sábado, 17 de setembro de 2011

Uma foto da Lua recuperada e processada

Uma coisa legal para se fazer, quando se está aprendendo astrofotografia, é pegar imagens antigas que você captou no começo do seu aprendizado e tentar reprocessá-las. Afinal, muitas vezes você sabe muito mais de reprocessamento do que na época que tirou aquelas fotos, e de repente pode surpreender-se com os resultados de hoje.

Adicionar legenda

Foi o que aconteceu ontem com uma foto da Lua que tirei em método afocal com meu Orio Premium ED de 102mm F7 há cinco meses na chácara. A captação foi muito boa, principalmente por que o seeing da chácara e centenas de vezes melhor do que a pobreza que tenho aqui no Guará, no DF. PAra está foto também usei uma Barlow de 2x da televue e a ocular usada, se não me falhe a memória, foi a Kelner de 20mm que veio com o meu Coronado PST.

Para processar essa foto foram usados dez frames de 1/40 seg capturados em JPG e ISO 800, empilhados e processados no Registax 6. A imagem final foi tratada no IRIS.

Para comparação, segue a imagem que eu havia publicado anteriormente.

Um comentário:

  1. Diferença realmente notável.
    Ainda preciso aprender o Registax 6.
    Pena ter uma documentação tão pobre.

    ResponderExcluir

Eu tenho me esforçado para responder todos os comentários, mas posso demorar um pouco, ou mesmo esquecer algum. Por isso, peço paciência e não fiquem constrangidos de me darem um toque, caso eu esteja demorando demais.