domingo, 10 de março de 2013

Nebulosas Pata do Gato e Lagosta, finalmente sem os enormes halos

NGCs 6334 e 6357. O filtro H-alpha realmente ignora a poluição luminosa de Brasília.

Após três semanas de muitas chuvas aqui em Brasília, finalmente o tempo resolveu me dar uma colher de chá, embora nem de longe tenha sido o ideal. Na madrugada de sexta para sábado, depois das duas da manhã, o céu abriu um pouco e eu pude tentar mais uma imagem com a Canon 135mm F2.0, com o objetivo principal de fazer desaparecer os halos nas estrelas, tão marcantes nas últimas fotos e que quase me fizeram desistir dessa lente.

Para diminuir os halos, dois procedimentos foram feitos, primeiro e, provavelmente mais importante, eu mudei a posição do filtro H-Alpha usado para fazer a imagem. Antes este filtro estava quase dois centímetros a frente do sensor. Se pensarmos que o diâmetro da objetiva é a metade da distância focal, fica fácil imaginar que se tivéssemos um telescópio com 1350mm de distância focal e 720 de abertura (imaginem como seria grosso o tubo deste telescópio), teríamos um filtro 20 centímetros a frente do sensor da câmera.

Para resolver a situação tive que colocar o filtro não acoplado a frente do adaptador da Geoptiks, como estava antes, mas o mais perto possível do sensor da Atik 314L+. Eu tirei o vidro que fica a frente do sensor da Atik, que serve para vedar o sensor e manter a temperatura, e troquei pelo próprio filtro que, agora, além de fazer a função de filtro, também faz a vedação do sensor. Diga-se de passagem a vedação ficou muito boa e o sensor ficou estabilizado em 2 graus centígrados sem problemas.

Dessa vez também fechei um pouco o diafragma da Canon 135mm F2.0 Fechei apenas dois pontos que mudaram a relação abertura/distância focal para F2.5. Eu não sou fã de fechar o diafragma. Melhora um pouco a imagem final, mas também aumenta o tempo de exposição. No caso a mudança de F2.0 para F2.5 incorre na necessidade de um tempo 56% maior para se conseguir o mesmo resultado. Isso deixou a Canon F2.0 com a mesma velocidade da Takumar F2.5 que vendi recentemente e ainda deu às estrelas mais brilhantes um aspecto de mamona, devido a luz que vaza pelo diafragma. Apesar destes problemas, a maior relação abertura/distância focal também significa maior profundidade de campo, o que resulta num foco razoavelmente mais fácil do que em F2.0.

Eu queria ter aproveitado o sábado para ter capturado frames com os filtros OIII e SII, mas infelizmente o tempo não colaborou. O céu estava mais para nublado do que embaçado e vou ter que esperar a próxima semana para tentar uma imagem colorida.

Abaixo, deixo uma comparação interessante. Ambas as imagem foram feitas por lentes de 135mm e em F2.5. A primeira com a Canon F2.0 e a segunda com uma Nikkor F2.5. A grande diferença é que enquanto a primeira foi feita com uma CCD Monocromática e um Filtro H-Alpha de 7,5nm a segunda foi feita com uma Canon T2i modificada. Nessa imagem podemos ver como o novo setup é eficiente. E a primeira foto foi feita com condições terríveis de poluição luminosa e nebulosidade no ar (mal estava dando para ver a constelação de escorpião).


12 comentários:

  1. Rodrigo vc acaba sempre dando um jeitinho de conseguir suas fotos não é mesmo, custe o que custar. Parabéns pela sua persistência o resultado é óbvio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Eldio, fico feliz que esteja acompanhando o Blog! Um grande abraço!

      Excluir
  2. Muito legal a foto e muito boa solução. As vezes também me deparo com essas questões de distância do sensor e nada como fazer essas experiências até o resultado sair como queremos. Parabéns pelo belíssimo resultado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Gerson! Também estou sempre acompanhando seu trabalho, que é admirável!

      Excluir
  3. Oi Rodrigo

    No cloudynights, veja essa mensagem de Jim Thommes, sobre halos em filtros Baader, e como corrigir.

    http://www.cloudynights.com/ubbthreads/showflat.php/Cat/0/Number/4361492/page/1/view/collapsed/sb/5/o/all/fpart/1

    Abs,
    Luiz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Luiz, realmente eu estudei muitos tutoriais sobre como tirar halos, mas os de antes não eram normais, estavam acima de qualquer coisa que ei tinha visto antes, mas parece que foram resolvidos :)

      Excluir
  4. Olá Rodrigo, você tem utilizado dark frames?

    ResponderExcluir
  5. Oi Rodrigo, com essa experiência você poderia dizer que o filtro H-alpha é o melhor filtro para a Poluição luminosa de Brasília? Será que para observação ele também seria tão útil?

    Obrigado

    Renato

    ResponderExcluir
  6. Sim, Renato, acredito que para astrofotografia não tem nada melhor. Quanto para observação, confesso que tenho está mesma dúvida. Uma hora quero fazer esse teste, mas acho que só vai ficar bom num tele de oito polegadas ou mais, pois escurece muito a imagem.

    ResponderExcluir
  7. Compreendo, é justamente um tele de 8" que estou em processo de aquisição, assim que o tiver poderemos sanar essa dúvida com um teste!

    Obrigado

    ResponderExcluir
  8. Parabéns Rodrigo! Muita dedicação e estudo e o resultado é esse.
    Rodrigo por favor, esclareça uma terrível dúvida que eu e os meus colegas temos em relação ao telescópio amador. Aqui vai:
    Existe alguma forma, filtro, lente ou câmera que, """na hora em que eu estiver observando""" por ex: uma nebulosa (m-42) a imagem
    ainda que de forma fraca, saia colorida? Não precisa ser iguais essas que utilizamos de papel de parede, mas alguma coisa
    que a rapaziada aqui se anime mais?
    Rodrigo, sou muito mesmo, desculpe-me por qualquer constrangimento. Aguardo respostas.
    Obrigado.

    ResponderExcluir

Eu tenho me esforçado para responder todos os comentários, mas posso demorar um pouco, ou mesmo esquecer algum. Por isso, peço paciência e não fiquem constrangidos de me darem um toque, caso eu esteja demorando demais.