terça-feira, 15 de abril de 2014

Eclipse da Lua de 15 de abril de 2014


A Lua atrás do monumento do Memorial JK. Algumas pessoas podem me perguntar por que não coloquei a Lua na mão do JK. Eu fiz uma foto assim, mas esta, com a Lua parecendo um capacete na cabeça do JK me pareceu muito mais interessante. Faz o nosso ex-presidente parecer um astronauta apontando para o céu. O ponto brilhante à esquerda é a estrela Spica. Para esta foto foi usada a lente de 200mm 2.8  FD.

 
Ontem foi dia, ou melhor, noite de eclipse total da Lua. É um evento raro e merecia ser acompanhado de algo também raro: eu sair de meu apartamento no meio da madrugada, em pleno meio de semana para tentar fazer algumas fotos.
 
O que eu queria mesmo, se pudesse, era ficar na varanda, com o telescópio ao lado. Mas como a vista para o oeste é bloqueada pelo meu próprio prédio, o negócio foi acordar no meio da madrugada e, munido da Canon T2i e um tripé simples, procurar um bom local para os registros.
 
O pessoal do Clube de Astronomia de Brasília até se reuniu, no eixo monumental, num encontro bastante movimentado e até com presença da imprensa. Mas apenas com câmera e uma humilde lente de 200mm e outra de 50mm. Se eu quisesse uma foto realmente interessante, frente a tantas feitas com telescópios, eu tinha que ir atrás de alguns locais legais.
 
Felizmente bem perto do local onde o CASB se reuniu está o Memorial Juscelino Kubitschek. O cenário é meio clichê, por isso eu tentei uma foto mais criativa, com a Lua na cabeça do ex-presidente, como o capacete de um astronauta.
 
Depois fui para a praça dos três poderes. eu queria um registro com o Congresso Nacional, mas o ângulo não ajudou e a imagem feita com o monumento Dois Cândangos ficou muito mais interessante.




Nesta foto, tendo como cenário a Praça dos Três Poderes, fotografei o monumento Dois Candangos com a Lua perto. O astro, além de em pleno Eclipse Total, estava em conjunção com a estrela Spica, à esquerda, e o planeta Marte, abaixo. Aqui foi usado a lente de 50mm.

7 comentários:

  1. Muito legal cara,virei seu fã,vi muitas de sua fotos aqui do blog e um dia quero conseguir fazer o mesmo.Por enquanto apenas observo este belo céu com um celestron powerseeker 80 EQ.Valeu Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Foto espetacular, Rodrigo !!! Parabens e um abraço - Afranio

    ResponderExcluir
  3. Rodrigo esse " JK astronauta" ficou espetacular, fotografia tem uma grande parte que é a composição e vc tem muita noção disso, é notável. Soube aproveitar muito bem, parabéns ficaram muito boas, aqui em Camboriú - SC infelizmente as nuvens não permitiram que eu registrasse esse evento.
    Abc.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Eldio!! Que pena que por aí o céu não colaborou!

      Excluir
  4. pretty nice blog, following :)

    ResponderExcluir

Eu tenho me esforçado para responder todos os comentários, mas posso demorar um pouco, ou mesmo esquecer algum. Por isso, peço paciência e não fiquem constrangidos de me darem um toque, caso eu esteja demorando demais.