quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Imagem do sol com a Canon T2i, reprocessada

Segundo alguns amigos. Essa imagem do Sol chega até a fazer a gente sentir calor!

Atenção - Foto tirada com telescópio solar com filtro H-alpha. 
Nunca aponte um telescópio ou câmera fotográfica para o Sol sem filtro específico para isso.


Ontem eu estava revendo as imagens do Sol que publiquei no último post, e vi que se me esforçasse um pouco mais, conseguiria tirar um pouco mais do Sol. O contraste estava pequeno e claramente era possível realçar as partes escuras. com ajustes de level e curves. Também notei que talvez seria possível realçar as proeminências se eu separasse a imagem em duas, forçasse o disco numa, as proeminências na outra e juntasse as duas. O resultado é a imagem acima.

Uma das ferramentas que mais usei nesse processamento foi a Image/Adjustments/Seletive Colors, no Adobe PhotoShop. Essa ferramenta é muito legal, por que permite a você escurecer, por exemplo, somente os pixels próximos do vermelho, ou próximos do amarelo. Isso é muito legal para realçar a diferença entre as áreas.

Algo que você deve saber, é que a primeira coisa que faço com uma imagem do Sol, depois do empilhamento no Registax, é deixa-la em preto e Branco. Pode não parecer, mas o Sol é monocromático, sendo que o vermelho e o amarelo estão na mesma linha de cor (o segundo é o primeiro mais claro). Veja abaixo, num frame único, como o Sol aparece na Canon T2i, a máquina usada para se conseguir essa imagem. Mais uma imagem que dá a ideia do trabalho de processamento:

Imagem do Sol, conforme aparece na Canon T2i.

4 comentários:

  1. Oi, tudo bem? Muito 10 sua foto!
    Gostaria de saber qual lente vc usou?
    Sempre achei que não podia mirar a camera direto pro sol, ouvi falar que pode estragar a maquina, o que vc me diz?

    ResponderExcluir
  2. Amigo, sua pergunta me preocupou e por isso até coloquei um aviso nos posts com fotos do Sol. Essa foto acima foi feito com um telescópio solar acoplado a câmera. Este telescópio custou caro e possui filtros sofisticados. Por isso, por favor, nem pense em apontar uma câmera para o sol.

    ResponderExcluir
  3. o que acontece se olhar com telescópio pro sol ?

    ResponderExcluir
  4. Troll, seria como por um maçarico no olho, pois concentra a luz num único ponto. Jamais pense em fazer isso!

    ResponderExcluir

Eu tenho me esforçado para responder todos os comentários, mas posso demorar um pouco, ou mesmo esquecer algum. Por isso, peço paciência e não fiquem constrangidos de me darem um toque, caso eu esteja demorando demais.