quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Primeiras imagens com Canon 200mm FD 2.8




Eu estava navegando no Site Astrobin, onde armazeno muitas de minhas astrofotos quando resolvi olhar minha lista de equipamentos utilizados em astrofotografia. Pois eu precisava adicionar uma recém adquirida Canon 200mm F2.8  FD. Não pude deixar de notar que a minha lista de equipamentos neste site consta com doze lentes/telescópios e seis câmeras de captação. Um numero bastante interessante para 3 anos neste hobbie. 
 
Devo deixar claro que eu não tenho 12 lentes/telescópios comigo, muito menos seis câmeras. Atualmente conto com o Telescópio ED de 102mm, esta lente de 200mm e também outra de 50mm F1.8. As outras lentes/telescópios ou foram emprestadas de amigos ou eram minhas e foram vendidas para aquisição de outros equipamentos, como as 135mm da Takumar e da Canon. 
 
A belíssima 135mm F2.0, por sinal, também foi vendida. Não foi fácil me desfazer dela, mas ela nunca se entendeu com a CCD e eu estava sem grana para comprar a desejada lente de 200mm. A falta de grana fica ainda mais claro se vocês notaram que, ao invés de comprar a sonhada 200mm 2.8 EF USM eu acabei foi pegando uma antiga FD. Um notebook estragando também ajudou na decisão pela economia. Mas como meu amigo Marcelo Domingues, do CASB, disse para mim quando eu falei que estava pensando em comprar essa lente FD: foi um verdadeiro tiro no Escuro. A compra foi feita influenciada principalmente pelo astrofotógrafo do site Astro Anarchy que fez muitos elogios à 200mm F2.8 FD. 
 
Até ontem o céu estava tão fechado em Brasília que, apesar de eu ter montado o Setup duas vezes, não tinha conseguido fotografar nem estrela com esta lente. Pelo contrário, a melhor foto que havia conseguido foi a do raio que aparece no fim do post. 
 
A 200mm FD já havia dado indícios de que não se entenderia bem com a Canon T2i, mas eu tinha muitas esperanças de que ela e a CCD Atik 314L tivessem mais afinidades e quando vi que o céu estava completamente aberto ontem, não me importei com a Lua quase cheia perto da constelação de Orion e nem com o fato de eu ter que acordar sete e meia da manhã no dia seguinte. Era hora de brincar com o novo brinquedo. 
 
Foram 15 frames de 10 minutos, totalizando duas horas e meia de exposição para se produzir uma imagem monocromática, feita somente com o filtro H-alpha de 7nm. O foco saiu completamente ruim, devido ao fato de que eu o fiz com muita pressa no intervalo de The Walking Dead, mas pude corrigir muito no processamento. 
 
No fim a lente se mostrou imperfeita em sua imagem final, mas ideal para minhas intenções. Tenho certeza de que em 2013 irei brincar muito com ela. O objetivo agora é conseguir a primeira imagem colorida, vamos torcer para que as nuvens permitem que isto não demore muito.

Raio cai próximo ao Banco Central em Brasília. Bela imagem feita com a Canon T2i e a 200mm FD, mas que mostra como o diálogo da lente FD com a Canon é difícil. Nota, não há adaptador ótico, a lente foi modificada encurtando-se um pouco seu corpo, para conseguir foco com as Canons digitais.

Um comentário:

  1. Oh meu Deus.... Olha só quem retornou, Rodrigo eu estava agora a alguns segundos atras pronto a mandar uma MP lá no Cosmofórum devido ao seu sumiço rssss... Então resolvi primeiramente verificar seu blog e que surpresa agradável vc está de volta. " O bom filho sempre a casa torna".
    E com belas imagens diga-se de passagem, esse raio ficou espetacular, que imagem. Você com suas técnicas, improvisos e lições e as belas capturas fazem desse blog um vício, acredite. Fazia um tempinho que eu não dava uma espiada e cheguei a ficar pensativo sobre o que poderia ter acontecido com vc pelo sumiço, desculpe mas era o costume de estar sempre esperando suas fotos e visitando seu blog. Aqui como sempre disse, se aprende muito além da satisfação de ler seus textos com grande riqueza de detalhes.
    Obrigado pela volta, e por favor não deixe o ISON passar batido, estou ansioso por um registro seu que com certeza será melhor do que alguns que já vi. O tempo aqui não está dando trégua, o céu não ajuda, não me animei ainda para tentar vê-lo e nem para outras fotos devido ao céu ruim e madrugadas totalmente fechadas na região Leste.

    Bons céus, grande abraço.

    ResponderExcluir

Eu tenho me esforçado para responder todos os comentários, mas posso demorar um pouco, ou mesmo esquecer algum. Por isso, peço paciência e não fiquem constrangidos de me darem um toque, caso eu esteja demorando demais.