sexta-feira, 18 de março de 2011

Novas Fotos da Lua ontem, com um telescópio refrator de 90mm, barlox 2x e ocular de 10mm.

Eu agora estou com meu velho telescópio refrator de 90mm em casa, no meu apartamento em Brasília. A minha mãe ficou muito triste de eu ter tirado ele da chácara. Ela achava que a sala ficava linda com o telescópio no canto e ficava encantada ao ver como sempre que uma criança ia para a chácara, ela ia direto para ele.

Mas eu nunca vou melhorar em astrofotografia se não praticar muito. E vou dizer, os últimos dias tem mostrado como as coisas são duras. Até o momento não consegui nenhum resultado que pudesse dizer que foram melhores do que aqueles que consegui com a antiga máquina polaróid de 1,3 megapixeis que comprei no mercado livre, cinco anos atrás, como mostrei aqui.

Também tem me faltado um dia decente, com céu aberto toda a noite, principalmente no fim de semana.

Esses dias consegui tirar esta foto de Júpiter, que não foi melhor do que aquela que consegui cinco anos atrás.



Ontem decidi tirar umas fotos da Lua. Nuvens passavam o tempo todo em frente ao satélite da Terra, por isso não tive muita tranqüilidade. Mas usando uma ocular plossi de 10mm, uma barlow de 2x e uma câmera Bloggie, que filma em alta resolução, consegui as imagens abaixo.


Essa daqui destaca a cratera de Tycho, bem ao centro. A foto foi processada em preto e branco
Esta outra mostra a cratera Copernicos, a esquerda, e novamente Tycho, a direita. E possível também ver claramente o mar Homorum, no alto a direita. Esta foto foi processada em cores, repare na sutil diferença.

Eu tenho usado um adaptador comprado na astroshop que conecta a câmera ao telescópio, mas ainda não consegui aproveitar todo o potencial dele. Queria ter tido tempo para tirar algumas fotos com uma ocular ortoscópica de 6mm que tenho, mas ontem acabou não dando. Tenho certeza de que daqui algum tempo conseguirei fotos melhores.

5 comentários:

  1. Muito bom.

    Rodrigo, mudando de
    assunto rapidamente, estava pensando em tomar
    um curso de inglês, logo lembrei de um livro que você indicou. Para tirar a dúvida se o livro é este mesmo gostaria que você desse uma olhada se é este >>

    http://www.americanas.com.br/produto/5936672/livros/ensinodelinguasestrangeiras/testes%28gmattoefeletc%29/livro-essential-grammar-in-use-importado

    grande abraço.

    Rafael

    ResponderExcluir
  2. Há quanto tempo Rafael! O livro é esse mesmo! E parece que é a edição importada. Há uma edição com traduções junto com o texto em inglês que é péssima. As traduções mais confundem do que ajudam. Eu comprei pra minha esposa e me arrependi! Mas se essa edição for mesmo a sem traduções, vale muito a pena!

    ResponderExcluir
  3. Nossa tem um tempo, na verdade, sempre que posso passo por aqui é correndo, então dou uma lida e já volto aos afazeres. Pensei que nem soubesse que eu era a mesma pessoa de antes, pois já faz séculos que não posto recados. Vou da uma procurada em algumas livrarias por aqui para saber se é com a tradução ou não. Obrigado Rodrigo

    grande abraço. Rafael

    ResponderExcluir
  4. legal, supreendente!!!!!!!
    fernando,joany, dianny e andriele
    2 ano matutino da escola angelita felix bezerra em lagoa nova rio grande do norte

    ResponderExcluir

Eu tenho me esforçado para responder todos os comentários, mas posso demorar um pouco, ou mesmo esquecer algum. Por isso, peço paciência e não fiquem constrangidos de me darem um toque, caso eu esteja demorando demais.