sábado, 10 de setembro de 2016

Sh2-86 - Uma pálida nebulosa que lembra o "Monstro do Lago Ness"

Nebulosa SH2-86, em Hubble Palette


Com certeza não é minha melhor imagem, mas esse objeto, localizado perto da estrela Albireo, é bastante pálido. Por isso, é muito pouco registrado, mesmo estando numa altitude muito boa para astrofotógrafos do Hemisfério Sul. Devo ser um dos primeiros a registrá-lo em banda estreita no Brasil, o que já me deixa muito feliz e já é mais do que motivo para publicá-la.

O grande destaque da imagem é o pilar que aparece no centro. A formação lembra claramente o corpo de um Brontossauro. Acho até que a nebulosa merecia esse apelido. Alguns colegas no EBA comentaram que lembrava o famoso monstro do Lago Ness. Lembram daquela foto famosa do monstro?



A imagem foi feita no Nono Encontro Brasileiro de Astrofotografia, em Padre Bernardo, com telescópio refrator ED de 102mm, câmera monocromática e filtros de banda estreita, por isso, como a maioria de minhas imagens de nebulosas feitas com telescópio, as cores não são as verdadeiras do objeto. Foi aplicado a técnica chamada Hubble Palette.

H-alpha 15x10min
SII e OIII 10x5min Bin 2x2 cada.
Câmera: Atik 314L+
Montagem: Sky-Watcher HEQ5
Telescópio: Orion ED 102mm F7

8 comentários:

  1. Linda nebulosa, fico imaginando o tamanho impressionante dessas nuvens de gases (muitos anos luz de tamanho) e como deve ser incrível a vista no céu de um planeta nas imediações ! Obrigado pelo esforço e dedicação na foto e por compartilhar aqui !

    ResponderExcluir
  2. Gostei demais da foto parabéns, inspirado no seu blog comprei uma T5 para fazer minhas astro fotos e agora vou comprar a lente EF 75-300mm f/4-5.6 III para ter um zoom legal, a grana curta não permite comprar a EF 200mm f/2.8L II USM, porém gostaria de saber se possível, se essa lente realmente será efetiva para astro fotos, devido a baixa abertura do diafragma.

    ResponderExcluir
  3. Prezado Rodrigo, primeiro, parabéns pelo registro. Suas astrofotos são dignas de inspiração para qualquer astrofográfo.
    Segundo, gostaria de fazer uma pergunta: Você acha que a astronomia aqui no brasil deu uma recaída? De uns tempos para cá? Digo, ela já teve mais "presente" digamos assim, não sei qual palavra usar.
    Eu percebo que ela está em recaída (posso estar errado), visto que tem muita gente vendendo seu equipamento em sites e pouco movimento no cosmofórum em relação a compra de novos telescópios.
    Bom, eu acho que é isso. Parabéns mais uma vez, acompanho seu blog desde 2011.

    Fraterno Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Marcelo. Acredito que o comércio de equipamentos deu uma boa esfriada e a Astrofotografia foi a mais afetada por isso. Mas acho que a Astronomia pelo prazer do conhecimento está firme e forte. Ela depende mais do interesse das pessoas em conhecer o universo, o que pode ser feito através de livros, sites e documentários,do que de telescópios.

      Excluir
  4. Como sugerido, estou solicitando uma resposta, sobre lente, estou para comprar a EF 75-300mm F/4-5.6 III, esperando, antes de fazer a compra, agradeço pelo espaço e desculpe o abuso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Alexandre. Eu já fui bastante contra essa lente. Hoje, apesar de nunca ter usado ela, resultados que vi na internet mostram que pode ser uma escolha de custo benefício interessante.

      Abraços e desculpe a demora.

      Excluir
    2. Agradecido pela atenção, seu blog sempre foi um norte para mim, espero logo estar postando minhas astrofotos, estou fotografando feito um louco, além da lente 75-300mm, estou adquirindo a 50mm 1.8 a mais baratinha, boas observações e mais uma vez obrigado.

      Excluir

Eu tenho me esforçado para responder todos os comentários, mas posso demorar um pouco, ou mesmo esquecer algum. Por isso, peço paciência e não fiquem constrangidos de me darem um toque, caso eu esteja demorando demais.