sábado, 18 de agosto de 2018

Galáxia do Superman - NGC 7479




É um pássaro? é um avião? não! É a galáxia do SuperMan (NGC 7479). Local perfeito para um roteirista de Hollywood apontar como a galáxia que abriga o planeta Krypton.

A imagem acima está invertida horizontalmente de propósito, para mostrar a semelhança com o símbolo do Superman. Mas é interessante pensar que a maioria dos telescópios mostra a imagem invertida devido à forma como a luz é desviada por espelhos e lentes, logo será assim que você verá a galáxia em muitos equipamentos. Além disso, se você estivesse na direção oposta da Terra, a galáxia seria vista com essa forma.

É uma imagem simples, feita com o telescópio refrator de 102mm, que não é o mais indicado, e muito pouco tempo de exposição. Publiquei mais por ser um objeto ser interessante. Trata-se de uma galáxia barrada, localizada no céu na Constelação de Pégasus, a mais de cem milhões de anos-luz. Acho que é o objeto mais distante que registrei. Um registro futuro, com o refletor de 200mm, é praticamente obrigatório.

No último dia do EBA deste ano, decidi trocar o Refletor de 200mm pelo Refrator de 102mm devido às dores de cabeça que o refletor estava me dando. O grandão toda hora ficava descolimando. Eu tinha que, no meio da escuridão, tirar a câmera e a roda de filtros do porta ocular para realizar a colimação com a ocular cheshire. E mesmo travando todos os parafusos, o telescópio mudava a colimação durante a noite.

Mas apesar da captura com o refrator ser mil vezes mais pacífica do que com o refletor, inclusive me deixando mais tranquilo com a ventania que estava na última noite, na hora de ver o resultado, bate um arrependimento de não ter usado o Refletor. Para captura de galáxias, ainda mais uma tão distante, o uso de um refletor de pelo menos oito polegadas de abertura é obrigatório.

Telescópio: Refrator de 102mm F7
Câmera: Atik 314L+
Montagem: Sky-watcher HEQ5
Filtros: Optolong 1,25 LRGB
Luminância: 8x5min
RGB: 3x5min segundos cada cor

Um comentário:

  1. Fantástico demais, você evoluiu demais desde a época que postava e já chamava atenção nas comunidade do Orkut. Parabéns !!!

    ResponderExcluir

Eu tenho me esforçado para responder todos os comentários, mas posso demorar um pouco, ou mesmo esquecer algum. Por isso, peço paciência e não fiquem constrangidos de me darem um toque, caso eu esteja demorando demais.