quinta-feira, 27 de junho de 2013

Qual foto da Lua você prefere? Com ou Sem tratamento.

Vou levantar uma questão interessante aqui no Blog. Recentemente eu postei duas fotos da chamada Super Lua de 23 de junho, evento em que a lua está mais próxima da Terra durante a Lua cheia. As duas fotos foram muito bem recebidas pelas pessoas. Juntas totalizaram cerca de 2 mil partilhas no Facebook. Um recorde para este astrofotógrafo.

A diferença entre as duas fotos é que a primeira, foi publicada quase sem processamento, mostrando o disco da Lua quase todo branco. A segunda recebeu um tratamento mais apurado. Foi alinhada, teve as cores ajustadas, mas, acima de tudo, recebeu o complemento de uma outra foto da Lua, tirada alguns minutos depois, com um tempo de exposição muito menor. Neste segundo "frame" o cenário em volta estava todo escurecido e por isso os detalhes do disco apareceram claramente. 

Juntar imagens com tempo de exposição diferentes é uma técnica muito celebrada em fotografia, chamada HDR. ela é usada frequentemente por que os sensores das câmeras parecem ser muito mais sensíveis do que nossos olhos. Por isso, quando fotografamos uma pessoa contra a Luz, corremos o risco da foto mostrar apenas o contorno da pessoa, sem nenhum detalhe. Já em astrofotografia este tipo de artifício pode ser considerado uma alteração na imagem.

Por isso tudo estou publicando abaixo as duas imagens feitas durante a última Super Lua e, na enquete acima, peço para vocês votarem de qual imagem gostaram mais. Também acharia legal se comentarem os motivos no campo de comentários deste post.

Um grande abraço a todos.

                                                  A imagem da Lua SEM tratamento



                                                  A imagem da Lua COM tratamento


5 comentários:

  1. Prezado Adolfato,

    A foto com tratamento é realmente em belo trabalho realizado, inclusive dando para visualizar bem os mares da lua. A foto sem tratamento também é digna de ser publicada. Parabéns.

    Paulo Furlan

    ResponderExcluir
  2. Rodrigo sem dúvidas o resultado final, até porque hoje em dia ninguém posta uma foto sem dar um "trato" e o fato de ter uma segunda foto para ter esse resultado não desmerece nada. Outra coisa, a foto ficou bacana, sem exageros, está natural. Como o Paulo comentou as duas estão boas mas a última, ótima.

    ResponderExcluir
  3. Rodrigo, a com tratamento a meu ver é bem mais interessante pois há aumento nos detalhes, é como se fosse o "algo a mais" de um trabalho bem feito.

    Parabéns

    Renato Veras

    ResponderExcluir
  4. Achei as duas fotografias sensacionais, mas a sem tratamento ficou mais natural. A fotografia com tratamento, não sei se é por causa dele ou não, ficou meio esquisita por conta desta luz acinzentada na borda superior da Lua. Cara, parabéns por tudo que tem feito e mostrado neste espaço.

    ResponderExcluir
  5. Achei as duas fotografias sensacionais, mas a sem tratamento ficou mais natural. A fotografia com tratamento, não sei se é por causa dele ou não, ficou meio esquisita por conta desta luz acinzentada na borda superior da Lua. Cara, parabéns por tudo que tem feito e mostrado neste espaço.

    ResponderExcluir

Eu tenho me esforçado para responder todos os comentários, mas posso demorar um pouco, ou mesmo esquecer algum. Por isso, peço paciência e não fiquem constrangidos de me darem um toque, caso eu esteja demorando demais.