quarta-feira, 23 de março de 2016

Falando sobre fraudes Astronômicas no "Astronomia ao Vivo"

No último domingo eu estive no "Astronomia ao Vivo", um excelente programa on-line em que alguns dos melhores astrônomos amadores se encontram para falar sobre ciência e espaço. Algumas vezes eu sou convidado, geralmente quando o foco é Astrofotografia, já que não me sinto suficientemente seguro para discutir temas mais científicos. Dessa vez foi para falar um pouco sobre fraudes na astrofotografia. O programa contou com a participação do Carlos Fairbairn, que já foi matéria neste blog e do Cristovão Jacques, um dos maiores astrônomos brasileiros, conhecido no meio por ter descoberto cometas de bastante destaque.

No vídeo eu falo um pouco sobre os APODs fake publicados recentemente, sobre a competitividade da astrofotografia e lembro alguns casos que movimentaram a comunidade astrofotográfica brasileira, ano passado.

Impossível para mim não destacar as palavras do Cristovão Jacques, aos 43m50s. Eu achava que ele, que para mim é praticamente um ídolo, nem sabia que eu existia, quando sou surpreendido por algumas das palavras mais marcantes que já me foram ditas no meio.


Um comentário:

Eu tenho me esforçado para responder todos os comentários, mas posso demorar um pouco, ou mesmo esquecer algum. Por isso, peço paciência e não fiquem constrangidos de me darem um toque, caso eu esteja demorando demais.