segunda-feira, 31 de julho de 2017

Voltando do Décimo Encontro Brasileiro de Astrofotografia

IC2944, Nebulosa Running Chicken com Glóbulos de Bok ao centro. Imagem feita com telescópio refrator de 102mm F7, Câmera QHY163m e filtros de banda estreita.

Mais uma vez eu volto de um Encontro Brasileiro de Astrofotografia, o décimo realizado e o sétimo em que participo. Desde o Quarto EBA, eu não faltei a nenhum evento. Infelizmente, este último teve que se o mais curto em que compareci. Ao contrário dos três últimos, em que estive seis noites, neste só pude ficar por três. Não pude tirar as devidas férias porque no próximo mês vou usar os dias que ainda tenho direito este ano para uma viagem de duas semanas nos Estados Unidos, quando pretendo observar e registrar meu primeiro eclipse solar total.

Este último EBA teve outras complicações além da falta de tempo. O frio que vem fazendo no Centro Oeste e a previsão de noites nubladas quase me fez desistir do evento, mas no fim, acho que foi muito bom. Sim, houveram algumas nuvens, mas nada muito pior do que em outros EBA que participei. No fim, foi um evento divertido, muito bem organizado e, como sempre eu volto com algumas imagens interessantes.

Dessa vez, ao contrário do que fiz nos outros eventos, começo publicando a que foi provavelmente a minha melhor captura do Décimo EBA, da Nebulosa Running Chicken. Eu fiquei muito feliz de conseguir esta imagem, por que as condições foram bastante adversas. A Nebulosa fica pouco tempo visível nesta época do ano, pois quando o Sol se põe ela está a pouco mais de três horas de também se por. Como está muito ao sul, também fica bem baixa a noite toda, vulnerável a mais nuvens do que estaria se estivesse mais próxima do equador celeste. E as noites foram nubladas principalmente no início durante esse EBA. Apesar disso tudo, com o setup bem ajustado, na segunda noite do EBA, eu consegui registrar a nebulosa desde o primeiro momento de escuridão e a segui sem problemas até que ela estivesse baixa demais para boas imagens.

Meu objetivo não era exatamente a nebulosa Running Chicken, mas as intrigantes nuvens escuras no centro da Nebulosa, chamadas de Aglomerados de Bok. Estas nuvens são áreas de formação estelar que estão muito próximas de formarem as suas estrelas. As da Nebulosa Running Chicken são provavelmente as mais bonitas, seu contraste com a nuvem de emissão da nebulosa permite uma profundidade única aos registros dessa região celeste. Na imagem acima podemos ver os aglomerados de Bok de Running Chicken bem no centro do registro, como pequenas manchas escuras. Clique na imagem para ver em tamanho maior.

Um comentário:

Eu tenho me esforçado para responder todos os comentários, mas posso demorar um pouco, ou mesmo esquecer algum. Por isso, peço paciência e não fiquem constrangidos de me darem um toque, caso eu esteja demorando demais.