segunda-feira, 5 de setembro de 2011

As fotos de Sandro Rosa no Quarto Encontro Brasileiro de Astrofotografia


O Sandro Rosa é o presidente do Clube de Astronomia de Brasília (CASB). Ele também é com certeza um dos astrônomos amadores mais entusiasmados do Brasil e também foi um dos meus grandes professores nestes meus primeiros meses de astrofotografia. Sempre disposto a conversar sobre astronomia ou astroftografia, o Sandro tem excelente didática e mostra que poderia ficar horas falando sobre o assunto. Ele normalmente é um dos primeiros a chegar e um dos últimos a se retirar e está em quase todos os encontros.

No Quarto EBA o Sandro levou dois telescópios. Ele comprou um mais potente recentemente e ainda não vendeu o outro, um refrator ED de 80mm. Por isso ele praticamente não parava de fotografar durante o EBA e o número de cabos e luzes em seu sítio de trabalho chamaram tanta a atenção que foram apelidados de "árvore de natal".

Os álbuns do Sandro chamam a atenção por duas características: a quantidade de fotos, sendo de longe o astrofotógrafo mais produtivo do EBA, e a irregularidade das fotos (principalmente das feitas com telescópio, no primeiro álbum). Por estar controlando dois telescópios, estar estreando um setup novo, inclusive com uma câmera CCD, nova, o Sandro deve ter sofrido para se organizar no EBA. Mas essa irregularidade não impediu que ele produzisse algumas das fotos mais bonitas que já vi, como a incrível foto de Rho-ophiuchi que inicia esse post. Essa foto está tão boa que ele parece ter conseguido até mesmo profundidade na imagem! Ele também conseguiu uma foto incrível de 47Tucanae  e outra de M42 que merecia um poster.

Confira álbuns os albúns astrofotógraficos do Sandro Rosa durante o quarto Encontro Brasileiro de Astrofotografia. Note que no segundo álbum, apenas usando a câmera em piggyback, a irregularidade desaparece e quase todas as fotos estão excelentes.




Sandro, orgulhoso junto de seu impressionante Setup

Artilharia pesada para captar cada detalhe do céu!
Eu morro de rir com esse adesivo no telescópio dele, mas quem pratica astrofotografia entende a razão.


Um comentário:

  1. hahaha Muito bom o aviso. E meu deus ta loco, olha as fotos :o e os teles *-* Nem precisa falar nada ... kkk
    Abração
    xD

    ResponderExcluir

Eu tenho me esforçado para responder todos os comentários, mas posso demorar um pouco, ou mesmo esquecer algum. Por isso, peço paciência e não fiquem constrangidos de me darem um toque, caso eu esteja demorando demais.