Aproveitando que estou começando a falar de Astronomia aqui no meu blog, resolvi colocar aqui algumas fotos que tirei com meu telescópio. Estas foram as primeiras fotos que consegui tirar com ele.
A técnica foi mais do que simples. Eu aproximava a câmera, uma Polaróide de 1,3 megapixels ,da ocular e tentava fotografar a imagem que aparecia nela. Vejam os resultados:
Os anéis de Saturno ficaram claramente visíveis nessa fotografia, mas nem sinal da divisão de Cassini, que é claramente visível quando se olha pelo telescópio com seus próprios olhos. |
A Lua vista por uma ocular de 25mm |
Aqui uma vista da região da lua onde no momento da foto a parte iluminada se misturava com a parte sobre as sombras. Normalmente é onde se tem as melhores imagens das crateras lunares. |
Aqui um belo detalhe que mostra os Montes Apeninos, com a grande Cratera Copérnico a esquerda.. |
Aqui podemos ver a espetacular cratera de Tycho (a direita). Repare que é possível ver que o impacto do meteoro espalhou material por centenas de quilômetros. |
Estas fotos foram tiradas com um telescópio igual ao da foto abaixo, um refrator acromático com 90mm de abertura e 910mm de distância focal, fixado a uma montagem alt-azimuta.
Com um refrator de 90mm é possível tirar fotos melhores do que as que mostrei, para isso eu precisaria de uma montagem diferente (o tripé), uma câmera mais adequada e, é claro, praticar mais. Mas eu fiquei muito feliz com o resultado inicial.
Um grande Abraço
lEGAL ADOREI O RESULTADO JA TINHA DECIDIDO COMPRAR UM.
ResponderExcluirespetacular!!!!
ResponderExcluirBoa tarde, sou iniciante, adorei as fotos e a simples idéia decolocar a camera na objetiva do tele, foi ótima. Elas refletem a imagem verdadeira gerada pelo telescópio? Eu queria saber se vc já teve a oportunidade de olhar através de um refletor 114mm? Ele seria melhor que o seu? Estou em dúvda para comprar um dos dois. Obrigado Mauricio (escorpiao91154@yahoo.com.br)
ResponderExcluirMaurício, na verdade coloquei a câmera perto da ocular, e fotografava o que eu veria se colocasse os olhos lá. Quanto a qualidade do telescópio, nunca tive a oportunidade de compará-lo seriamente com um refletor de 114mm, mas o pessoal que conheço, diz que não consegue ver a sombra das Luas de Júpiter num refletor de 114mm, já num refrator de 90mmF10, elas aparecem perfeitamente no disco do planeta. Eu recomendaria para qualquer pessoa a compra de um Refrator como esse para começar Astronomia. Tanto que vendi o meu para um amigo que está absolutamente feliz com ele!
ResponderExcluirAbraços
Rodrigo
Ficou otimo as fotos, mas eu n sei mt bem dessas coisas mas kkk, a foto do telescópio que vc colocou não seria na verdade um "refletor" e não um "refrator"? Me corrija se eu estiver errado
ResponderExcluir