sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Na chuva, sobram (bons) reprocessamentos em Hubble Palette

Essa é provavelmente á pior época que eu pego em Brasília, desde que comecei na astrofotografia. Já faz mais de um mês que o céu não me dá chance para uma imagem nova. E eu já conto cinco montagens de setups que não deram em nada. Faz dois dias o céu até abriu quase que totalmente, mas assim que o setup estava pronto para as primeiras imagens, apareceram umas nuvens pequenas acima de minha cabeça, que logo viraram nuvens enormes e, meia hora depois, com o meu setup já devidamente guardado, estava chovendo.

O que me deixa mais triste ainda é a profusão de objetos fantásticos lá em cima esperando para serem fotografados. E a grande maioria é adequado a fotografia com lentes, o meu estilo preferido. E essas nuvens vão ficando e esses objetos vão passando cada vez mais cedo para o outro lado do prédio e eu vou ficando só na vontade.

Mas essas épocas horríveis de céu fechado acabam tendo umas poucas vantagens. Talvez a maior delas é que eu acabo passando muito mais tempo reprocessando imagens. Reprocessamento não é uma coisa simples, na maioria das vezes a alegria acaba quando eu resolvo comparar a nova imagem com a anterior, e descubro que não melhorou nada, ou pior, a antiga estava melhor.

Felizmente recentemente tive uma boa série de bons reprocessamentos, quase todos são devido a um domínio maior não do Photoshop, mas de um programa gratuito chamado Fitswork. Aprendi alguns macetes simples que tem me ajudado muito. Basicamente são: sempre juntar um Luminance com o RGB depois de juntar os três canais para a imagem colorida e aplicar o filtro Blur no RGB antes da junção. o filtro Blur, inclusive ajuda muito a corrigir os erros de alinhamento que eram comuns em minhas imagens anteriores, já que o blur deixa estrelas coloridas com uma cor uniforme.

Nebulosa Cabeça do Cavalo - Duas horas e meia de H-Alpha com a lente de 200mm se juntaram ao RGB captado com a lente de 125mm, no começo de 2013.

A Nebulosa da Lagoa, captada em H-Alpha com apenas 6 frames de 6 minutos pelo telescópio, recebeu o RGB de uma imagem feita com a Lente de 135mm

Esta imagem da Lagoa com a lente de 135mm, acompanhada da Nebulosa da Trífida, também está muito melhor.

Até a Lagoa captada pela Canon no Quinto EBA recebeu o Hubble Palette. Uma imagem com RGB de CCD e Luminance de DSLR não é lá algo muito comum.
Eu já havia processado essa imagem de NGC6188 duas vezes, mas só agora consegui o resultado que esperava.


3 comentários:

  1. Parabéns Rodrigo, ficaram muito boas. O tempo aqui também está ruim, alias péssimo, eu até agora ainda não consegui capturar os objetos dessa época. Acontece como você falou abre um pouco e do nada surgem as primeiras nuvenzinhas e acaba fechando de vez.
    Fazer o que né, ter paciência.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Eldio, essa é uma época que tem que ter muita paciência e esse ano parece que está pior. Vamos torcer por uma coler de chá em janeiro!

      Excluir
  2. Olá, estou iniciando na astrofotografia, tenho uma Samsung nx1000 que comprei quando procurava uma DSLR mas o preço da nx1000 tava mais em conta ja que achei uma promoção por 750,00 reais. Gosto muito de astronomia muito mesmo é simplesmente é meu mundo, tengo bastante conhecimento em astronomia e tbm em localizar objetos , amo nebulosas e aglomerado e é meu sonho poder registra estas maravilhas e tbm para eatudar elas apartir das das minhas fotos seria mais dovque um sonho realizado. Se puder me ajudar gostaria de saber em qual equipamentos envestir de inicio e quero aprender abprocessar minhas imagens comba camera fixa por enquanto e assim tirar o máximo de aproveito dela, ano que vem pretendo adquirir uma lente canon 200mm mas quero saber sua opinião primeiro para nao comprar nada errado haha. Bom espero que me ajude se possível.
    Obtigado des de já.
    Belas fotos Parabéns, espero um dia chegar nesse nível. :)

    Abraços.

    ResponderExcluir

Eu tenho me esforçado para responder todos os comentários, mas posso demorar um pouco, ou mesmo esquecer algum. Por isso, peço paciência e não fiquem constrangidos de me darem um toque, caso eu esteja demorando demais.