terça-feira, 30 de outubro de 2012

Um passo adiante para imagens em Hubble Palette com DSLR

 M42 - Nebulosa de Orion
Águas Claras- DF - 27 de Outubro de 2012
Exposição 13x120 segundos ISO 800(para cada canal - H-ALpha, OIII e SII)
Canon T2i modificada - ED 102mmF7 - CG5
Empilhamento Deep Sky Stacker 3.3.3 Beta 45 (+10 darks, +4 Flats e 4 dark Flats para cada canal)
Pós-Processamento - Photo Shop CS4 e Windows Live Galery

Veja a imagem acima. Está longe de ser a minha melhor foto. Tem erros visíveis e foi tirada durante a Lua Cheia. Mas é uma das imagens que mais me deu alegria até hoje. E por que uma imagem tão deficitária me deixaria tão feliz? Repare bem nela e você verá que essa não é uma foto comum da nebulosa de Orion (M42), ela foi feita a partir de três imagens cada uma captada com um filtro especial diferente (H-Alpha, OIII e SII). Reparem também que foi utilizado o Hubble Palette na imagem, e com sucesso.

Eu estava tão ansioso para fotografar em Hubble Palette que tive que aproveitar o céu aberto em plena Lua cheia. Eu também acabei fotografando mais cedo do que devia. Se tivesse esperado um pouco mais, Orion estaria mais alta no céu e longe das luzes do plano piloto aqui em Brasília. Além disso, se o céu estava aberto, estava longe de estar limpo. Praticamente todo o céu estava embaçado, no dia seguinte, com a Lua já praticamente um circulo perfeito, deu pra ver claramente que o céu estava muito mais limpo.

Agora é esperar pela Lua nova, fazer muito mais frames do que os 13 que fiz para cada filtro (120 segundos em ISO 800), trabalhar melhor o foco (num refrator ED, cada filtro apresenta um ponto focal diferente) e tentar uma foto realmente bonita da Nebulosa de Orion. Agora é rezar, e muito, para um céu limpo no feriado de 15 de novembro. Eu espero também, publicar junto com esta nova imagem um tutorial bem legal de como fotografar imagens em Hubble Palette com DSLRs.

Assim estava a Lua no dia da imagem acima. Esta foto foi feita com o Setup de Autoguiagem (Travelscope 70mm + DBK 41AU02.AS

2 comentários:

  1. Olá Rodrigo. Estava aguardando você postar fotos em narrowband desde uma vez que postei um comentário lá no cosmoforum, não sei se lembras. Fui até criticado que seria inviável com uma DSLR. Sua foto da M42 mostra que não. Estou também me preparando para iniciar nessa modalidade e espero obter bons resultados. Parabéns pelo registro e iniciativa. Abs.

    ResponderExcluir
  2. Muito boa matéria, como sempre Rodrigo!

    Para um futuro, sei que você é muito ocupado, seria interessante ver um texto seu sobre o uso de isos altos em astrofotografias e sua necessidade ou não (em galáxias por exemplo podem estourar no centro um iso alto acho). E aproveitando o gancho, se os filtros lrgb são tão eficientes para combater PL quanto o hubble pallete (claro que as cores seriam diferentes). Forte abraço.

    ResponderExcluir

Eu tenho me esforçado para responder todos os comentários, mas posso demorar um pouco, ou mesmo esquecer algum. Por isso, peço paciência e não fiquem constrangidos de me darem um toque, caso eu esteja demorando demais.