domingo, 13 de março de 2016

E a quantas anda o livro?

Conceito de uma provável capa do livro que estou escrevendo
Admito que esse blog anda um pouco parado. Esta época do ano é complicada em Brasília, com muita chuvas praticamente todos os dias. Quando eu acho que vi a maior chuva do ano, no dia seguinte aparece uma mais forte ainda. Mas a boa notícia é que na verdade o principal motivo de não estar atualizando muito o Blog é que estou totalmente concentrado no livro de Astrofotografia. Melhor ainda, o livro está em fase de revisão. Todo o conteúdo já foi escrito, mas é necessário um longo e trabalhoso processo para entregar aos leitores um conteúdo com o mínimo de erros e com o melhor texto possível.

No fim do mês passado, eu planejava entregar o livro para dois competentes  astrofotógrafos revisarem. Mas ao ler um cópia impressa vi que muita coisa precisava de correções, algumas pequenas, outras grandes. Para que estes colegas possam analisar o livro de forma apropriada, ele deve ter somente erros que eu não possa perceber sozinho. Então decidi revisá-lo da primeira à última página antes de entregar o primeiro rascunho para eles. Prevejo que termino este trabalho até o início de abril e com mais um mês, faço um revisão de uma cópia impressa (acho muito mais fácil perceber erros de digitação no papel) ao mesmo tempo que os dois amigos leem os rascunhos.

Curiosamente, ainda não cheguei na metade da revisão e o livro já perdeu quinze páginas. Isso acontece porque em muitos momentos encontrei textos repetidos, comentários pessoais inúteis, piadas infames e outras coisas que só faziam deixar o livro cansativo ou bobo. Esta revisão está claramente deixando o texto mais dinâmico e agradável.

O trabalho de procurar uma editora é que vai ser mais complexo. Eu já pensei em bancar a impressão, mas não faço ideia de quantos volumes vou vender e não quero comprometer as economias da família com um investimento tão arriscado. Existem editoras que são especializadas em publicar livros de autores iniciantes, mas elas são mais acostumadas a publicarem romances, em impressões integralmente composta por textos. Já fiquei sabendo que ilustrações coloridas agregam muito ao custo da impressão e o livro precisa de algumas. Além disso, algumas destas editoras parecem mais dispostas a ganhar dinheiro através do autor iniciante do que pelo leitor, o que me deixa muito desconfiado. A publicação somente via on-line é uma opção que está sob análise, embora eu sempre tenha escrito imaginando a obra como um texto impresso. Não sei como seria ler um livro destes através de um tablet.

De qualquer forma, acredito que antes do fim do semestre eu consiga disponibilizar meu livro de astrofotografia para vocês. Ele é fruto de um trabalho duro e que foi feito sempre com uma enorme preocupação quanto a qualidade. Há muita gente que me diz estar aguardando ansiosamente a publicação da obra, muita gente boa. E isso só faz aumentar a minha sensação de responsabilidade.

10 comentários:

  1. Aguardando ansiosamente. Abraços amigo. Maicon Germiniani

    ResponderExcluir
  2. Aguardando E minhas capturas também. Com certeza o livro será de grande ajuda mas quando tiver próximo não deixe de divulgar pelos meios de comunicação da área Assim ficamos informados Sucesso.

    ResponderExcluir
  3. Já pensou em tentar um Crowdfunding? Estipula um número de impressões e o valor e tenta um financiamento coletivo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É algo que estou pensando com grande consideração, Alexandre. só não abri ainda por que preciso ir numas gráficas, cotar o custo de impressão por volume.

      Excluir
  4. Rodrigo, com certeza absoluta seu árduo trabalho hoje não passará despercebido. Sua paixão evidente em dar aquela qualidade final não só na astronomia (astrofotografia) mas pelo visto em tudo que se apega a fazer fáz de você uma pessoa diferenciada e todos acredito eu, já devem ter percebido isso.
    Esse livro será muito importante para você, para nós (anciosos) e para a astronomia nacional e pode ir muito além, tenha fé.
    Como muitos estou contando os dias rsss... mas também sei que o que ainda falta é a pior parte mas, isso é naturalmente compreensível pois as vezes escrevemos algum comentário em algum lugar e ao revisarmos já encontramos erros simples, grosseiros, trechos repetitivos e as vezes desnecessários imagine em um livro desse gabarito.
    Parabéns pela seu empenho e dedicação.
    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu pelo apoio Eldio. Ter a companhia de pessoas que nos motivam é sempre muito importante.

      Excluir
  5. Estamos todos esperando pela publicação do seu livro Rodrigo. Só reforço o pedido do colega Aluísio: não deixe de divulgar com bastante antecedência.
    Afinal de nossa parte, também temos o receio de ficarmos sem esse trabalho tão aguardado por todos os praticantes da astronomia!
    Grande abraço...

    ResponderExcluir

Eu tenho me esforçado para responder todos os comentários, mas posso demorar um pouco, ou mesmo esquecer algum. Por isso, peço paciência e não fiquem constrangidos de me darem um toque, caso eu esteja demorando demais.