quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Finalmente o novo telescópio solar.

Eu havia dito que esse blog ia ficar de férias até o meio de janeiro, mas quem me acompanha nas redes sociais sabe que se o blog estava de férias, minhas atividades como astrofotógrafo não estavam nem um pouco paradas.

O grande acontecimento desses dias foi que finalmente meu novo telescópio solar, mesclando o Coronado PST com o Orion ED de 102mm, ficou pronto. Foram quase meses, dois esperando o filtro C-ERF chegar e mais algumas semanas preparando as peças para a adaptação, em dois torneiros mecânicos. Primeiro eu fiz o suporte do filtro C-ERF e o encaixe do Coronado como ocular, mas ao encaixar o Coronado no focalizador do Ed de 102mm, eu não consegui foco de jeito nenhum, descobri que o foco estava bem para dentro, quase que no tubo e o focalizador teria que ser trocado. Procurei um segundo torneiro, já que achei o primeiro muito careiro, apesar do trabalho dele ter ficado excelente. Esse segundo fez a peça que substituiria o focalizador de Nilon, um material bem leve e parecido com plástico que eu achava que só servia para linhas de pesca e bermudas (rss!). Ele entregou a peça ontem.

Hoje, cheguei do serviço às cinco e meia da tarde e achei que o céu não abriria, mas abriu por alguns minutos. No começo fiquei admirando o sol pela ocular. Era uma imagem de tirar o fôlego. O avanço em relação ao Coronado PST foi enorme. Animado eu tentei algumas imagens, mas infelizmente o Sol estava muito baixo. Aa turbulência na atmosfera era evidente, mas assim mesmo deixo para vocês uma "boa" imagem que consegui.

Tenho certeza de que, com as DMK's, que estão emperradas nos Correios e um Sol mais alto no céu, conseguirei imagens bem, mas bem melhores mesmo.

O Coronado PST original, durante o 17. Enoc do CASB

O novo telescópio solar: um Ed de 102mm com Filtro C-ERF de 90mm e o Coronado PST

Eu em frente ao filtro C-ERF - IMPORTANTE: Esse filtro não filtra a luz solar, apenas o Calor, quem filtra a luz é a parte de trás do Coronado, por isso nem pense em comprar somente o filtro C-ERF sem um filtro solar adequado.

A parte de trás do telescópio, reparem que foi retirado o focalizador do Orion ED 102mm e colocado uma peça feita por torneiro mecânico. felizmente o Coronado tem seu próprio focalizador, para ajustes finos.

'
Atenção - Foto tirada com telescópio solar com filtro H-alpha. 
Nunca aponte um telescópio ou câmera fotográfica para o Sol sem filtro específico para isso.

A minha primeira imagem, ainda com a Neximage e quase ao por do Sol. Ela não faz jus a qualidade que vi pela ocular.

4 comentários:

  1. Amei esse telescópio solar!!! Eu amo astronomia, amo tanto que pedi para minha irmã comprasse um telescópio para mim!! Seu blog é ótimo!!! Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  2. Olá amigo, há alguns perdi contacto com astronomia e om você (problemas que todo mundo tem, mas agora preciso de sua orientação. Tenho um Coronado Solar Max II e devo estar fazendo algo errado pois não vejo nada além de um circulo avermelhado.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

Eu tenho me esforçado para responder todos os comentários, mas posso demorar um pouco, ou mesmo esquecer algum. Por isso, peço paciência e não fiquem constrangidos de me darem um toque, caso eu esteja demorando demais.