sábado, 6 de setembro de 2014

E o desenvolvimento do meu livro de astrofotografia finalmente começa a acelerar!

Imagem da Nebulosa que cerca a estrela Gamma Cygni, no coração da constelação de Cisne.  


Desde que voltei do Sétimo encontro de Astrofotografia, em Alto Paraíso, a minha produção astrofotográfica se limitou a uma imagem da nebulosa Gamma Cygni que fiz com a lente de 200mm FD e a Atik 314L da varanda do meu apartamento. Para está foto, que você vê acima, captei apenas o luminance em H-alpha, com 21 frames de 8 minutos, e juntei com um RGB que fiz com a lente de 135mm ano passado. Nada muito especial. Devido a estiagem, a quantidade de poeira e fumaça no noite da captação estava muito elevada e isto certamente prejudicou o resultado final.

A ideia neste final de ano é realmente dar uma diminuída na astrofotografia de céu profundo. Já fiz cerca de 40 boas imagens este ano, algumas das quais tenho muito orgulho e estou muito satisfeito com a produtividade de 2014.

Vale lembra que eu havia me comprometido a, até o final deste ano, terminar de escrever o livro de astrofotografia que estou desenvolvendo, para depois passar três meses revisando e ilustrando a obra. Mas com apenas 72 páginas escritas até agora, de um total que, tenho consciência, será de mais de 300, devo admitir que estou bastante aquém do que esperava. Faltam menos de 120 dias para o ano terminar e eu preciso escrever mais de uma página por dia se quiser cumprir o meu cronograma.

Com a volta das chuvas a partir desta semana, acho que este é o momento certo de me dedicar ao livro. A partir de semana que vem vou começar a sair um pouco mais cedo do meu serviço e recentemente mudei minha área de trabalho no livro da sala para o quarto em meu apartamento, onde tenho mais tranquilidade para escrever. Também tenho me comprometido a digitar pelo menos duas páginas por dia, o que tem acelerado muito os trabalhos. Depois de um período onde levei quatro meses para sair da página 30 até a 46, nas últimas duas semanas escrevi quase mais 30 páginas, o que é muito bom.

O livro vai englobar as três áreas principais da astrofotografia, equipamentos, captura e processamento. É um projeto ambicioso, talvez até exagerado para um público que, embora crescendo muito, ainda é pequeno. Mas eu tenho prazer de escrever sobre astrofotografia, por isso minhas ambições são muito maiores em relação a qualidade do material que estou produzindo do que em relação ao retorno que possa obter com ele.

É claro que a astrofotografia em si não vai ficar parada, muito pelo contrário. Eu estou esperando uma câmera planetária chegar no Armazém do Telescópio, para finalmente me dedicar pra valer a esta área e tenho sim, alguns objetivos interessantes em céu profundo para cumprir até  final do ano. Além disso, astrofotografia é algo que faço somente por que adoro, e sempre chega um momento onde a vontade de colocar o setup da varanda me faz esquecer de tudo e me conectar mais uma vez com o universo.

14 comentários:

  1. Boas novas! Vou estar comprando! Quem sabe aí eu tome vergonha e me atire a fazer DSO...

    ResponderExcluir
  2. Bela iniciativa, precisamos valorizar isso para que possamos ter fontes brasileiras sobre o assunto, que ao meu ver ainda são bastante escassas, hoje em dia temos que pesquisar muito na internet sobre as técnicas utilizadas para astrofotografia, claro que encontramos muitas coisas, mas de forma desordenada e a ideia de uma obra produzida por um astrofotógrafo brasileiros de renome, vai ajudar muito um leigo como eu. Eu apoio e com certeza este livro fará parte da minha biblioteca particular. Parabéns.

    ResponderExcluir
  3. Maravilha,irei adquirir o livro certamente,tenho muitas duvidas e curiosidade sobre o assunto,e como disse o David Cabral acima,aqui no Brasil precisamos desse tipo de conteúdo.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pela iniciativa rodrigo . Se quiser posso te passar o contato de uma paciente minha que dona da editora nova Alexandria . Se quiser também , tenho bastante experiência em astrofotografia com montagem altazimutal, com bastante material . Grande abraço e parabéns

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pela iniciativa Rodrigo, tomara que saia logo. Se o blog já ajuda bastante, imagina então um livro...

    ResponderExcluir
  6. Rodrigo preciso de sua ajuda para montar um setup.
    tenho uma montagem EQ-1 tenho duvida de qual motor de acompamento pegar estou entre estes dois.
    https://armazemdotelescopio.com.br/loja/index.php/home/montagem/motoreq3mst4-detail
    https://armazemdotelescopio.com.br/loja/index.php/home/montagem/motorimd-eq1-detail
    Irei comprar uma lente 135mm mas tenho outra duvida, quero saber como faço o foco, e como alinhar o tele para um perfeto acompanhamento.
    obrigado.

    ResponderExcluir
  7. Felipe, se você tem uma EQ-1, acho que o primeiro motor não será compatível com sua montagem, ele é para EQ-3.
    O foco você faz no manual. Aponte para uma estrela muito brilhante e ajuste o foco manualmente no liveview. Para o alinhamento aponte o eixo polar da montagem para o mais próximo do polo sul celeste que você conseguir e vá fazendo registros e ajustando o tripé até aencontrar o ponto certo.

    ResponderExcluir
  8. Muito obrigado Rodrigo. então o segundo motor seria o ideal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Felipe, o segundo motor foi feito pra sua montagem, ele é meio grandão e por isso é comum a barra do contrapeso bater nele, mas acho que dá pra lidar com isso.

      Excluir

Eu tenho me esforçado para responder todos os comentários, mas posso demorar um pouco, ou mesmo esquecer algum. Por isso, peço paciência e não fiquem constrangidos de me darem um toque, caso eu esteja demorando demais.