domingo, 8 de fevereiro de 2015

Voltando à Astrofotografia Planetária - Testando a câmera Expanse e o Refletor de 200mm




Júpiter em RRGB com Telescópio Refletor de 200mm F4.5, Extensor Focal de 5x e Câmera Mono Expanse.


Fotografia planetária nunca foi o meu forte. Eu até ensaiei alguns passos no início deste blog, mas nunca tive o equipamento adequado e sempre enfrentei seeings horríveis dos meus locais de  observação urbanos. E o sucesso na astrofotografia de seu profundo, aliada a minha constante falta de tempo para praticar este hobby, que é o meu preferido, me levaram a concentrar meus esforços em nebulosas, quase que abandonando a astrofotografia planetária.

Mas nos últimos meses eu finalmente dei alguns passos para entrar pra valer no registro de planetas. Primeiro adquiri um refletor de 200mm da Orion UK, que apesar de alguns problemas nos anéis de fixação e no focalizador, claramente tem uma óptica fantástica. Depois adquiri um extensor focal 5x, acessório fundamental para astrofotografia planetária, já que os 900mm de distância focal do refletor não seriam o suficiente para aproximar os planetas. Por fim, adquiri uma câmera monocromática dedicada a astrofotografia planetária, a nova Expanse, vendida pelo Armazém do Telescópio. Como eu já tinha uma roda de filtros e um conjunto de filtros LRGB. Bastava um céu limpo para começar.

E verdade é que eu demorei um pouco para estrear a Expanse, que ficou alguns meses guardada na caixa, mas como a varanda de meu apartamento está voltada para o Leste, estou num momento com poucas nebulosas para registrar, já que o Braço de Orion já está indo embora muito cedo e o de Sagitário ainda aparece muito tarde. Assim eu devo dedicar os meus próximos dois meses ao registro de planetas.

Não foi nada fácil começar na astrofotografia planetária. Todo o processo é muito diferente de se fotografar objetos de céu profundo, principalmente com uma câmera monocromática. A diferença mais sentida pra mim é a distância focal. Estou acostumado a fotografar com lentes de 50mm a 200mm e com telescópios de 600mm a 900mm. Pular para 4500mm, e com um sensor pequeno como o da Expanse, não é coisa simples. A buscadora tem que estar perfeitamente alinhada com o telescópio, caso contrário não tem santo ou Go-to que fará o planeta aparecer no sensor. Felizmente a minha buscadora, uma 9x50mm com diagonal, é firme e com imagem muito boa, fazendo encontrar o objeto a missão mais fácil da noite.

A maior dificuldade na primeira noite foi me entender com todo o processo mesmo. A montagem não estava bem alinhada e o telescópio estava bem descolimado. Eu fiz a colimação, com uma ocular de colimação, mas tentei alinhar a montagem depois, mas a movimentação fez o telescópio descolimar outra vez. Eu também fiquei perdendo tempo com vários ajustes de imagem até perceber que o melhor era zerar o ganho e filmar em 16 bits. Essa última questão foi algo de que gostei muito na Expanse e que certamente ajuda a explicar por que essas novas câmeras são melhores do que as Imaging Source, que trabalhavam em 8 bits.

O resultado da primeira noite não me deixou o cara mas feliz do mundo. Por incrível que pareça, eu só fiz uma captação de Júpiter da forma correta, com o ganho no mínimo e 16 bits, mas captei muito poucos frames. Foram 500 para o Luminance e cerca de 200 para cada cor. Depois, conversando com amigos, entendi que podia, e devia, ter captado muito mais. Da próxima vez devo inclusive eliminar a captação com o filtro L e somente captar com os filtros coloridos, por que, diga-se de passagem, achei o resultado da imagem com filtro vermelho muito superior em nível de detalhes a imagem captada com o filtro de Luminance.

O primeiro resultado não me empolga muito, mas eu vejo claramente que há muitas coisas para se melhorar. Com mais captações corretas e mais frames, espero resultados bem superiores no futuro.

O Setup Planetário, pronto para uso!


2 comentários:

  1. Parabéns pelo blog, to querenddo montar um setup parecido. Mas uma dúvida rodrigo, para dso como é a comparação desecom a de seu refrator? Abraços

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela foto. Também possuo uma Expanse mono e estou tentando aprender astrofotografia planetária. Depois posso lhe pedir umas dicas? Abraço!

    ResponderExcluir

Eu tenho me esforçado para responder todos os comentários, mas posso demorar um pouco, ou mesmo esquecer algum. Por isso, peço paciência e não fiquem constrangidos de me darem um toque, caso eu esteja demorando demais.