sábado, 7 de maio de 2011

NCG - 4755- Caixa de Joias - Minha primeira foto de céu profundo tirada da janela do apartamento



Como eu moro em apartamento, no meio de um bairro muito denso e com muita poluição luminosa, teria que normalmenter esperar por idas à chácara ou encontros com os sócios do CASB para tirar fotos de objetos de céu profundo.

Mas a vontade de brincar com o telescópio é tanta que ontem arrisquei uma foto de um objeto de céu profundo lá de casa mesmo. O resultado até que me surpreendeu, consegui uma boa foto de NCG 4755, mais conhecido como Caixa de Joias, um belo aglomerado aberto próximo ao Cruzeiro do Sul

Esta foto foi tirada através de 5 frames de 15 segundos de exposição, com ISO 1600. Eu ainda estou iniciando no programa Deep Sky Stacker, que faz o empilhamento das fotos. Fiquei apertando um monte de coisa, mexendo nas configurações, até que conseguisse o resultado que mais me agradasse, que foi a foto acima.

Pra vocês verem como não foi uma foto fácil, segue uma imagem do local de onde ela foi tirada, que mostra bem as limitações que enfrentei


Um comentário:

  1. Tirar astrofotos da janela costuma gerar seeing ruim, por causa da diferença de temperatura. A janela seria o local por onde passa o ar para igualar a temperatura entre dentro e fora do apartamento.

    ResponderExcluir

Eu tenho me esforçado para responder todos os comentários, mas posso demorar um pouco, ou mesmo esquecer algum. Por isso, peço paciência e não fiquem constrangidos de me darem um toque, caso eu esteja demorando demais.