terça-feira, 2 de abril de 2013

A Lua nascendo atrás dos prédios do Guará


Tirar fotos do nascer da Lua é algo bem legal, principalmente quando acompanhado de um cenário bonito, podendo ser ainda mais legal diante de um cenário bonito e também famoso.

Bem, o paredão de prédios que se formou recentemente no Guará 2, em Brasília, fruto da especulação imobiliária insana que ocorre nesta cidade, não é famoso, mas as linhas retas até que fazem um contraponto legal com a Lua ao fundo. Por isso, quando vi que a Lua estava nascendo atrás destes prédios achei que seria uma boa tentar umas imagens.

Fotografar a lua nascendo não é tão fácil como parece. Envolve algumas variáveis. No geral, as imagens devem ser single frames, já que a Lua está movimentando-se em relação ao cenário. A atmosfera tem que estar muito boa, transparente e sem nuvens, se não vai ser difícil conseguir visualizar detalhes da Lua, pois como ela está no horizonte, há muito mais atmosfera entre nos e a Lua do que quando ela está alta no céu.

Há uma contraposição interessante. Quanto mais baixo a Lua estiver, mas distorcida ela estará, mas também signíficará que ela não estará tão brilhante, o que permitira iluminar melhor o cenário sem estourar a Lua. Caso a Lua esteja mais alta, nosso satélite aparecerá muito bem definido, mas brilhara muito e o ideal será utilizar técnicas de HDR para equilibrar a sua luz com a do cenário.

Outra coisa legal que tentei fazer ontem, foi tentar fotografar um avião passando na frente da Lua. Como em relação a meu apartamento ela estava nasce exatamente atrás do aeroporto, imagino que, com um pouco de paciência, eu não demore a conseguir uma foto assim. Ontem foi quase. Um avião até passou na frente da Lua, mas infelizmente da parte escura.

As fotos deste post foram todas feitas com a Canon T2i e a Lente 135mm F2.0. Nem sequer um tripé foi usado, as imagens foram feitas com a câmera sobre o muro da varanda. Eu tenho muita vontade de tentar fotos assim com o telescópio, mas estava gripado demais para pensar em montar o telescópio. Na verdade eu não devia nem estar na varanda durante a noite.

Foi quase!

15 comentários:

  1. Que bacana essas fotos Rodrigo...show de bola, esta do avião ficou muito interessante que sorte a sua nesse flagrante. Parabéns e bons céus, por aqui está ruim já alguns dias e com chuvas desde ontem, abraço.

    ResponderExcluir
  2. Ola amigo estou começando a pesquisar sobre astrofotografia e gostei muito de seu site. Ainda estou em fase de pesquisar para comprar o melhor telescópio e a melhor câmera da forma mais accessível possível. A minha dúvida é a seguinte, vejo em muitos lugares o pessoal dizer q a foto de nebulosas por exemplo tiveram 30 min de exposição etc, mas qd procuro nas especificações da câmera não vejo nenhum com esse tempo todo de exposição. Então queria saber como que faz essas longas exposições com essas limitações de câmeras?

    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leonardo tudo bem, esse tempo final de exposição na verdade é a soma de várias fotos de alguns minutos, na maioria das fotos o autor especifica quantas fotos foram feitas, quantos darks frames e flat frames foram usados, etc... esses dois últimos são para melhorar a qualidade da foto final quando é usado o Deep Sky Stacker que é um software para empilhamento. No ato do empilhamento ele já informa o tempo total da exposição no caso do DSS. Eu também quando comecei a me deparar com esse tipo de leitura e fotos que chegam a somar horas de exposição me perguntava como era possível. Mas isso só é possível com montagens motorizadas que permitem fazer acompanhamento para que se possa fazer fotos com longa exposição. Leonardo sugiro que vc comece desde as primeiras postagens do Rodrigo por ex, que vc vai aprender muita coisa mesmo, as informações e as dicas em geral que vc vai encontrar aqui são espetaculares. Desculpa Rodrigo se não respondi bem rsss.... abraço Leonardo e Rodrigo.

      Excluir
    2. Blz Eldio, vou dar uma fuçada nesse blog todo aqui hehehe, entrei no CosmoForum também pra ver se consigo pegar algumas dicas. Quero comprar meus equipamentos, mas antes vou estudar muito pra não me arrepender, pois é muita grana envolvida. Pelo que entendi, não existe como a câmera ficar aberta esse tempo todo, o pessoal junta várias fotos e soma o total de tempo de cada uma Correto? Vou dar uma pesquisada nesse software que vc falou.

      Valeu pelas dicas.

      Excluir
    3. Você vai se amarrar no conteúdo desse blog, algumas câmeras tem o BUILD que vem no caso da minha que é uma T3i da Canon logo depois dos 30' (trinta segundos), esse tempo é o tempo que vc desejar que fico aberto o obturador pelo que entendi dela. Mas no caso de fotografia de deep sky (céu profundo) sem acompanhamento motorizado é impossível fazer fotos de longa exposição. Além disso a Canon tem o software EOS UTILITY que controla a câmera através de um notebook conectado a ela permitindo alguns controles no caso de usar acoplada ao tele e controle total se usar a própria lente na câmera em tripé fixo ou numa montagem motorizada. Pode programar para fazer as fotos de tempo em tempo etc... muito bacana, sabe onde aprendi isso... aqui no blog do Rodrigo, vc vai achar um vídeo dele ensinando sobre como usar o DSS (Deep Sky Stacker) é muito bom.
      Abraço.

      Excluir
    4. POww cara valeu. então já sei qual câmera que vou comprar hehehe. A característica que eu quero é essa BUILD então. Esse software ai que eu procurava também e não achava o nome em lugar nenhum. Valeu pelas dicas cara.

      Abraços

      Excluir
    5. Eu errei não é BUILD e sim BULD rss... Calma Leonardo não vá comprando assim de cara, existem outras opções, outras câmeras e até USB's do tipo webcams, existem adaptadores e outros acessórios necessários, vá com calma. Leia bastante e pesquise mais antes de escolher ok. É sério, é muito comum a precipitação e também é comum o arrependimento depois rsss...você tem todo o tempo do mundo. Além dos equipamentos que não são baratos existem outros fatores que podem desanimar no inicio como por ex, local ruim para observação, não conseguir alinhar o tele, não conseguir bom foco, etc... tudo vem com a prática. Não apenas começar mas é preciso ser paciente e saber começar. Eu agora é que estou praticando alinhamento e foco, o coisinha difícil, abraço.

      Excluir
  3. Legal ver uma conversa ocorrendo independente aqui. Valeu pela ajuda Eldio.
    Bem, quanto a comprar uma câmera para astrofotografia. Acredito que uma DSLR da Canon que possua Liveview sempre será a melhor opção para começar, pois é de longe a mais versátil. Permite fotografia planetária e lunar com o EOS Movie Recorder, de céu profundo com telescópio, wide field, Star trails, time Lapses. Mesmo donos de CCDs avançadas não abrem mão de sua DSLR. Eu mesmo tenho uma Atik 314L+, mas não abro mão da DSLR.
    Somente se o foco for muito em fotografia planetária e Lunar, eu recomendária a compra de uma ZWO, como as vendidas no Armazém do telescópio ou de uma QHY, como as vendidas no Tellescopio.com. Lembrando que essas câmeras ainda poderão ser utilizadas como câmeras de autoguiagem depois, o que é fundamental para fotografia de céu profundo com telescópios.

    ResponderExcluir
  4. Rodrigo falando em autoguiagem, vc usa autoguiagem qdo faz fotos com a atik + lente? Me ocorreu isso agora, recebi minha NEQ6 faz 2 dias, lembra o vc falou qdo recebeu a ATIK... "agora a coisa ficou séria" rsss rapaz que coisa linda. Bom, tenho o SKW 200 e o ED 120 AP da Órion o que vc sugere para guiagem por favor, faça como vc faria ok. Obrigado ... Ah vc perguntou sobre aquela CCD da Sony não é, deixei meu email mas vou postar aqui mesmo pelos rodeios dele sobre o que pagou e tal ele pede R$ 5.000,00.
    E me desculpe por tomar conta do chat ai acima rsss... abraço.

    ResponderExcluir
  5. Vc quer o endereço eletrônico dele pra entrar em contato eu posso postar aqui ou se preferir em off pra uma possível negociação antes de outros rsss.. vc decide, por isso havia deixado meu email.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se vai vender sua ATIK eu fico, seja camarada kkk...

      Excluir
    2. Na verdade não tenho interesse de trocar minha Atik Eldio. Devo ter perguntado de curiosidade. Acho que ainda fico uns bins anos com essa câmera:).

      Excluir
  6. Fala Eldio. Eu não uso autoguiagem com a Lente não. Tenho conseguido entre 3 e 5 minutos de exposição com ela e com a distância focal curta, vejo que é possível fotografar praticamente qualquer nebulosa sem o uso de autoguiagem. aquela foto da Nabulosa cabeça do Cavalo, por exemplo, foi feita com frames de 90 segundos. Na verdade essa sempre foi a intenção ao montar este setup sem autoguiagem.
    Provavelmente mês que vem eu volte a fotografar com telescópio, embora esteja totalmente apaixonado pela simplicidade do setup atual. E daí vou precisar de autoguiagem, devido a maior distância focal do tele. É muito difícil fazer a autoguiagem funcionar do meu apartamento, pois o seeing de uma região tão urbanizada não é bom e o fato de eu estar no décimo terceiro andar não ajuda. Atualmente uso um refrator de 70mm F/5 colocado de forma fixa na montagem (durepox, rsss), mas estou adquirindo um miniguider da Orion, que é basicamente uma buscadora de 50mm com entrada para câmera de autoguiagem. Espero assim diminuir bem o peso sobre a minha CG-5. A câmera é uma DBK41 da Imaging Source, conectada a montagem via computador através de uma cabo GPUSB.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Beleza Rodrigo obrigado pelas informações, eu imaginei que vc não usava mesmo autoguiagem com a ATIK apenas com o tele, é +/- como este? http://www.armazemdotelescopio.com.br/loja/index.php/home/astrofotografia/miniguider-detail

      Excluir
  7. Pessoal gostaria de convidar a todos para participar do Concurso Nacional de Astrofotografia!
    Basta enviar uma astrofotografia sua para a comissão do evento por meio do site http://concursodeastrofotografia.weebly.com/

    ResponderExcluir

Eu tenho me esforçado para responder todos os comentários, mas posso demorar um pouco, ou mesmo esquecer algum. Por isso, peço paciência e não fiquem constrangidos de me darem um toque, caso eu esteja demorando demais.