quarta-feira, 17 de maio de 2017

Em Breve: Novas câmeras para Astrofotografia planetária e de céu profundo.

Quem me acompanha com mais frequência sabe que atualmente não dá pra comprar um novo equipamento todo dia (embora eu quisesse), principalmente quando estamos falando dos equipamentos principais para Astrofotografia: câmera, tubo óptico e montagem. Mas pelo menos uma vez por ano eu faço questão de comprar um exemplar destes equipamentos, para dar uma renovada no ímpeto astrofotográfico. Afinal, quando você compra um equipamento novo, principalmente câmera ou tubo óptico, de repente se vê com disposição para registrar todos os objetos que fotografou mais uma vez, afinal, sabe que agora poderá conseguir resultados completamente diferentes.

Atualmente eu tenho dois telescópios principais, um refrator ED de 102mm de abertura e um refletor newtoniano de 200mm, além de três lentes muito boas para astrofotografia, a "quase um telescópio" Canon 200mm F2.8 EF L USM II, a boa e barata 50mm F1.8 e uma última de 10-22mm, voltada para paisagens e campos enormes. Apesar do Refrator já estar meio velhinho e o focalizador de ambos os telescópios estarem precisando serem trocados, a óptica dos dois tubos está perfeita, então definitivamente tubo óptico não é algo para ser trocado. Bem, na verdade eu até gostaria de um refletor de 300mm de abertura, para quem sabe fazer imagens planetárias de tirar o fôlego, mas esta mudança iria exigir uma montagem maior do que a minha HEQ5 atual. E uma boa EQ6 está difícil de encontrar no Brasil por menos de 10 mil reais.

Mas, com a época das secas chegando em Brasília (talvez até seca demais desta vez) e os céus começando a ficar estrelados durante a noite, a vontade de gastar foi ficando mais intensa. E neste momento surge uma promoção do site Tellescópio.com.br com câmeras da QHY e da ZWO com 25 por cento de desconto. A compra é feita por encomenda e os produtos devem chegar em cerca de dois meses. Mas eu não resisti. E adquiri dois exemplares logo de uma vez. Uma QHY5-III 224C, para fotos planetárias, e uma Câmera QHY163M Mono - Cooled. São basicamente uma excelente câmera planetária e uma ótima câmera para céu profundo.

A pequena QHY5-III 224C será usada para captura de planetas e como guiagem da 163M.

A QHY5-III224C tem o mesmo sensor da consagrada ASI224MC. Ela me trará uma experiência diferente da câmera atual, me permitindo fazer imagens planetárias sem o uso de roda de filtros. Optei pela 224C e não uma com sensor monocromático porque gosto do balanço de cores que as câmeras coloridas conseguem com planetas. Esta câmera também tem muito mais sensibilidade do que a minha atual Expanse 120 e, combinando com a saída USB 3.0, deverá conseguir uma taxa de frames absurdamente alta. 

Já a QHY163M trará uma avanço incrível para a Astrofotografia de céu profundo. Ela tem 16 megapixels, contra 1,3 da minha atual Atik 314L+. Essa diferença de megapixels não reflete de forma justa a real diferença entre as câmeras, por que o sensor CCD da Atik, apesar de pequeno, tem pixels grandes e sensíveis, ainda assim, a versatilidade e os recursos do sensor da QHY163 deverão melhorar em pelo menos duas vezes a qualidade de minhas fotografias de céu profundo.

A QHY163M tem sensor de 16 megapixels do tamanho 4/3 (pouco menor do que o de uma DSLR de entrada) e resfriamento.


A brincadeira toda ficou em cerca de 5500 reais. Dói no bolso e, até as câmeras chegarem, certamente vou ficar bastante ansioso, torcendo para que tudo dê certo. Mas eu confio no site Tellescopio.com.br. Eles têm até um banner aqui no blog, mas não é por que eles me pagam por isso. O banner foi colocado sem qualquer custo porque considero que lojas de equipamentos astronômicos são fundamentais para a Astrofotografia Brasileira e precisam do apoio de aficionados como eu.

A promoção vai até o dia 30 de maio. Pelo que entendi do site, o esquema é o seguinte. Durante um mês as câmeras ficam em promoção, mas o Tellescopio só faz a encomenda ao fim da promoção, para poder fazer um pedido de um lote maior, conseguindo preço melhores. Você pode acessar o site clicando no link abaixo:




6 comentários:

  1. Andolfo porque vc não importa os equipamentos diretamente?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Eddy. Eu já importei algumas coisas diretamente. Tive experiências boas e ruins. Mas quando existe a disponibilidade do produto, a um preço que considero adequado, geralmente compro no Brasil.

      Excluir
  2. Parabéns pelas aquisições. Certamente irão mostrar excelentes resultados em suas mãos.
    Uma dúvida: reparei q pelas especificações a QHY163M é muito semelhante a asi1600mm. Além do preço, houve algum outro motivo para escolha da QHY?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Samuel. eu vi algumas pequenas diferenças. Tem mais memória interna, o que ajuda no carregamento dos frames e tem aquecimento na janela óptica. Parece que algumas ASI1600 deram problemas em condições de maior calor, gerando halos em volta das estrelas, por não terem este aquecimento.

      Excluir
  3. Olá Rodrigo,

    Excelente o seu sítio. Privilégio ter sítio como o seu em Português!!!

    Bem, observo há algum tempo e pretendo adentrar a astrofotografia, Ainda em dúvida quanto ao uso de vídeo câmeras ou mais "clássico", CCD e/ou DSLR.

    Vejo que você adquiriu a QHY5-III 224C. Pretende guiar com ela? PHD2? Que etipo de refrator voce utilizará para guiagem?

    A QHY163M é mono. É possível "colorir" no pos-processamento? Sei que as câmera mono são, em geral, consideradas melhores.

    Abraço e atenciosamente,

    Fernando

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Fernando, o brigado pelas palavras.

      Com certeza vou guiar com a QHY5-III 224C. Na verdade já estou guiando. Costumo usar um miniguider, que nada mais é do que uma buscadora de 50mm adaptada para guiagem.

      É possível colorir as imagens da QHY163m no pós processamento, mas só se você fizer imagens com filtros de cores diferentes, como RGB ou de banda estreita no Hubble Palette.

      Um grande abraço,
      Rodrigo.

      Excluir

Eu tenho me esforçado para responder todos os comentários, mas posso demorar um pouco, ou mesmo esquecer algum. Por isso, peço paciência e não fiquem constrangidos de me darem um toque, caso eu esteja demorando demais.