domingo, 21 de fevereiro de 2016

Vídeo: Tirando o Excesso de Verde de Astrofotografias

Estes dias um colega do Facebook, chamado Paulo Ricardo, apareceu com uma imagem que, após a integração no Deep Sky Stacker, ficou demasiadamente verde. Este é um problema comum com astrofotos feitas com câmeras coloridas e integradas neste software.

Após alguns passos eu consegui melhorar bastante a imagem do Paulo, usando algumas ferramentas do Adobe Photoshop CS6 e o plugin "Hasta La Vista, Green", disponibilizado na página Deep Sky Colors, do astrofotógrafo Rogelio Bernal, O resultado do processo você pode ver nas imagens abaixo:

Imagem original
Imagem após aplicações dos passos do vídeo.

Para mostrar exatamente o que foi feito nas fotos acima, eu fiz o vídeo abaixo, mostrando passo-a-passo como eu tratei a imagem e, mais ainda, como instalei e usei o plugin Hasta La Vista Green no Adobvo Photoshop CS6. Espero que gostem.



8 comentários:

  1. Rodrigo, voce poderia fazer uma materia sobre telescopio ATM s? seria legal com esse preço do dolar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente eu não conheço muito sobre ATMs, embora também achasse interessante saber mais sobre a área.

      Excluir
    2. voce poderia abrir espaço para uma coluna no seu blog, eu aposto de que voce anunciasse no seu facebook iria aparar pessoas dispostas a escreverem sobre esse assunto e outros. pense nisso!

      Excluir
  2. Olá Andolfato, ótimo vídeo. Você conhece alguma solução parecida para Gimp ou outro editor free?
    Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu uso muito o Fitswork, Roger. É gratuito e tem ótimas funções. Você conhece?

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Não conheço. Vou procurar, obrigado. É possível diminuir o verde também? É angustiante ter tantas fotos da t2i esverdeadas, rsrsrs.
      Abs.

      Excluir
    4. Na verdade, sem o Adobe é mais difícil. Um outro software que tira o verde muito bem é o Pixinsight, mas é um software pago.

      Uma boa solução é nunca salvar as imagens no DSS com as alterações do software. Salve sempre sem alterações e ajuste os níveis depois, a imagem fica com cores muito melhores.

      Excluir

Eu tenho me esforçado para responder todos os comentários, mas posso demorar um pouco, ou mesmo esquecer algum. Por isso, peço paciência e não fiquem constrangidos de me darem um toque, caso eu esteja demorando demais.