quarta-feira, 3 de junho de 2009

DE OPERADOR DE COMPUTADOR A ANALISTA DO BANCO CENTRAL - A História de um Concurseiro - CAPÍTULO FINAL


Pessoal, após muitos anos no ar, a série sobre como me tornei analista do Banco Central foi finalmente convertida em livro e está disponível para venda na Agbook. Clique na imagem abaixo para acessar a loja:


101 comentários:

  1. meu estou sem palavras!!! eu nunca acompanhei com tanta ansiedade o final de uma história como pela a sua. Parabéns por tudo e um grande e sincero Obrigado. Obrigado por palavras que fiz como minhas e que acredito muitos também tenham feito o mesmo.
    Agora espero apenas comemorar a minha nomeação como você!!rs...
    Abraço e sucesso

    ResponderExcluir
  2. Rodrigo--Interior de Sp3 de junho de 2009 às 02:19

    Que Demais Xará!!Demais a sua Luta,sua conquista,de poder acompanhar sua História,essa que na qual em momento algum,VC foi lá,e tenha pisado e ou humilhado alguém,que muito pelo contrário, foi alvo aí de injustiças e humilhações, mas que momento algum, fez VC querer desvencilhar do caminho aí!Demais mesmo!!Serve como um Grande Incentivo quem Leu e ou irá Ler isso aí...A Perseverança, a Luta, a Força de vontade, contidda nesta Tua história é algo Contagiante, que enche os olhos aqui da Gente!PARABÉNS!!!E mais uma vez OBRIGADO, por compartilhar desta Experiência aqui Conosco!!!SAÚDE e SUCESSO pra Ti e pra Toda essa sua Familia Maravilhosa!!!SEMPRE!!!Abraços!Do seu Xará aqui do Interior de Sp!;)

    ResponderExcluir
  3. CONGRATULATIONS!!!
    Rodrigo muitos e muitos parabens, pela sua grandiosa vitoria! te agradeço muito por voce ter compartilhado essa grande vitoria de grande motivaçao de que devemos acreditar nos nossos sonhos e lutar por ela e nunca perde as esperanças..
    foi muito bonito essa sua atitude de mostra a sua saga ate o bacen, isso mostra a pessoa boa e humilde que voce é.. nao foi a toa que voce foi um grande merecedor dessa vitoria!
    meus parabens!
    te desejo muitas felicidades p/voce e sua esposa e toda sua familia.
    grand abraço!
    J.D/PHOEBUS

    ResponderExcluir
  4. Maria Moura (Mãe do Rodrigo)3 de junho de 2009 às 03:15

    São pouco mais de três da manhã. Fiquei estudando até agora, e só quando estava desligando o computador, lembrei que seria ontem o seu capítulo final. Não tem como ler e não lembrar toda a emoção que vivemos nesses dois anos. Sobretudo, naqueles últimos dias. A sua ansiedade era a minha. Tanto, que por vezes, eu chegava às notícias antes que você. Por vezes, acreditei também que já não iria dar. Tentei até mesmo te consolar, dizendo que teria muita coisa boa te esperando pela frente. Mas, no fundo, não queria desistir de torcer por você. E valeu a pena casa sufoco, cada vitória que vivemos. E você me ensinou muito nesses dois anos. Disciplina, camaradagem, confiança. Nunca se entregou às críticas que tentavam te segurar. Essa foi a maior lição que uma mãe pode receber de um filho.

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pela belíssima história! Você merece tudo que tem, pois mostrou garra e perseverança! que Deus o abençoe!

    ResponderExcluir
  6. Parabéns Rodrigo,

    Sua história e a forma como vc conta emociona!

    Danilo

    ResponderExcluir
  7. Me emocionei com sua história. No momento, não consigo controlar as lágrimas.
    É uma linda fase que vivenciou.
    Obrigada por compartilhar isso conosco e, principalmente, aumentar ainda mais a motivação de inúmeras pessoas que vivem situação semelhante a sua.
    Muito sucesso e alegrias a você.
    Ah!! Parabéns pela série. Além de ter o dom de estudar e persistir nos seus sonhos, você também tem o dom de escrever muito bem e envolver profundamente os leitores em sua história.
    Se escrever um livro, com certeza eu o comprarei.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  8. Rodrigo,
    Acompanhei todos os capítulos, todas as madrugadas acessava o blog a espera de um capítulo novo. E, felizmente e ao mesmo tempo infelizmente, o último capítulo chegou. Vai deixar saudades. Era uma dose a mais para a minha motivação.
    Parabéns por sua trajetória, por sua persistência, e por sua atitude de divulgar a história, ajudando a inúmeras pessoas. Também é importante parabenizá-lo por sua escrita envolvente. No último capítulo, me emocionei muito, o que me inspirou a postar esse comentário.
    Se você escrever um livro, com certeza o comprarei.
    Muito Sucesso, Saúde, Amor e Deus!
    De sua mais nova fã, Michele.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  9. Parabéns Rodrigo! Haja coração! Acho que você retratou bem o que ocorreu com os excedentes do concurso de 2005. Todos nós, em maior ou menor grau vivemos experiência semelhante, só que você conseguiu descrever a sua e com bastante emoção.
    Amei a sua história.

    ResponderExcluir
  10. Rodrigo, foi show te acompanhar durante essas semanas! Sua história fica como um exemplo de determinação, força e coragem para mim. Agradeço a Deus pela oportunidade de tê-lo conhecido um pouco. Que Deus continue te abençoando. Abraços!

    ResponderExcluir
  11. Oi!!!!!!Rodrigo..acompanhei toda a sua história e me emocionei, fiquei ansiosa, triste e alegre...acredito que quando somos sinceros e fazemos com o coraçõa Deus nos dá a sua benção (pq ele só quer isso o que vc fez...acritar em vc mesmo e colocar o coração em tudo até neste blog).
    Parabéns pelo sucesso...suas palavras me incetivaram a continuar a estudar e sei que tb irei conseguir.

    Beijocas e já estou com saudades!!!!!!

    ResponderExcluir
  12. Irmã caçula do Rodrigo3 de junho de 2009 às 11:36

    Como a vida de uma pessoa pode mudar as de outras também...sou irmã do Rodrigo ( não escrevo como ele ) e quero deixar para vocês o meu depoimento também:

    _ Esse ano muita coisa mudou....eu trabalhava numa empresa na qual era apaixonada e decidi sair para cuidar da minha família, irei explicar como tudo começou.
    Meu irmão, como vocês já sabem, foi para o Bacen , e como de costume prometeu seu primeiro salário para ajudar as pessoas, e uma dessa pessoas seria eu.
    Ele iria pagar uma faculdade pra mim, pois queria crescer na empresa e somente cursando um curso superior conseguiria.
    Porém, veio a crise...e com ela todos os concursos internos foram cancelados.
    Em casa o meu marido ( E...)vivia deprimido e triste com o trabalho e a vida que estava levando, queria muito voltar a estudar, mas não tinha forças sozinho.
    Derepente escutei uma voz ( como se alguém tivesse falando comigo no meu pensamento)dizendo:...você tá fazendo errado...nesse momento tem que investir nele...( no meu marido ).
    Aí me veio a idéia. Pediria para o Rodrigo ao invés de pagar a minha faculdade ele pagaria um curso preparatório para concursos para o E..., e ele concordou.
    Desse dia toda a nossa vida mudou completamente!!!
    Primeiro, teria que sair do meu trabalho por causa do horário, afinal, o curso era das 18:00 às 23:00h, durante um ano, ou seja, seria impossível conciliar com o serviço.
    Em fevereiro, uma semana antes do curso começar fui desligada da empresa.
    Uma coisa afirmo para vocês. NÃO É FÁCIL TOMAR ESSA DECISÃO!!! Largar sua vida seus projetos e dedicar exclusivamente a sua família.
    Hoje, já tenho resultados dessa escolha.
    Não sabia, mas a minha filha de 7 anos estava com grandes dificuldades na escola e levava uma vida muito sedentária.
    Em poucos meses ela já recuperou o tempo perdido estando no mesmo grau de aprendizagem dos colegas e virou atleta de natação, participando até de campeonatos.
    Não tem um dia que o meu marido não me agradeça pela escolha que fiz, dizendo que está passando pela melhor fase da vida, podendo estudar com tranquilidade até de madrugada.
    Eu perguntei para ele: - Qual o seu maior sonho...o que você quer ser?
    E ele me respondeu.....eu disse: - Então você vai ser!!!
    Essa atitude só foi possível graças ao apoio da família, que acreditam no nosso potencial.
    Quiz deixar também um pouco da minha história para dizer que também estou na luta como vocês...e lembrem-se SÓ NÃO CONSEGUE QUEM DESISTE!!! Vamos a luta pessoal!!!

    ResponderExcluir
  13. Parabéns Rodrigo! você merece está onde está agora, lendo sua história pude viver um pouco do que viveu; de angústia a alegria.. levando a um final emocionante e merecidamente Feliz!
    Parabéns mais uma vez e sucesso sempre!

    Steven.

    ResponderExcluir
  14. Parabéns. Obrigado pela lição de vida.

    ResponderExcluir
  15. Deixo meus parabéns pelos seus relatos, isso nos mostra que é possível sim, as vezes duro, mas possível. Um capítulo melhor que o outro. Parabéns pelo seu sucesso, sua história de vida, humildade e apego a família. Vc realizou o sonho de muitos brasileiros hoje em dia. Ter um trabalho digno, ( fazer um bom trabalho por ele ) e não esperar um cabide. Sucesso...e agora pense em revelar as dúvidas das pessoas nos vários posts que recebeu...rs, mas isso é uma outra história.

    Carlos

    ResponderExcluir
  16. Rodrigo,
    Emocionante...Fico muito feliz por sua conquista e triste em saber que o livro acabou...
    Gostaria,se possível,que você postasse um extra relatando como é o dia a dia de um funcinário do BACEN e se possível que respondesse minha mensageno no Orkut...Grata,
    Karla Engelke.

    ResponderExcluir
  17. Muito boa essa história.

    Parabéns!

    Que bom saber que todos que passaram e estão neste caminho sentem as mesmas coisas: medo, ansiedade, tristeza e às vezes uma sensação de capacidade. Porém, quando uma pessoa que venceu, como você fez, nos conta como tudo ocorreu essa vitória nos motiva de uma forma tão intensa que joga todos esses sentimentos ruins para fora.

    Obrigado por ter compartilhado esta conosco.

    ResponderExcluir
  18. Rodrigo, li a sua história toda, realmente é motivadora. Gostaria que você publicasse algumas bibliografias, como: direito adm e português principalmente. Quando o livro lhe traz uma linguagem acessível, facilita os estudos.
    parabéns !

    ResponderExcluir
  19. Realmente eu quero fazer alguns posts com dicas, falar sobre o Banco, sobre outras coisas de concursos e de alguns livros pessoal. Só peço paciência. Estes posts serão publicados conforme a disponibilização de tempo, que atualmente é bem escasso, mas estarei sempre me esforçando para trazer informações úteis neste blog.

    ResponderExcluir
  20. Olá, Rodrigo.

    Em primeiro lugar, meus parabéns por essa grande conquista. Em suas palavras, você não deixa dúvidas de que o caminho até a vitória não é dos mais fáceis, o que faz dele até mesmo mais importante do que vitória em si, não é verdade?
    Em segundo lugar, meus parabéns pelos posts; muito bem escritos! Assim como muitos comentaram aqui, comigo não foi diferente: sua história me emociona, me incentiva e me deixa na expectativa do que vem a seguir!
    Eu, como você, abri mão de um emprego tido por muitos como bom. Sou professor e cheguei a ganhar relativamente bem como tal. Porém, como bem consta do dito popular, dinheiro não é tudo. Assim como você, tomei a difícil decisão de seguir outro caminho, embora o destino seja o mesmo, ou seja, realização profissional e felicidade pessoal.
    Agora estou me preparando para concursos públicos. Meio que "atirando pra tudo quanto é lado" ainda, mas com fé de que, com esforço e dedicação, meu dia também vai chegar.
    Sua história me lembrou muito de um poema do Robert Frost, poeta norte-americano do século passado, de nome "The road not taken". Segue abaixo o link com o poema e uma tradução livre de Olegario Schmitt.
    http://blog.oleschmitt.com.br/index.php/2006/11/02/the_road_not_taken
    Estou esperando - com certa ansiedade, confesso - pelo que vem a seguir. Achei bem interessante sua idéia de postar dicas sobre concursos e informações sobre o trabalho e o dia a dia no BaCen. Ao que me parece, você, com seus ótimos posts, conseguiu conquistar vários admiradores. Não nos abandone! rs
    Bem, por ora é só. Felicidades a você e a sua família!

    Um grande abraço,
    Mauricio

    PS: Meu sonho de consumo no mundo dos concursos públicos é a prova para o Instituto Rio Branco. Como você bem disse há alguns posts atrás, é um dos concursos mais difíceis do Brasil. É um sonho distante, mas não impossível...

    ResponderExcluir
  21. Passei por uma história bem parecida. Fiquei como excedente para o cargo de Analista (Área de Economia) da Agência Nacional de Águas. Eram 4 vagas pra economista e por 1 ponto fiquei em 5o lugar. O 4o colocado havia feito 66 pontos e eu fiz 65 pontos. Tive que esperar por 8 longos meses para ser nomeado como excedente. Minha rotina de acompanhamento no Fórum do CorreiWeb também foi parecida. Acho que até a tinta da tecla "F5" do meu computador no meu antigo órgão (Min. das Cidades) desapareceu! Hehehehe... Mas ainda bem que deu tudo certo e a nomeação dos excedentes saiu mais ou menos 3 semanas antes do concurso vencer. Fiz o curso de formação bem apreensivo, estudei bastante e acertei 92% da prova. Hoje em dia, estou aqui na ANA ralando bastante e bem feliz! =) Abraços

    ResponderExcluir
  22. Enfim termina a história que futuramente irá me ajudar muito e enriquecer muito os meus estudos. Uma coisa que é bem perceptível, é o seu esforço com tudo. Um abraço e parabéns!!!

    ResponderExcluir
  23. Rodrigo, Parabéns cara. Você não sabe intensidade que sua história maravilhosa deixa em nossos corações, sua determinação, disciplina, garra, confiança superou todos os obstaculos e hoje vc aproveita sua vitória.
    Ficamos felizes por você, mas tristes pelo final do livro. É claro que o blog não ira acabar, escreva cara, escreva nem que seja seu dia a dia, hahahaha quando leio seu blog tenho força e vontade de vencer, vc conseguiu passar isto muito bem para todos.

    Um grande Abraço, caloroso, Daqui de Uberlândia que esta fazendo frio.

    PS. As vezes penso que nada é por acaso e como o mundo é pequeno. Fiz Pós graduação na UFU e a Prof. Karém cadastra todos seus alunos no email da Fagen e sempre ela manda email para todos, divulgando vagas e informações. Um dia cheguei cansando do curso preparatório e entrei no meu email e lá estavo vc a citando em seu blog, cara li tudo, e sua história me da forças, sempre quando estou cansado em lembro de vc e o quanto fez por merecer ai ganho mais força.
    E lendo seu blog tb em uma foto sua no curso do BB reconheci um amigo. hahahaha, Quando encontrei ele disse que havia visto uma foto dele no curso para o BB e disse que ele conhecia o tal Rodrigo..... e ele disse que lembrava sim como um cara que sempre colocava seu pensamentos. é Rodrigão o mundo é pequeno hahaha cara um grande abraço e fique com DEUS.

    ResponderExcluir
  24. Muito show. Parabéns Rodrigo, seria um ótimo filme. MUito legal sua história de sucesso. Parabéns e obrigado por compartilhar conosco essa bela história.vlw.

    ResponderExcluir
  25. Muito bom, parabéns!!!

    Giva

    ResponderExcluir
  26. Olha, não comentei antes porque eu precisava ver como ia se desenrolar essa História... desde o primeiro momento que citou a minha querida UFU e que morava perto dela (como eu) já fiquei meio :O não sabia que tu era daqui também =}
    A sua trajetória é sem comentários. Acompanhei cada episódio à espera do próximo e sempre com uma ânsia de querer falar algo, se mostrar alguma identidade, falar poxa, eu tbm sou assim, eu tbm fiz isso, tbm acho isso certo e aquilo errado. E no fim, só teria a dizer o que posso dizer num comentário mesmo:
    Parabéns, pelas conquistas, pela história, pelo blog. É tudo demais, ótimo e seus números mostram isso. Abraços

    ResponderExcluir
  27. Acompanhei todos os capitulos, e estou muito emocionada e determinada a encarar esse concurso que se aproxima, pois vc nos mostrou que TUDO E POSSIVEL BASTA ACREDITAR EM SI MESMO!Obrigada mais uma vez, e por favor nao nos abandone!!!Gostaria de dicas de bibliografi e tudo que puder nos oferecer.
    Que Deus abencoe vc e sua familia Rodrigo!
    Abracos
    VanessaSP

    ResponderExcluir
  28. Pessoal, valeu pelos comentário! Vocês enriquecem demais este Blog com suas palavras, sendo que alguns deixaram verdadeiros depoimentos, que emocionaram a mim e tenho certeza que também aos leitores desta série!

    Um grande abraço a todos!!!

    ResponderExcluir
  29. Seu blog é maravilhoso. Meu marido é do BACEN, e também tem orgulho da Instituição. Sou serviodra pública e futuramente, quem sabe, sua colega de trabalho. Parabéns por dividir a su hitória e muito sucesso na sua carreira.
    Deus o abençoe,
    Anna

    ResponderExcluir
  30. Parabéns Rodrigo.
    Vc é uma inspiração para concurseiras como eu... em alguns momentos pense em desistir, mas em seguida Deus me dá forças para continuar.
    Que Deus te abençoe mto.

    ResponderExcluir
  31. Rodrigo, vi muito, mas muito de mim em você! Desde a faculde e, agora estou na fase "Banco do Brasil" (não no Banco, mas em situaão muito semelhante). Ler isso me inspirou muito a correr atras dos meus sonhos! E parabens pela sua eposa e familia, que estiveram sempre ao seu lado! Pode ter certeza que uma outra parte importante da sua vida foi ter descrevido esta experiência a tatas pessos que, assim como eu se sentiram inspiradas com sua história! Parabéns!

    ResponderExcluir
  32. Rodrigo Andolfato disse...
    Acho que o autor do último comentário esqueceu de identificar-se! Se alguém souber quem era me avise depois! Rssss!

    Rodrigo, fui eu que deixei o comentário, mas vc não me conhece mas conheço pessoas com quem conviveu alguns momentos de sua vida. Não posso me identificar, posso falar meu nome Fernando. Mas nada mais que isto sou um concurseiro oculto, onde trabalho quem fala em concurso coloca a corda no pescoço, e no momento não posso arriscar. Mas tudo de bom. UM GRANDE ABRAÇO.

    ResponderExcluir
  33. Rodrigo,
    Passei pelos mesmos sentimentos que vc no Banco do Brasil e hj ja com 8 anos de banco nada mudou.Este blog é um incentivo pra que eu possa de fato mudar minha vida.Obrigada.Fernanda

    ResponderExcluir
  34. Eu torço muito pra um dia saber que algumas das pessoas que acompanharam este Blog tenham conseguido atingir seus objetivos! Quem sabe até como novos colegas. Um grande abraço a todos!

    ResponderExcluir
  35. Só tenho uma coisa a dizer ... Parabéns!!!!
    Aliás, tenho outras...
    Alguns dias atrás escutei uma frase “Quando mudam as atitudes, mudam as perguntas.”
    E foi isso o que aconteceu com você, mudança de atitude creio que em toda sua trajetória descrita aqui no Blog.
    Sou formado em economia e vou tentar o próximo concurso do Bacen e para Brasília, só espero ter a mesma garra que você e a mesma percepção!

    Quem sabe não nos encontraremos ainda pelos corredores do Bacen?
    Grande abraço!!!!

    ResponderExcluir
  36. Inicialmente parabéns por sua determinação e pela generosidade em divulgar a sua história e com tal atitude ajudar outras pessoas.
    Agora um pedido: Como vc. trabalha o BC e no edital do último concurso para analista não foi especificado as atribuições dos cargos por área(apenas genericamente foram informadas as atribuições de analista como um todo), vc. poderia fazer uma síntese destas atribuições por cada área(1,2,3,4 e 5)?

    Desde já Grato,

    Geo

    ResponderExcluir
  37. Geo, eu não sei muito sobre os cargos. Acho que as áreas 1 e 2 são TI, a 3 é para economistas, a quadro para fiscalização Bancária. A cinco, a minha, é para administradores. Na verdade, quando você entra no Banco eles avaliam muito o seu perfil antes de te colocarem numa área. Eles não deixam você de para-quedas em qualquer lugar não, fazem entrevistas, avaliações, para ver onde cada funcionário pode ser melhor aproveitado. Eles também consultam você para saber, das áreas disponíveis, quais vc tem mais interesse de trabalhar. É claro que nem sempre a área dos seus sonhos vai estar disponível.

    Um grande abraço
    Rodrigo

    ResponderExcluir
  38. O problema é que o candidato, tem que escolher a área para qual vai concorrer, no ato da inscrição. Pelo menso foi assim até o concurso anterior. Mesmo assim obrigado pelas informações.

    ResponderExcluir
  39. Geo, na hora da inscrição o que realmente vale é o conteúdo das matérias específicas de cada Área, que aparece no Edital. Veja qual Área possui mais matérias específicas de sua afinidade, e de preferência que você já tenha uma boa carga de estudo anterior. Foi por isso que fiz a Área 5. Eu vinha de dois concursos com matérias parecidíssimas e era formado na área. Eu já tinha até desanimado com o concurso do Bacen, mas na hora que vi a matéria pedida na Área 5 vi que teria chance.

    Em resumo, aconselho a pegar o edital, ler com atenção as matérias específicas e avaliar em qual Área você tem mais chance de passar. Uma vez dentro do Bacen as possibilidades são enormes.

    ResponderExcluir
  40. Parabéns, acompanhei cada capitulo e me emocionei com sua história, quero brevemente viver a minha, sabendo que tudo é possível ao que crê em Deus e que trabalha incansávelmente por sua vitória, parabéns campeão, você merece cada passo que conquistou!

    ResponderExcluir
  41. Shyrleide - Recife Pe9 de julho de 2009 às 21:22

    Rodrigo, parabéns! Sua historia de vida é ótima e relamente me serve de incentivo. Muito sucesso na vida, saude e paz pra sua família.

    ResponderExcluir
  42. PARABENS PARABENS.

    Muito emocionare ,cara eu to estudando pro tecnico do Bancen mas sou meio marrento para ler ,mas depois da tua historia so foi um animo a mais eu li tua historia num site dai procurei e achei esta preciosidade de seu blog parabens.

    ResponderExcluir
  43. parabens Rodrigo!
    esse seu livro me emocionou muito,desde o primeiro capítulo.agora leio o último capitulo com lagrimas nos olhos vendo q vc alcançou seu objetivo,vc me deu forças tbm pra lutar e nao desistir dos seus sonhos,muito obrigado!
    espero q seu livro esteja nas bancas,concerteza eu irei compra-lo!]

    um grande abraço de mais um fã seu.

    Edimar

    ResponderExcluir
  44. Rodrigo, meus sinceros parabéns. Você demonstrou por meio de palavras o sentimento de todo concurseiro que sonha com um cargo no serviço público federal. Sabe, foi através do seu blog que optei por estudar para o Bacen. Vi os livros que utilizou em 2005 e adquiri tais obras para me preparar para o concurso que deve surgir em alguns meses. Sua história prova que, com perseverança e dedicação nos estudos, qualquer objetivo pode ser alcançado. Obrigada mais uma vez por compartilhar sua experiência conosco, mostrando-nos que tudo é possível àquele que luta e permanece firme nos seus propósitos até o fim. Que Deus continue a te abençoar com o melhor. Um grande abraço. Danivite.

    ResponderExcluir
  45. Sua história é muito parecida com a minha... trabalhei em Banco (privado), não em agencia, mas interno, e sofri muito! Horas e mais horas extras, entras às 5h da manhã sair as 22h da noite... enfim, pouco mais de 1 ano nessa rotina... foi quando comecei a me questionar, até que ponto esse sacrifício vale a pena. Confesso... sou apaixonada por esse ramo de atividade... em 1 ano de trabalho tive a melhor nota na avaliação de desempenho possível... mas, o salário não valia a pena... e isso pesou demais! Com algumas reservas (financeiras) que fiz decidi sair... pedi demissão! Estou a 3 meses desempregada e estudando para concursos públicos... me bate um desespero, às vezes... também pensei em ir para a chácara me refigiar! hahaha mas não o fiz... e também não paro de sonhar com o antigo emprego no banco... não quero me encontrar com os amigos que fiz lá, apesar de adora-los, porque sinto vergonha e medo de suas críticas... meus pais me dão um grande apoio em relação aos meus estudos... mas, mesmo assim... em alguns momentos me sinto fraca... sinto medo de fracassar... Sua história me motivou a continuar!
    E espero, dentro de algum tempo ser sua colega de trabalho.

    Abs,

    Jaqueline - Curitiba/PR (ijustrealize@msn.com)

    ResponderExcluir
  46. Cara, meus parabéns! Realmente uma bela história. Muito bem contada, a página só faltou respirar de tanta vida e sinceridade nessas palavras.

    Comecei a ler sua hitória hoje no trabalho e terminei agora em casa; estava no correioweb qd vi sua postagem indicando o blog. Meus parabéns de verdade, é um grande vitorioso.

    Sou da área de Direito e trabalho no Ministério Público do Estado da Bahia; suas palavras são, além de um estímulo, uma demonstração de bravura e persistência sem igual para todos, não só os que buscam um espaço em instituições públicas.

    Mais uma vez, meus parabéns. Grande abraço!

    ResponderExcluir
  47. Eu li o seu livro de uma vez hehe. Todos os capítulos foram emocionantes e inspiradores. Parabéns pela sua admirável trajetória.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  48. Parabens por nos abrir sua história. Acabei de le-la toda. Temos alguns pontos em comum. Além da mesma idade, larguei um emprego público por causa da lotação e fui estudar com as reservas que tinha. Cresci ouvindo "Banco Central", pois meu pai, que esse mês se aposenta de lá, trabalhou 36 anos no Bacen e também porque fiz o mesmo concurso de 2005 area 5, ficando em 212, sem ter a discursiva corrigida. Depois passei em outros concursos.

    Como dito por sua irmã, igualmente doei o meu primeiro salário depois de aprovado. Prática que poderia ser adotada por todos.

    Essa de só chamarem seis na última chamada foi arrepiante mesmo.

    ResponderExcluir
  49. Olá, Rodrigo! Admiro muito sua garra! Sua história de vida é realmente inspiradora. Ainda mais para mim: trabalho atualmente na Cemig (fui colega do João Luís Resende), mas quero me juntar em breve a vocês aí no Bacen (estou estudando pra isso).
    Encontrei sua história por coincidência, no forum dos concurseiros. Levei um susto quando vi quem era, pois lembro do João contando o seu caso, que havia ficado a uma posição de ser chamado.
    Com certeza me motivou a continuar tentanto e não desanimar.
    Grande abraço e parabéns pelo sucesso!

    ResponderExcluir
  50. Parabéns Rodrigo. sua história é um exemplo para todos os concurseiros do Brasil.

    ResponderExcluir
  51. Robson José Laurentino10 de agosto de 2009 às 21:27

    Parabéns Rodrigo. Seus relatos, sua dedicação e principalmente sua fé, são exemplos a serem seguidos por muitos!

    ResponderExcluir
  52. Bom Rodrigo, o que tenho pra te dizer é que toda sua jornada foi vivida por duras batalhas e horas incassáveis de estudo. Ainda nao tinha visto nem sabido da existencia deste "book" literário sobre a sua vitória como um concurseiro. Eu com 25 anos estou iniciando minha jornada de estudos para conseguir chegar até onde você chegou. Disponho de tempo para isso pois ainda moro com meus pais. Estou enfrentando um pouco de dificuldades certamente pela acomodação que estou tendo de ainda receber tudo que preciso, deles. Quando eu digo dificuldades eu me refiro a concentraçao para conseguir estudar. Após ter lido sobre voce, despertou em mim uma vontade muito grande de vencer assim como voce, e melhor ainda estou buscando e juntando forças para me concentrar e iniciar pra valer meus estudos. Faço cursinho particular para ajudar, pois nao sou o típico concurseiro que tem afinidade com o conteúdo - sou fomado em área de saude. Até os livros que voce utlizou para estudar eu ja anotei aqui e vou comprar todos eles, desde a gramtica de ingles até o Chiavenato, rsrs.
    Quero por fim mais uma vez parabenizá-lo e dizer que tudo que farei daqui pra frente com relação as este concurso do Bacen e até outros que virão, estarei me espelhando em você.
    Um forte abraço e fique com Deus você e toda sua família!

    ResponderExcluir
  53. Cara, parabéns, vc é um exemplo de competencia e perseverança. To na batalha tbm.

    Franklin

    ResponderExcluir
  54. salve Rodrigo

    talvez seu livro não ganhe prêmios literários, mas com certeza serve de alento para muitas pessoas.

    muito obrigado por compartilhar sua experiência e bom ânimo rumo ao Itamaraty

    grande abraço

    ResponderExcluir
  55. Eu sempre acompanho os comentários. O carinho que tenho recebido das pessoas que lêem este especial e comentam aqui têm sido um prêmio muito maior do que eu esperava.

    Um grande abraço a todos!

    ResponderExcluir
  56. Rodrigo ... muito legal. Você tem idéia de quantas pessoas você motivou com sua história? Ao final do ultimo capitulo já sentia que conhecia todo mundo: você, sua mãe, sua esposa ... rsss ... Se eu passar no concurso do Banco Central com certeza vou atribuir os créditos da minha motivação a sua história.

    Parabéns!

    ResponderExcluir
  57. Parabens pelo relato, pela historia e principalmente pela vitoria!! Lagrimas me vieram aos olhos lendo partes do seu relato, as vitorias!!!
    Muito impressionada eu fiquei ao ler seu relato sobre o BB pois tbm trabalhei la, por 1 mes e pedi demissao para estudar. Se eu fosse escrever um texto sobre o BB falaria exatamente o que voce falou! Incrivel!!!
    E o que ate hoje fica na minha cabeça sobre o BB é a frase que ouvi no treinamento e que vc tbm se impressionou: No BB nos somos vendedores!!Aff...lembro que quase saio do treinamento quando ouvi isso.
    Estou na luta em busca da receita federal! Obrigada pelo depoimento, ajuda muito a nos que ainda estamos na luta.

    Sds
    Belle

    ResponderExcluir
  58. Bruna ( Esposa do Rodrigo)29 de agosto de 2009 às 13:29

    Oi meu amor!!! Demorei para escrever né?
    Quero que saiba que, para mim nao tem preço ter participado de grande parte de toda essa trajetória. Sua determinação me fez ver o grande homem que és!!!
    Quando a gente se conheceu, nem passava pela minha cabeça que um dia vc pudesse chegar onde chegou, mas quando vc disse a mim sobre esse grande sonho, apoiei como pude e acreditei em vc. Não vemos histórias como a sua acontecer com frequência, mesmo assim não deixei de acreditar!
    Tudo valeu a pena!!!!!!
    Te amo muito!!!Milhões de beijos!!!!

    ResponderExcluir
  59. Uhuuuuuuuuuuuu....todas as madrugadas estava aki conferindo sua história também, caramba, as passavam e eu naum conseguia sair da frente do pc...show de bola... e que perserverança heim? vc perseguiu um sonho e o alcançou. O seu último lugar tem sabor de primeiro. Naum importa, vc tá lá, recebendo tanto quanto o primeiro, décimo, sei-lá..isso é uma coisa que as vezes a gente naum para pra pensar. Parabéns, você é uma pessoa especial e tem uma história linda!! Vou indo...preciso estudar. Também tenho o sonho de passar em um concurso, passei em um do Estado, mas quero maiiisss...rsrs. Ah... e obrigada por dividir sua história com outros concurseiros, cada dia de leitura aki é um empurrão para voltar aos livros!!

    ResponderExcluir
  60. Cara do céu, desculpe a expressão, rsrs... Mais estava em meu horário de almoço e na pausa dos estudos, quando sem querer descobri seu blog, e resolvi ler o seu livro, simplesmente uma lição de perseverança, parabéns e muita saúde, sucesso e felicidades...
    Eu tenho 19 anos, cursava engenharia química, era para começar o quarto semestre agora, quando resolvi trancar a faculdade para me dedicar completamente para concursos...
    Você melhor do que ninguém sabe como é essa fase de transição, e como é querer ter independência, eu também tenho uma namorada excepcional, e a gente mora longe, também fazemos sacrifícios para nos ver...
    Me identifiquei bastante com a sua história, e fiquei feliz e me deu muito mais motivação...
    Fica com Deus, obrigado pelo livro, estou mais confiante agora... Até mais...

    ResponderExcluir
  61. Adorei!!! Sua história é Motivadora, um exemplo de persistência e dedicação. Mas preciso falar...Vc escreve muito bem. Vc consegue passar emoção no que escreve. Me emocionei várias vezes. Comecei a ler e só terminei quando a história acabou, não consegui deixar para o dia seguinte. Quero te desejar muito Sucesso. Se continuar com certeza será tb um grande escritor.
    P A R A B É N S ! ! ! !

    ResponderExcluir
  62. Muito bom o seu texto, camarada. Muito bonita a sua história.

    ResponderExcluir
  63. Caramba, que história incrível. Espero que consiga publicar (se é que já não publicou) seu livro. Grande fonte de motivaçao e inspiração pra várias pessoas, como eu, que já começaram e largaram Ciência da Computação (larguem em março de 2006) e hoje... fazem Administração (infelizmente ainda estou no 2º ano, mas vou terminar).
    Tenho o mesmo objetivo que você. Vou prestar agora para Técnico do Banco Central e, conseguindo ou não, futuramente, assim que acabar a faculdade, prestarei para o primeiro concurso do Banco Central que abrir. Até lá, estudarei o máximo que puder, para chegar onde você chegou: ANALISTA DO BANCO CENTRAL.

    ResponderExcluir
  64. Sou o cara que fez o comentário anterior onde digo que também quero ser (e serei) ANALISTA DO BANCO CENTRAL. Esqueci de assinar e colocar a data.

    Ricardo K. - 07/09/09 - 18:21.

    ResponderExcluir
  65. Também entrei no BB em fevereiro de 2005. Continuo até hoje, mas tenho o mesmo sentimento que você expressou com relação ao banco. Graças a DEus e a meu esforço acabei de passar em outro concurso (Ministério Público). Nada na vida vem de mãos beijadas, e as nossas dificuldades ou derrotas devem servir de motivação para buscarmos algo melhor.

    Parabéns pela tua história de luta e perseverança!!!!!

    ResponderExcluir
  66. Cara!!!!
    Sou Analista de Administração Pública aqui no DF. Comecei a estudar para o BACEN de forma tímida e desmotivada, a sua história me deu novo ânimo e no instante que digito essas palavras me vejo na organização de um cronograma de estudo.

    Muito obrigado, Deus te ilumine cada vez mais.

    ResponderExcluir
  67. Acabo de ler sua historia.
    Meus parabens.

    Vida sofrida,mas que valeu a pena.

    vi pontos em comuns, mas onde tu nao desistiu, eu parei para olhar a paisagem, e perdi o trem da historia.

    Nao tem outro jeito, vou correr pelos trilhos pra tentar alcancar o trem, e mudar a vida.

    Formado em historia pela usp, to gastando os dedos no caixa..... nao da.

    Boa sorte, felicidades.... ah, e a historia ainda nao acabou ne.....

    ou vai me dizer que aquele gostinho de itamaraty, foi so um.... gostinho.... ??

    Abracos.. Xulio.

    ResponderExcluir
  68. Entrei em 2007 no BB e continuo até hoje, mas tenho o mesmo sentimento que você expressou com relação ao banco, cheguei a pedir demissão no terceiro mês e depois de algumas palavras e lágrimas resolvi ficar, mas ando carregando esse fardo e não estou mais aguentando o problema maior são os comentários de familiares, amigos...
    Estou psicologicamente abalado, sei muito bem o que passou e me deu força tudo que escreveu, tenho medo de tomar uma decisão equívocada mas...
    Valeu me ajudou muito, abraços.

    ResponderExcluir
  69. Muito boa sua história, parabéns e sucesso.
    Você merece.

    ResponderExcluir
  70. cara.... li sua estória de uma vez só. Agora é meia noite e 13 e terminei ela. Em muitos aspectos noto que temos acontecimentos em comum. Eu também vou prestar a prova para analista do BACEN e muita coisa que disseste vou certamente utilizar, metodologias e tudo mais.
    Fora isso, gostaria de te dizer que és um homem de fibra com certeza, sei bem o que é ter uma idade mais "avançada" e ter que sucumbir a morar com os pais.
    Muitas felicidades e tenho certeza que seremos colegas de trabalho.

    ResponderExcluir
  71. Norbert, eu torço muito para que muitos dos que leram aqui sejam futuros colegas de trabalho e espero nos encontrarmos no banco!

    ResponderExcluir
  72. Emocionante. Fiquei lendo até as duas da matina, porém fiquei animado com sua história. Parabéns !!!!

    ResponderExcluir
  73. Tô muito emocionado!!! Fui classificado recentemente em um concurso público, pela primeira vez. E advinha em que posição? 65º lugar. Sua história é muito comovente e inspiradora. Também tenho a ambição de conseguir um lugar no BACEN, assim como você teve um dia.
    E após a leitura de seu relato, estou me disciplinando e investindo várias horas de meu tempo livre para me prepararar para o concurso público do BACEN. Muito obrigado por compartilhar esta parte significativa de sua história de vida! Suas palavras me estimulam a seguir em frente. E além do mais, lhe parabenizo por destacar em seu relato a importância da biblioteca em sua vida de estudos. Precisamos valorizar mais neste país as bibliotecas e os bibliotecários. Felicidades. Tudo de bom para você e sua família. Abraço!

    ResponderExcluir
  74. Olá Rodrigo !!!!!!

    Gostei muito blog , soube dele através do orkut num post da comunidade do Bacen , li todos os capítulos de uma só vez . Realmente tu escreves muito bem e nos passa a emoção de passar num concurso tão grandioso como o Analista do Bacen . E seu relato me serve de motivação para conseguir atingir a minha meta que é ser um Analista do Bacen .

    Um grande abraço !!!

    Ricardo Shima

    ResponderExcluir
  75. Cara,

    Um simples, mas honesto, PARABÉNS!!!

    Lucas

    ResponderExcluir
  76. Boa noite! São 3h11 da madrugada! Comecei a ler sua história e não consegui parar!!!

    Hoje, sou funcionário do Banco do Brasil, mas compartilho desde mais novo do mesmo sonho que você!!! Todos nós somos do tamanho dos nossos sonhos!! Espero um dia também chegar lá...

    Grande abraço!! Parabéns

    ResponderExcluir
  77. Rodrigo, parabéns! Li toda a sua história de uma vez só!
    Trabalho atualmente no BB e entendo exatamente como vc se sentia, pois é como me sinto muitas vezes, não vejo a hora de sair de lá. Ah! Também fui mandada pra outra cidade, a qual tb odeio! Estou passando pelas mesmas coisas que vc passou quando trabalhou no BB, só que numa agência bem maior.
    Atualmente espero ser convocada no concurso do TRT, e essa espera é terrível! Tenho pensado em outras possibilidades na vida, pois gostaria de me realizar profissionalmente. Mas também gostaria de ter um salário maior do que o que terei no TRT, que é bem razoável, mas...
    Tenho pensado em estudar pra analista do BACEN, mas fico pensando se gostaria do trabalho, afinal nunca gostei de economia, mas penso no salário. Será que vc poderia contar um pouco de como é o trabalho?
    Mais uma vez, parabéns por toda a sua trajetória! Com certeza é um incentivo aos concurseiros!

    ResponderExcluir
  78. Nossa sra! História bonita mesmo!

    Abração!

    ResponderExcluir
  79. Fiquei realmente impressionado com sua historia.
    Posso dizer que me vi em diversos momentos de sua historia e que posso me considerar no estágio "CEMIG". Com o edital do BACEN 2009/2010 por abrir, ler sua historia de sucesso é realmente motivamente.
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  80. Cara, meus paraben, voce merece afinal por tudo que você passou, cheguei a chorar nos momentos de alegria seu.

    ResponderExcluir
  81. Uma única palavra: SENSACIONAL!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  82. cara!!! muuuuuuuuuuuuuuito bom o q vc escreveu...meus parabensssssssss...cara! escreve um livro q tu tem jeito....muito emocionante a sua historia....muito bom mesmo...gostei d+...congratulations.... \o/ =)

    ResponderExcluir
  83. Sou seu fã. Eu costumo ter uma lista de pessoas vencedoras que eu sigo, e a partir de hoje você também faz parte dela.

    Você é um exemplo de determinação, e se eu conseguir essa mesma garra que você tem, com certeza conquistarei meus objetivos.

    Te agradeço por isso.

    ResponderExcluir
  84. Caro colega analista,

    parabéns pela sua história, que mostra determinação e foco no seu objetivo!

    Estou no meio do concurso para analista e fui chamado para o programa de capacitação - só que desta vez eles chamam muito mais pessoas do que há vagas. Estou empolgado, e, ao mesmo tempo, gostaria de ter tido um desempenho melhor na prova. De qualquer maneira, acredito que tenho chances e terei orgulho de ser seu colega de trabalho, e colega de todos os outros funcionários do Banco Central do Brasil!

    DKGA, Belo Horizonte

    ResponderExcluir
  85. Olá Rodrigo, primeiramente gostaria de lhe cumprimentar e dar parabens, não só pela belíssima história de garra e superação mas, também, por ter tido a generosidade de compartilhá-la conosco. Em segundo lugar posso dizer que sua história cruza com a minha no sentido de ter se desiludido com um curso superior. Não seremos os primeiros nem os últimos a passar por isso, porém, só quem sente na pele a dor de uma escolha errada sabe o que isso significa. Principalmente no que se refere ao futuro profissional, algo tão importante em nossa vidas. Mas não vou ficar me lamentando, muito pelo contrário, irei reunir forças para recomeçar e me inspirar em sua vitoriosa e digna história de vida. Ah, antes que me esqueça, o curso que abandonei por "n" motivos que não vêm ao caso é geografia, uma área atualmente muito generalista e por isso bastante desvalorizada. Ainda bem, meu caro Andolfato, que você não abandonou administração para seguir este curso, que, como pude perceber lendo sua história, esteve perto de fazê-lo. Mais uma vez parabéns, sucesso a você e a toda sua família, felicidades e se puder deixar uma mensagem comentando meu depoimento agradeço-lhe.

    ResponderExcluir
  86. Cara, meus parabéns. Bela história a sua.

    ResponderExcluir
  87. Meus parabéns, tanto pelo concurso como pelo texto. É muito difícil eu me ocupar com textos longos pela Internet, principalmente se não tiverem relação com algum "conteúdo programático" qualquer. Mas vc conseguiu, tanto pela boa história como pela narrativa. Parabéns novamente.

    ResponderExcluir
  88. Rodrigo, com certeza sua trajetória até alcançar o tão sonhado cargo de analista do Bacen veio com um esforço ímpar e muita vontade de vencer. Meus sinceros parabéns, e com a graça de Deus, poderei contar minha história de vitória ao conseguir o meu sonhado cargo de economista no serviço público (Bacen/Bndes). Obrigado por transmitir essa grande fonte de inspiração!

    Forte abraço!

    ResponderExcluir
  89. Parabéns Rodrigo,
    Fiquei emocionada com sua história, estou ainda mais motivada e inspirada em realizar meus objetivos. Sucesso!!!

    ResponderExcluir
  90. Nossa,
    que ansiedade pra saber o final dessa história.
    Ficava fascinada a cada parágrafo.
    Parabénssss!!!!
    Estou começando minha vidas nos concursos e estou muito mais motivada depois do que li.
    Que Deus continue te abençoando.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  91. sem palavras!! estou a exatamente 2hs e 46 minutos lendo esse blog, antes de iniciar estava completamente desanimada pois há quase 2 anos estudo para concursos e nao obtive aprovação ,na verdade em alguns concursos fiquei fora por uma posição então o melhor seria dizer que não obtive nomeação, então abri o site do Fórum concurseiros e percebi q já lera mtos relatos e nenhum deles realmente me tinha impulsionado a retornar a meus estudos então falei com Deus:" ah senhor !! queria mto achar um depoimento que realmente me fazesse acreditar que é possívelcontinuar ..." imediatamente achei um depo... que continha um link e me levou a esse blog , parece mentira mas recebi a resposta que esperava , estou emocianda e me identifico claramente com mtos trechos pq estou vivendo-os nesse momento , principalmente na minha frustada área profissioanal ... Obrigada !!!!!! acredito q como eu várias pessoas estão sentindo o mesmo sentimento que eu ... tbm moro em Brasília meu nome é Suelen, o brigada mesmooooo ... em breve estarei postando a minha aprovação!!

    ResponderExcluir
  92. sem palavras!! estou a exatamente 2hs e 46 minutos lendo esse blog, antes de iniciar estava completamente desanimada pois há quase 2 anos estudo para concursos e nao obtive aprovação ,na verdade em alguns concursos fiquei fora por uma posição então o melhor seria dizer que não obtive nomeação, então abri o site do Fórum concurseiros e percebi q já lera mtos relatos e nenhum deles realmente me tinha impulsionado a retornar a meus estudos então falei com Deus:" ah senhor !! queria mto achar um depoimento que realmente me fazesse acreditar que é possívelcontinuar ..." imediatamente achei um depo... que continha um link e me levou a esse blog , parece mentira mas recebi a resposta que esperava , estou emocianda e me identifico claramente com mtos trechos pq estou vivendo-os nesse momento , principalmente na minha frustada área profissioanal ... Obrigada !!!!!! acredito q como eu várias pessoas estão sentindo o mesmo sentimento que eu ... tbm moro em Brasília meu nome é Suelen, o brigada mesmooooo ... em breve estarei postando a minha aprovação!!

    ResponderExcluir
  93. Rodrigo primeiramente parabéns!
    Olha a tua histório é muito inspiradora, eu e minha esposa nos emocionamos a ponto de verter algumas lagrimas ao lê-la, sabe vc desistil da carreira militar no segundo dia, eu estou desistindo no 12º ano, acredito que já que passou dois dias na caserna e dois meses no BB sabe que ser militar é bem pior que ser escriturário do BB, estou a um pouco mais de um ano estudando pra concursos e tenho me classificado em alguns, mas não demora o BB vai me chamar, fiquei encantado com a tua história, e já estou de volta aos livros, pois pelo que vi não encontrei o porto seguro que tanto procuro, mas se agoentei 12 anos como Sargento do Exército, posso agoentar no mínimo meio século no BB, até conseguir um emprego onde me sinta valorizado, e valorização de longe está ligado a salário, obrigado por dividir sua experiência de vida conosco!

    ResponderExcluir
  94. Mais que história emocionante!
    Que Jesus possa te abençoar mais do que você já é meu amigo!
    Boa sorte!

    ResponderExcluir
  95. Parabéns pela sua história de vida..
    Estou estudando para concursos e foi muito motivante ler tudo isto!!
    Um grande abraço

    ResponderExcluir
  96. obrigado,

    foi lendo sua trajetória de vida que pude perceber que a minha não está indo bem. estou mudando algumas coisas apartir de agora. vlw

    nem precisa desejar sucesso né? vc já alcançou

    ResponderExcluir
  97. Olá Rodrigo,
    descobri sua história pelo topico do bb no orkut. hj não canso de contá-la para todo mundo, e todos acham uma grande lição de vida. Contei para meu chefe que tem um grande sonho de passar em concurso, na verdade, de ser chamado, ele resolveu voltar a estudar pra concursos, já quee tinha desistido.
    Também to querendo fazer como você, entrar com tudo no concurso, mas não tenho coragem de desistir do serviço pra isso. e o medo de nao passar???
    Rodrigo, vc me fez tomar coragem para estudar p concursos, de investir em apostilas, deus queira que possa passar em um.
    parabéns!! parabéns por ter passado, parabéns pela coragem, parabéns por tdo que passou...
    Poderia continuar postando mais pra nós, nem que seja pra contar como anda ai no banco central...

    Forte Abraço

    ResponderExcluir
  98. Parabéns Rodrigo,
    Meu grande sonho é trabalhar no BACEN.
    Hoje eu fui no museu de valores lá só pra sentir um pouco como é. Sua história me motivou e me emocionou também.

    ResponderExcluir
  99. Parabéns pela conquista!!!
    Sua história me motivou mais ainda e espero em breve poder voltar aqui e dizer que também faço parte desse seleto e maravilhoso grupo de servidores do Bacen!!!
    E que venha o concurso do Banco Central!!!

    ResponderExcluir
  100. Parabéns Rodrigo!

    Você me inspira. Obrigado por compartilhar a sua trajetória. Li todo o livro na tarde de hoje, e foi realmente emocionante. Estou começando meus estudos agora, e um dia, tomara, possa te agradecer pessoalmente por isso. Parabéns mais uma vez.

    Um abraço,

    Wagner

    ResponderExcluir

Eu tenho me esforçado para responder todos os comentários, mas posso demorar um pouco, ou mesmo esquecer algum. Por isso, peço paciência e não fiquem constrangidos de me darem um toque, caso eu esteja demorando demais.