terça-feira, 17 de julho de 2018

Nebulosa Carina (NGC 3372) em Hubble Palette com lente.


Nebulosa Carina NGC (3373), registrada com lente e filtros de banda estreita, compondo o chamado Hubble Palette, onde o H-alpha é o verde, o Oxigênio III é o Azul e o Enxofre II é o vermelho.
Esta nebulosa está a cerca de 6500~10000 anos luz da Terra, localiza-se no céu noturno na constelação de Carina. Ela é quatro vezes maior e também é mais brilhante do que Orion (M42), entretanto, é menos conhecida por estar no Hemisfério Celeste Sul, onde há menos pessoas para observar e registrar. Pelo mesmo motivo, registros dessa nebulosa costumam ser bastante valorizados.

Aqui a imagem em alta resolução:
https://www.astrobin.com/full/356229/0/?real=&mod=

Imagem feita com:
Lente Canon 200mm F2.8 EF USM II
Câmera QHY163m
ioptron Skyguider Pro sem guiagem.
H-alpha 90x1min
OIII e SII 10x1min cada.
Ganho da câmera: 200
Binning 2x2 (empilhamento com Drizzle)

Eu registrei muitas imagens dessa mesma forma durante o EBA. Acho que algumas ficaram muito legais, mas o processamento é demorado. Até acho que esta imagem do post estaria melhor com um pouco mais de apuro. Mas me falta tempo para um tratamento mais refinado. Esse registro é, em sua maior parte, mérito da câmera QHY163m e seu sensor de 16megapixels, com recursos como ganho e Binning. Estes registros foram feitos sem guiagem, pois o equipamento para este recurso estava no telescópio.

Eu no 11° Encontro Brasileiro de Astrofotografia. O setup utilizado para a foto do alto do post está à esquerda na imagem.

2 comentários:

  1. Olá! Gostaria de uma opinião de alguém mais experiente com oculares. Tenho um tele refrator setentinha de razão focal 13. Devo optar por uma 32mm ou 40mm para objetos mais extensos?

    ResponderExcluir
  2. Olá! Tudo bem?
    É possível chegar nesse nível de astrofotografia utilizando essa lente de 200mm, o skyguider pro e uma canon t6?
    Já possuo a câmera, porém não sei se devo investir em uma lente ou em um telescópio! E mais, qual montagem seria mais adequada?
    Obrigada desde já :)

    ResponderExcluir

Eu tenho me esforçado para responder todos os comentários, mas posso demorar um pouco, ou mesmo esquecer algum. Por isso, peço paciência e não fiquem constrangidos de me darem um toque, caso eu esteja demorando demais.