sábado, 3 de dezembro de 2011

Chegou o meu filtro Baader C-ERF


Finalmente o meu projeto astronômico para 2012 começa a se materializar. Hoje recebi o filtro Baader C-ERF que vou usar na modifcação do meu Coronado PST.

Foram 53 dias de uma longa, quase eterna, espera, principalmente quando o objeto ficou 45 dias sem dar sinal de vida no rastramento, constando no rastramento apenas como expedição internacional em Portugal, depois de 3 dias de envio e nunca mais dando sinal de vida. Até que apareceu como conferido no site dos correios e quatro dias depois chegou na casa do meu amigo que ia recebê-lo.

Hoje meu amigo trouxe o filtro até aqui em casa. A boa notícia é que, apesar de eu ter procedido de forma totalmente correta, comprando de um site respeitado e pelos correios, o produto filtro chegou sem cobrança de impostos. Paguei apenas o frete de 15 Euros da BrightStar, o que é muito barato, diga-se de passagem.

Essa foi a minha primeira compra de um equipamento de astronomia através de um site fora do Brasil. Há algum tempo eu tinha receio de fazer isso, mas para certos equipamentos eu tenho três escolhas, ou viajo para fora ou peço para amigos trazerem para mim, ou compro direto nos sites. Após essa primeira experiência, apesar da demora, que não foi de forma alguma culpa da Bright Star, cujo João até chegou a me ligar duas vezes de Portugal, quando eu manifestei preocupação com a demora. Até os Correios não são culpados nessa (hunf! Será?) , o grande gargalo parece ser mesmo a Alfândega.

A visão do filtro não é das mais emocionantes. trata-se de um pedaço de vidro com uns 7mm de espessura e 90mm de diâmetro, de cor roseada. Agora eu tenho que levá-lo a um torneiro mecânico para fazer um adaptador para encaixá-lo ao meu Orion Premium Ed de 102mm. Também vou levar o Coronado PST, para fazer um adaptador para encaixar a parte de trás deste telescópio no Ed de 102mm. Se tudo der certo, talvez no próximo fim de semana eu já possa ter as minhas primeiras fotos do Sol em H-Alpha num refrator de 102mm com filtro de 90mm, o que deve ser fantástico. Serão fotos com a Neximage é claro, por que as DMKs que estou esperando, se for mantido o mesmo padrão, devem chegar só depois do Natal.


Agora, reparem na imagem acima. São três fotos diferentes. Na primeira eu tirei uma foto da vista do meu apartamento com uma câmera CiberShot da Sony. Na segunda eu coloquei a objetiva do Coronado na frenta da câmera e na terceira coloquei o filtro C-ERF. A pergunta que me faço é: Cadê o filtro na objetiva do Coronado PST? Eu já fiz o teste apontando a luz da objetiva para minha mão e rapidamente a minha mão esquentou. Ao que me parece a luz atinge o filtro da parte de trás do Coronado PST antes de ficar totalmente concentrada, mas com certeza algo quente chega nesse filtro. Bem até hoje ninguém sofreu um acidente com o Coronado PST, mas acho estranho ver esse tipo de coisa.

Um grande abraço a todos e torçam por mim. Ainda não sei até que ponto essa minha tentativa de modificação vai dar certo. A minha maior preocupação é se vou conseguir foco. Um grande abraço a todos!

10 comentários:

  1. Parabéns ai Rodrigo pelo filtro! Poxa, deve ser horrível comprar num site de fora, esperar 53 dias! O.O Eu já fico louco com o sedex que demora 4 dias !kkk (Não tenho paciência).
    Ah e torço pra você que de certo o foco ;) XD
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  2. Valeu Marcelo!! Vamos torcer para dar tudo certo!

    ResponderExcluir
  3. Rodrigo, fiz uma pesquisa sobre alguns softwares pra ajudar na localização dos astros, e encontrei algumas recomendações: Cartes du Ciel, Stellarium e Neave Planetarium, um planetário online.
    Vc conhece algum desses? Qual vc recomendaria para um iniciante?

    Abraços.

    ResponderExcluir
  4. Opa Silverton, acho que vc até tinha me perguntado isso e eu acabei esquecendo de responder. Foi mal. Confesso para vôce que dos três, só uso o Stellarium, que tem uma usabilidade excelente, por isso a gente acaba viciando nele. Com o tempo comecei a perceber que o catálogo dele não é tão completo, não englobando objetos Barnard e ICs (talvez tenha um complemento que incluia esses catálogos, mas não tive tempo de procurar). Bem para começar o Stellarium é excelente, quando vc sentir necessidade, pode migrar para o Cartes du Ciel, que parece ser bem mais completo.

    Vc sabia que o Google earth tem a opção de vizualizar o céu também? É bem fotográfia e muito interessante para dias de chuva. Um grande abraço. Rodrigo.

    ResponderExcluir
  5. Valeu pela dica, Rodrigo.
    Estava fazendo uma pesquisa de preço. Na BrightStar, o bino SkyMaster 15x70mm da Celestron custa 120,00 Euros e na AstroShop 500,00 Reais. Como vc já comprou na BrightStar, queria saber se vc acha que vale a pena, pois convertendo de Euro pra Real, sairia por cerca de 290,00, sendo que ainda vai incidir os impostos e frete.
    Acredito que, se no final das contas, for sair uns cem reais mais barato, compensaria comprar pela AstroShop mesmo, até porque o depósito dela fica a uns vinte e poucos quilômetros da minha casa, e o bino chegaria em uns 3 ou 4 dias.

    O que vc acha?

    ResponderExcluir
  6. Silverton, vc já tem binóculo? Se não tem, eu não começaria com um 15x70. É pesado demais e tem saída de pupila de 4,7mm. É um bom binóculos, mas me pergunto se é o ideal para você. Eu acho um bom 7x50, como o Octans do Armazém do Telescópio ideal para começar.

    ResponderExcluir
  7. Sim, eu tenho um 10x50 da Celestron.
    Comentei contigo sobre o Bino 15x70 porque, de acordo com as pesquisas que andei fazendo, parece que a observação através de binóculo tem algumas vantagens em relação ao telescópio, uma vez que utilizamos os dois olhos. Sendo assim, será que a observação utilizando um bino 15x70 ao invés de um telescópio de 70mm não seria mais interessante?

    ResponderExcluir
  8. Ah, e a respeito da comparação de preços do comentário anterior?
    O que vc acha?

    ResponderExcluir
  9. Sirverton, considere o que vou dizer somente como uma opinião pessoal e não como uma afirmação: eu já tive um binóculo grande que tinha que ser usado com tripé e foi uma experiência bem frustrante. Dê uma lida nesse post:
    http://andolfato.blogspot.com/2011/04/binoculos-e-tripes-vale-pena.html
    Quanto as preços, tenho uma observação importante para fazer, quando vc se cadastra no site da Bs-Astro, os preços mudam bem, pois eles deixam de cobrar o tal IVA, que é um imposto local. O preço do binóculo para Brasileiros é de 97 Euros e você ainda tem a chance de não pagar nenhum imposto. Se te cobrarem impostos, vai ficar muito próximo o preço, mas se passar livre na Anfândega, vai ficar em conta. Cabe a você decidir o que prefere.

    ResponderExcluir
  10. Valeu pela dica, Rodrigo.

    ResponderExcluir

Eu tenho me esforçado para responder todos os comentários, mas posso demorar um pouco, ou mesmo esquecer algum. Por isso, peço paciência e não fiquem constrangidos de me darem um toque, caso eu esteja demorando demais.