldade com alinhamento, dificultade em processar imagens, entre outras. Vejo pessoas que investem grandes somas em equipamentos equivocados e depois passam anos sofrendo, tentando tirar leite de pedra sem entender por que suas fotos não ficam tão boas como a dos outros astrofotógrafos. Mas também vejo pessoas que compram o equipamento correto, do qual a gente espera fotos espetaculares, mas não conseguem utilizá-los do jeito certo e desaparecem dos fóruns de astronomia, deixando instrumento que poderiam conseguir resultados maravilhosos parados por anos até serem vendidos em sites de leilões.

Espero acabar este livro até o EBA de 2013, onde espero conseguir mais algumas belas fotos para ilustrar ainda melhor a obra. Anuncio este livro hoje por que não me importo se outros astrofotógrafos tiverem a mesma idéia e também tentem publicar um livro no assunto, muito pelo contrário, apoiaria totalmente esta outra obra e certamente seria um interessado em adquirir este livro, pois eu sonho em ver a astrofotografia como um hobby disseminado no Brasil, algo que será bom para todos nós.

Imagem das Nebulosas Pata de Gato e Lagosta feitas com uma Canon T2i sobre uma modesta montagem EQ-1. A idéia do livro é ajudar quem está começando na astrofotografia a conseguir imagens como está, sabendo o que é necessário para isto tanto em equipamento como em técnica.

6 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo Rodrigo... Aqui se faz aqui se paga rsss... Eu só tenho a comentar que vc esta colhendo os bons frutos que plantou. Parabéns e espero que vc seja convidado pra muitos e muitos eventos e que seja reconhecido e valorizado o ótimo trabalho que vem fazendo em tão pouco tempo, já está sendo.

      Eu publiquei mas não tinha falado tudo rss...
      Pois é Rodrigo sobre o livro com certeza vai ajudar sim e vai vender também, eu já estou esperando um exemplar. Esse assunto é muito interessante e sem fim pois sempre há novidades. Eu me encaixo naqueles com problemas de alinhamento hehehe. Adquiri o Órion 120 apo e não usei ainda pois minha montagem não é pra ele e o guia ainda não tenho. Então estou meio parado até porque o tempo aqui não ta ajudando em nada, a montagem que tenho é para o SKW 200, até dá lógico mas o motor é só em um eixo e não vou me estressar. Mas os planos de uma montagem NEQ6 até fim de ano ainda está de pé pode até atrasar um pouco mas está no forno. Depois disso 2013 vai ser meu ano de aperfeiçoamento pode acreditar. Mas seu blog estou sempre cutucando. Obrigado, boa sorte e continue sempre sendo esse "cara", que você é.

      Excluir
    2. Duas notícias bastante entusiasmantes, sua trabalho motiva uma legião de hobbystas que assim como você, vêem no céu algo mais. Parabéns, sucesso, e obrigado por compartilhar conhecimento.

      Excluir
  2. Rodrigão, tava conversando com um amigo sobre telescópios e ele me falou de um site para compras de equipamentos de fotografia e astronomia chamado bhphotovideo.com, vc conhece? Já comprou algo lá?
    O interessante é que eles têm o site na versão português e até atendente brasileiro para tirar qualquer dúvida por telefone.

    ResponderExcluir
  3. Pode colocar meu nome na lista de reserva do livro. Faço questão de tê-lo autografado por você.

    Parabéns amigo!
    Oliveira

    ResponderExcluir
  4. Muito bom Rodrigo!

    Ótima notícia! Com certeza sua contribuição será de grande valor para nós principiantes, e assim como o colega acima já pode deixar minha cópia reservada. hehehe

    Aproveitando a passagem por aqui, gostaria de sabe o seguinte. Ontem, eu consegui talvez o melhor resultado fotografando a M42. Porém sempre que processo as imagens elas ficam bem esbranquiçadas. Queria saber se isso é normal, ou se tem haver com a poluição luminosa de BH, que é muito grande. Por exemplo não consigo captar mais que uma quase imperceptível fumacinha da nebulosa da cabeça de cavalo.

    Mas sobre a imagem esbranquiçada do DSS é normal? Porque tenho tido dificuldades para chegar no contraste e coloração ideal no Photoshop. Acho que estou apanhando e muito! Termina logo esse livro! hehe

    Abraço e mais uma vez parabéns pelo excelente trabalho...

    ResponderExcluir

Eu tenho me esforçado para responder todos os comentários, mas posso demorar um pouco, ou mesmo esquecer algum. Por isso, peço paciência e não fiquem constrangidos de me darem um toque, caso eu esteja demorando demais.