domingo, 14 de julho de 2013

Sexto EBA: Alpha Centauri, Hadar e, principalmente, Proxima Centauri


Clique na imagem para ver maior

Chegou a hora de começar a mostrar as fotos que fiz no Sexto EBA. Começo com a primeira foto de Wide Field que fiz. Os alvos foram as estrelas Alpha Centauri e Hadar. Uma das poucas áreas que não estavam cobertas por nuvens naqueles primeiros momentos da noite de sexta-feira em que o EBA começou (os dois primeiro dias tiveram algumas nuvens que depois sumiram, para alegria de todos).

Trata-se de uma imagem simples, composta por 32 frames de apenas 45 segundos de exposição, feitos com a Canon T2i sobre a montagem CG-5GT e com a lente de 135mm. Vale lembrar que a minha CG-5GT, que parecia estar com problemas, trabalhou muito bem no EBA, me deixando mais tranquilo em relação a seu funcionamento. Com o passar dos dias, eu fui aumentando o tempo de exposição, enquanto aperfeiçoava o alinhamento da montagem.

O mais legal da foto acima é que o objeto mais interessante para mim é apenas um pequeno ponto vermelho, que aparece misturado com a infinidade de estrelas. Trata-se de Proxima Centauri, a terceira estrela do sistema de Alpha Centauri, composto por duas estrelas de tamanho próximo ao Sol e uma anã vermelha, Próxima Centauri. Esta estrela é conhecida por ser a mais perto da Terra depois do Sol e é curioso que seja tão difícil de achar. Também acho surpreendente que esteja a enormes 0,2 anos luz de seu sistema central. Plutão, por exemplo, está a apenas 5 horas luz do nosso Sol. A estrela é considerada como parte do sistema de Alpha Centauri por estar presa gravitacionalmente às duas irmãs maiores, orbitando em torno do centro gravitacional das duas.

Abaixo eu fiz um crop da imagem acima. Neste crop vemos a posição de Proxima Centauri. Me surpreende ver como a estrela esta longe de seu sistema central e também por ser pouco tão pouco brilhante para a estrela mais próxima do Sol. Deve ser pouco visível até mesmo de um planeta em seu sistema central, brilhando como uma estrela pálida no céu. Já li histórias de que se desconfiava que o nosso Sol também teria uma estrela vermelha o orbitando, chamada Nêmesis, mas nunca foi encontrada e provavelmente nunca será, pois a sua ação gravitacional já teria sido identificada.

Proxima Centauri. A estrela mais próxima do Sistema Solar é o ponto vermelho ao lado da seta.


7 comentários:

  1. A próxima Centauri é realmente um faisco uma coisinha minúscula. Parabéns pelo gosto em explorar esse sistema. Meu abraço;

    Fidelis

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Rodrigo, especialmente pelo interesse em destacar este detalhe tão bacana...eu queria ter feito algumas fotos com minha lente de 18-135mm em 18mm, mas estava muito cansado para tentar..Fica para o verão no sertão ou para próximo EBA.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Rodrigo! Muito bacana! Gde abraço!
    Marcos

    ResponderExcluir
  4. Meu Deus do céu, eu não tinha ideia de quão minúscula ela era..parabéns pela foto.

    ResponderExcluir
  5. Imagem sensacional, e como ela é pequena! Só uma dúvida Rodrigo: Como você conseguiu identificar ela no meio dessa quantidade tão grande de estrelas?

    ResponderExcluir
  6. Olá Rodrigo, passei aqui pra comentar um fato que não tem haver com a Astronomia, mas precisava vir aqui mencionar o quão foi importante como iniciativa de mudança de atitudes minhas (Resolvi mudar, e começar do zero) a partir de um antigo Blog seu sobre concursos! Eu era um leitor assíduo, e mesmo com o fim do blog, e depois de muito tempo, algumas de suas citações permaneceram em minha mente, algo como: " Via aquela multidão no local da prova, mas estava confiante" "Mesmo sem saber o que era próclise, mesóclise, agora já não é hora de pensar nisso, tinha que confiar no que havia estudado" você sempre dizia do hábito de ler, o quanto era importante, o quando seria uma (base fundamental) nos mundo do concurseiro! Então, me obriguei a fazer pelo menos uma leitura diária, acabei criando hábito e sentindo prazer no "novo universo" e cresci demais, tanto na mente e como pessoa! Sonho em entrar para a Polícia Federal, mas até lá, tenho um tempo ainda de estudo forte pra chegar lá! depois de perder em três outras concursos (antes de realmente querer mudar) fiquei feliz em saber da minha aprovação na prova objetiva da Polícia Militar, sei que é um curso de nível médio e é não tão difícil quanto os concursos de nível Federal, mas considero uma vitória importante, visto que eu achava que jamais conseguiria! Enfim, obrigado! e grande abraço

    ResponderExcluir
  7. Olá amigo! A Celestron CG-5 aguenta um OTA 254mm para observação visual? Tenho um desses, da Skywatcher, de 1200mm de distância focal, em montagem dobson, mas estou sentido falta de motorização e queria ganhar tempo com o GoTo. O problema é que é tubo retrátil. Você acha que seria viável? Obrigado!

    ResponderExcluir

Eu tenho me esforçado para responder todos os comentários, mas posso demorar um pouco, ou mesmo esquecer algum. Por isso, peço paciência e não fiquem constrangidos de me darem um toque, caso eu esteja demorando demais.