terça-feira, 13 de maio de 2014

Vem aí meu primeiro refletor!!!

O VX8 de 8 polegadas da Orion UK. Com razão focal F4.5 é duas e vezes e meia mais rápido que o atual ED de 102mm e será minha primeira experiência com refletores.

Acabei de comprar meu primeiro telescópio refletor, um Orion VX8 de 200mm de abertura, será meu primeiro refletor, algo totalmente novo pra mim. O Telescópio foi comprado no site Caleidocosmo.com.br, um dos quatro bons sites para material astrofotográfico no Brasil.
 
A escolha pelo VX8 foi devido a sua razão focal. Com apenas 900mm de distância focal o refletor tem uma razão focal F4.5, sendo 150% mais rápido do que o meu ED de 102mm e praticamente tão rápido quanto as lentes que uso para astrofotografar quando estão em sua melhor qualidade (há uma perda devido ao espelho secundário, mas é pequena em termos de área).
 
O contra-ponto foi o peso do equipamento. Com 7 quilos, é bem mais pesado que o meu ED, mas felizmente eu tenho um Setup pronto para recebê-lo da forma ideial, já que a Atik tem meros 400 gramas e o setup de guiagem composto por um miniguider de 50mm e a DBK pesa pouco mais de um quilo. Eu terei um total de cerca de nove quilos sobre o telescópio. Se os 7 quilos da especificação do tubo incluirem a buscadora de 50mm, será ainda menos, pois ela será substituida pelo miniguider durante as captações.
 
Eu vou usar o Setup com a HEQ5, já que não tenho condições de comprar outra montagem no momento, mas em 2015 vou adquirir uma EQ6. Até lá, vou brincando.
 
Também devo investir mais em astrofotografia planetária, já que o meu ED sempre foi meio limitado devido a pouca abertura. Mais para frente, quando estiver mais tranquilo vou analizar a compra de uma ZWO ou QHY para fotografia planetária.
 
O VX8 é fabricado pela Orion UK. Não se trata de uma filial da Orion Americana, mas uma empresa independente. Este tubo é pelo menos duas vezes mais caro do que um equivalente da Orion Americana, mas tem reputação de enorme qualidade óptica e é feito na Inglaterra, a mão. Então tenho muitas razões para ficar otimista.
 
O novo telescópio deve chegar na semana que vem, e as primeiras imagens com ele devem aparecer logo. Vale dizer que custou 3100 reais, com o frete, via depósito bancário. Considerando que ele está 841 Euros na Telescope Express, com o Euro custando hoje mais de 3 reais, ficou um preço excelente.
 

8 comentários:

  1. Olá Rodrigo! Faço parte da lista casbnet e você já andou me orientando com meu interesse em fotografia com lentes. Você vez uma belíssima aquisição! Eu sempre olhei esse OTA no Caleidocosmo, imaginando que a abertura bacana e a razão focal curta, além da qualidade dos equipamentos da Orion UK, o tornariam um equipamento muito bacana para astrofotografia. Você tem intenção de vender o APO 102mm e a HEQ5, quando comprar a EQ6, ou ficará com uma opção mais portátil de equipamento?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Paulo! Quanto ao APO de 102mm, ainda não pensei no que fazer com ele. Ele é muito bom, mas tem um problema no focalizador que acho que deva ser facilmente resolvido por quem entenda do assunto.

      Excluir
  2. Parabéns pela aquisição, sucesso com esse novo equipamento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Eldio! Fico feliz por estar sempre acompanhando minhas aventuras astronômicas.

      Excluir
  3. Gostaria de deixar mais uma pergunta. Tive a oportunidade de comprar uma CG-5 seminova. Você poderia me indicar alguma loja online confiável e uma fonte compatível?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paulo, eu compro fontes em camelódromos, rsss. essas fontes de 12 volts são padrão. Só assegure-se de comprar uma com pelo menos 2 Amperes.

      Excluir
    2. Paulo eu comprei fonte de 12 volts por 5A em uma loja de componentes eletrônicos dessas que vendem até por internet, no meu caso como moro em Camboriú - SC eu comprei de Blumenau que fica a 50 km daqui e fiz tudo online inclusive o pgto. Comprei 2 fontes ótimas com qualidade e paguei uns 30 % mais barato do que na maioria dos sites de produtos para astronomia. O importante é que tenha a voltagem correta e pelo menos 3 A como o Rodrigo comentou, eu peguei de 5A porque minha montagem é a NEQ6 e estou muito satisfeito com a fonte. A que veio com ela não deu nem pro "cheiro" rsss...
      Abraço.

      Excluir
    3. Grato pelas dicas! Consegui comprar uma fonte no Armazém do Telescópio. Só falta eu aprender a lidar direito com a CG5. Montei ela certinho. Fiz um alinhamento polar grosseiro. Não ficou 100% preciso mas imagino que o suficiente para testar o brinquedo novo. Coloquei a data de hoje no formato MM/DD/AA. Coloquei a hora. Coloquei a zona -3. Informei que não era horário de verão. Coloquei a latitude e a longitude do meu local de observação, apurados no Google Maps. Na hora do alinhamento, não deu certo... Escolhi Acrux para primeira estrela. A montagem apontou bem mais para baixo de onde a estrela estava. Precisei usar o controle para subir até Acrux. Para segunda estrela escolhi Alpha Centauro, que estava perto.
      Ao invés dos motores moverem-se para leste, onde Alpha Centauro estava, a montagem desceu de novo. O que será que eu estou esquecendo/fazendo errado?

      Excluir

Eu tenho me esforçado para responder todos os comentários, mas posso demorar um pouco, ou mesmo esquecer algum. Por isso, peço paciência e não fiquem constrangidos de me darem um toque, caso eu esteja demorando demais.