terça-feira, 29 de dezembro de 2015

Grande Nuvem de Magalhães - Aprimorando a Técnica de Fotografia em Tripé Fixo

A Grande Nuvem de Magalhães - 90 frames de 8 segundos em ISO 6400. Lente de 50mm - Canon T2i modificada e tripé fixo.

A fotografia em Tripé fixo é uma das técnicas mais interessantes para quem está começando na Astrofotografia. É de longe a forma mais simples, barata e portátil de se fotografar o céu. Para praticá-la basta uma câmera DSLR e um tripé de maquina fotográfica comum. É uma solução para quem tem pouco dinheiro em caixa e sabe que se tentar comprar câmera, telescópio e montagem neste momento, vai ficar endividado ou terá que sacrificar a qualidade dos equipamentos, optando por modelos mais baratos. E isso é Algo que quase sempre acaba em arrependimento.

Com cerca de mil e quinhentos reais numa câmera, quinhentos numa lente de 50mm F1.8 e mais uns quinhentos num tripé fotográfico de qualidade e um céu com pouco poluição luminosa você já está apto a produzir imagens como a que vemos acima, da Grande Nuvem de Magalhães, satélite da Via Láctea, a nossa galáxia.

A imagem acima foi produzida ano passado, numa rápida viagem a uma chácara, em Uberlândia. Com o uso de tripé fixo, temos enormes limitações de tempo de exposição por frame, antes que as estrelas produzam rastros, por isso os lightframes usados para a imagem acima tinham apenas 8 segundos de exposição cada. A Grande Nuvem de Magalhães ainda nos ajuda por estar mais próximo do polo. caso estivesse próximo do Zoodiaco, não teríamos mais do que cinco segundos de exposição por frame sem que as estrelas produzissem rastros.

Para compensar o baixo tempo de exposição por frame, temos que apelar para outros recursos: O principal é aumentar o ISO. Os frames desta imagem foram produzidos com ISO 6400, bastante elevado, admito. Para compensar o ruído que um ISO tão elevado produz, temos que fazer muitos e muitos frames. Quanto mais light frames você integrar, melhor o resultado final de sua imagem. Mas vale a pena. Uma frame de 8 segundos em ISO 6400 tem a claridade de uma frame de um minuto em ISO 800.

Outra opção foi abrir mais o diafragma da lente, o problema é que a degradação e as aberrações causadas por uma lente muito aberta não podem ser resolvidas com a aquisição de mais frames. A lente de 50mm, é extremamente ruim para astrofotografia em sua abertura máxima (F1.8), enquanto que em F4.0 a imagem fica quase perfeita. Quando eu tenho a disposição um bom acompanhamento, que me permita frames de até 4 minutos, eu fotografo com o diafragma em F4.0, mas sem acompanhamento eu abro a lente até o limite de uma imagem aceitável. Geralmente deixo a lente de 50mm aberta entre F3.2 e F2.8. Nessa configuração, durante o processamento é necessário um filtro de correção de distorção de lente, diminuindo o coma da imagem. Este processo gera uma pequena perda de campo, mas vale a pena. Uma lente em F2.8 é cerca de duas vezes mais rápida do que uma lente em F4.0.

O resultado é que um frame de 8 segundos em ISO 6400 com a lente em F2.8 equivale a frames de 2 minutos em ISO 800 e com a lente em F4. Sim, com muito mais ruído é claro, mas se nesses dois minutos você faz 16 frames em ISO 6400 e os integra, o resultado é uma imagem com quase, ou até mesmo menos ruído do que um frame único em ISO 800.



Detalhe da imagem do início do post.

7 comentários:

  1. Olá Rodrigo! Parabéns por mais um post de muita qualidade e valia pra nós! Queria tirar uma dúvida, com tripé fixo utilizando lente 75-300mm ou a lente do ki (18-55 mm) esse tempo de exposição diminui? Pergunto pq ontem tentei umas fotos com essas duas lentes, utilizando ISO 1600 e 3200 e exposições de 5 e 10 seg e todas saíram com rastro. Obrigado! Bom 2016!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá EOJ. É uma boa pergunta. Para distância focal de 50mm eu faço frames de no máximo 5 segundos. Para 75mm eu faria de no máximo 3, mas isso próximo a eclíptica. Lembrando que quanto mais próximo dos polos celestes estiverem as estrelas, maiores o tempo de exposição que você pode usar.

      Excluir
  2. Rodrigo, parabéns pelas fotos!
    Queria perguntar uma coisa pra você: Acabei de comprar uma t5i da canon para começar a fotografar a via láctea, e queria uma indicação sua de algum tripé de até 100 reais +/- para usar com ela, podendo ser grande ou até mesmo aqueles de mesa. Ele somente servirá para fazer fotos da via láctea, até eu juntar dinheiro para uma montagem motorizada (1 ano +/-). Esse tripé seria transitório, somente para esse propósito acima e não deixar a câmera em qualquer lugar pra fazer as fotos de longa exposição.

    Obrigado e parabéns

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Guilherme. Cara, infelizmente existem milhares de modelos de tripé fotográfico e eu não tenho contato com modelos de 100 reais. Aconselho você a visitar algumas lojas ou feiras dos importados e analisar pessoalmente tripés nessa faixa de preço. Eu gosto das marcas Fancier ou Vivitar, mas sempre procure conhecer o modelo pessoalmente antes de comprar. O meu é o Fancier WF-5316. É excelente e eu o recomendaria totalmente, mesmo custando 300 reais. Inclusive uso ele com o Skytracker.

      Excluir
    2. Obrigado Rodrigo, vou dar uma pesquisada nesse modelo que você comentou e também tentar achar algum outro. Uma outra pergunta que queria fazer pra você: Existe alguma forma de ir aprendendo o processamento de imagem após tirá-las? Eu li um post seu falando dos arquivos lá do astrobin, porém eles não estão "crus", os frames já foram unidos, eu queria aprender desde o início, algum lugar que disponibilize todos os frames pra que possam ser empilhados e também na edição de imagens depois do empilhamento.
      Obrigado pela ajuda

      Excluir
  3. Bom dia!
    Primeiramente, parabéns pelo ótimo trabalho. Pergunta: quanto mais frames captados, menos ruidosa será a imagem. Existe um limite de frames a partir do qual não haja melhoria significativa na imagem? Esse limite depende de que?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Roger, Geralmente a partir do vigésimo quinto frame, as partes brilhantes melhoram muito pouco, mas se você quer destacar áreas mais pálidas, vale a pena fazer tantos frames quanto puder.

      Excluir

Eu tenho me esforçado para responder todos os comentários, mas posso demorar um pouco, ou mesmo esquecer algum. Por isso, peço paciência e não fiquem constrangidos de me darem um toque, caso eu esteja demorando demais.