sexta-feira, 30 de setembro de 2011

O Equipamento Ideal para Astrofotografia de Céu Profundo

Exemplo de excelente Setup para astrofotografia de céu profundo: Telescópio bom e pequeno em relação a uma montagem robusta  e câmera CCD específica para Astrofotografia..

"Você é um caso raro de escolha do equipamento correto logo de primeira. Eu conheço muitos astrônomos que não evoluem na astrofotografia por que não adquirem o equipamento correto e passam anos insistindo num setup equivocado". Foi o que me disse um astrofotografo mais experiente esses dias. É claro que fiquei muito feliz com o comentário.

Baseado nisso e na resposta que dei a um usuário do Cosmofórum e que foi elogiada, resolvi fazer aqui um guia para quem está interessado em adquirir um bom equipamento para astrofotografia de céu profundo.

- Montagem: Sempre a mais robusta possível! No mínimo uma CG-5 ou EQ5 motorizada, isso para telescópios bem pequenos, como refratores de 80mm. Para telescópios maiores, como Refletores acima de 150mm ou refratores maiores, prefira uma EQ6. Prefira também as montagens que possuem entrada para Autoguiagem.

É importante saber que a maioria dos telescópios vendidos junto com a montagem no Brasil possuem ela dimensionada apenas para astronomia observacional ou no máximo astrofotografia planetária, então evite comprar os dois juntos se você pretende fotografar galáxias e nebulosas. Prefira sempre comprar a montagem separada do telescópio, porque para fotografia de céu profundo, quando o manual da montagem diz que ela aquenta até 15 quilos, é bom o tubo óptico não pesar mais do que 5. Você sempre deve considerar que além do telescópio, irá colocar a câmera e quando evoluir vai querer auto-guiagem, que pode acrescentar muito peso.

É possível tirar fotos com telescópios maiores em montagens menos dimensionadas, mas é mais difícil e o nível de erros aumenta muito. Um telescópio pequeno sobre uma montagem robusta sempre será melhor e mais adequado.

- Câmeras: No mínimo uma DSLR ou uma CCD específica para Astrofotografia.

- Telescópios: Refratores pequenos ED ou APO são as melhores opções para as montagens disponíveis do Brasil, mas vc pode conseguir bons resultados com refletores de 150mm ou superiores. Uma dica que sempre dou é que, como bons tubos óticos são raros no Brasil, uma boa opção é comprar uma boa lente de câmera e usar ela para astrofotografias. Prefira modelos de foco fixo e distância focal F2.8. quanto menor a distância focal, melhor será a captaçào de luz.

Outra opção é encomendar o Tubo ótico de um ATM (Astronomos experiêntes que produzem telescópios caseiros de alta qualidade). Um refletor feito por um bom ATM brasileiro terá qualidade ótica bem superior a seus equivalentes fabricados na China e será bem mais barato do que um bom refrator. Encomende no máximo um refletor curto de 150mm para uma CG5 ou EQ5 e no máximo de 200mm para uma EQ6.

Eu noto que astrofotografos muito experientes, costumam usar telescópios do tipo Maktusovic-Casegrain, muitas vezes de 14 polegadas ou mais, para fotos fabulosas de céu profundo. Mas ai estamos falando de outro nível. Esses telescópios são usados quase sempre em observatórios e em montagens que podem custar dezenas de milhares de reais. Quem sabe um dia eu chegue nesse nível. Para começar o certo é seguir o que está escrito nos parágrafos acima.

Um C11 numa montagem CG5 é um excelente setup para observação e pode dar bons resultado com planetas e a Lua, mas  não é adequado para astrofotografia de céu profundo.


Rodrigo Andolfato

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Uma boa foto da Via Láctea, reprocessada

Imagem captada com 7 frames de 3 minutos em RAW

Nessa época de volta das nvens e, por consequência, de pouca captação. eu me volto um pouco para fotos tiradas anteriormente. A foto acima é um caso bem interessante. Tirei ela colocando a Canon T2i sobre a CG5, que havia sido mantida no lugar de um dia para o outro, para preservar o alinhamento. Isso foi no mês de maio, quando eu ainda dava os primeiros passos em astrofotografia. Apesar disso, posso dizer que a captação ficou bastante interessante.

A foto foi tirada com a lente 18x55mm em zoom mínimo e com três minutos de exposição. Também foi a minha primeira captação em RAW, mas na época eu estava tão cru que não fui capaz de processar nessa extensão. Só descobri semanas depois que não estava processando em RAW simplesmente por que a minha versão do Deep Sky Stacker não consegui processar este tipo de arquivo (ela até queria, mas não conseguia). Somente depois de fazer o download da versão 3.3.3 do DSS que consegui meus primeiros empilhamentos em RAW.

Outra coisa que fiz na época, foi fazer o tratamento pós-empilhamento no DSS, algo que hoje eu evito, preferindo sempre mandar a imagem para o IRIS após o empilhamento. Olhando a foto antiga, é possível ver as diferenças. Ela parece ter as cores mais vivas, só que o DSS inventou cores, criando uma via Láctea falsamente colorida. Está foto atual é muito mais natural.

Essa é uma foto realmente muito boa, mesmo o crop num pedaço na imagem, mostrado abaixo, mostra que o telescópio estava bem alinhado. É claro que é mais fácil alinhar em 18mm, mas ver como as estrelas estão redondinhas com um alinhamento feito por tentativa e erro, sem autoguiagem e com 3 minutos de exposição, é uma grande felicidade.

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Armazém do Telescópio renova seus estoques!

Eu não acho graça de fazer propaganda de lojas de astronomia, mas hoje fiquei sabendo que o Armazém do Telescópio, o site que possui disparado a melhor relação bons produtos/preços, renovou os seus estoques. O Armazém costuma praticar os melhores preços entre as três grandes lojas de produtos astronômicos no Brasil. A tendência é que esses produtos acabem rápido e depois a loja leve um ano para renovar os seus estoques, por isso, segue uma dica: seja rápido.

Veja abaixo alguns produtos que mais me chamaram a atenção.


Telescópio refletor SkyWatcher 114mm f/D 4.4 em montagem EQ1


Este telescópio está por 489 reais + frete. É um aparelho excelente para se começar a fazer observações. Fantástico para dar de presentes para jovens de 10 a 15 anos, por exemplo. No Paraquedas.net o mesmo telescópio está 845 reais. Nem o frete grátis do Paraquedas.net faz o preço do produto sequer chegar perto do Armazém.

http://www.armazemdotelescopio.com.br/loja/default/telescopios/refletores/telescopio-refletor-114mm-f-d4-em-montagem-eq1.html



Telescópio refletor SkyWatcher 150mm f/D 5 em montagem EQ3


Para quem quer um excelente telescópio para observações e gostaria de usá-lo para astrofotografias, mas está com o dinheiro contado, por 1200 reais + frete este refletor de 150mm é a melhor opção no momento. A montagem EQ3 é forte o bastante para fotos razoáveis e pode ser motorizada depois. Há também um modelo com distância focal maior, melhor para quem quer fotografar e observar planetas.

Telescópio Maksutov-Cassegrain 90mm com montagem EQ1




Um Mak de 90mm da SkyWatcher, com montagem equatorial por apenas 640 reais + frete! É um preço excelente para quem sonha em ter um Mak. Lembrando que este telescópio tem distância focal longa, indicado para quem gosta de observações planetárias. Mas sua qualidade ótica pode fazer valer a pena para observações de céu profundo também. Apenas considere a possibilidade de adquirir uma ocular de 40mm mais para frente.

http://www.armazemdotelescopio.com.br/loja/default/telescopios/catadioptricos/telescopio-maksutov-cassegrain-90mm-com-montagem-eq1.html

Binóculo Octans 7x50 básico para iniciantes

O Octans 8x56, que tanto sucesso fez, não voltou nessa renovação de estoques. Mas um modelo 7x50 por apenas 130 reais e pesando apenas 600 gramas, tá bom demais! Também veio um modelo 9x60 por 249 reais. É um excelente preço, mas se você está procurando o primeiro binóculo, fique com o 7x50. O 9x60 pesa duas vezes mais e isso faz muita diferença no dia-a-dia. Só espero que os binóculos correspondam as expectativas em termos de qualidade. Vou esperar os primeiros comentários dos compradores para ver o que podemos dizer.

http://www.armazemdotelescopio.com.br/loja/default/bioculars/octans7x50.html

 

Câmera de auto-guiagem Synguider



Uma opção interessantíssima para quem quer usar autoguiagem. Ela não tira fotos, que fique bem claro, é uma câmera especializada para autoguiagem. Note também que nenhum dos telescópios mostrados tem interface para autoguiagem, para isso seria necessário uma montagem CG-5GT, HEQ5 ou superior. Se você tem uma montagem dessas e está querendo usar auto-guiagem, é uma excelente compra, pois tira fotos com até 4 segundos de exposição. Eu uso uma Neximage que não passa de 0,2 segundos. O preço está em 780 reais + frete, bem mais barato que produtos semelhantes que vi no mercado brasileiro.
Bem, a conclusão que chego é que a renovação de estoques do Armazém é sempre um acontecimento. Faz a gente lamentar ter pago caro em outros sites por falta de paciência e até mudar planos de viagens para adquirir algum produto que não pode deixar passar. Eu só lamento o fato do Armazém ignorar a existência de bons refratores para astrofotografia. Eu, por exemplo, estou doido num refrator de 60mm ED ou Apo.

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Inventário completo do meu equipamento Óptico.


01 - Telescópio Orion Premium ED 102mm - Hoje eu compraria um telescópio menor, mas de forma alguma posso dizer que estou insatisfeito com este ED, que possui excelente custo Benefício - Nota: 9

02 - Buscadora 7x50mm com diagonal de 90 graus - É a melhor buscadora que eu poderia ter. A diagonal faz toda a diferença - Nota 10

03 - Celestron Travelscope 70mmF5.6 - Faz o serviço na Autoguiagem (o motivo pelo qual foi comprado) e ainda presta-se com um telescópio quebra-galho em viagens e dá até para brincar com astrofotografia - Nota 9 (como autoguiagem) 7 (como telescópio)

04 - Coronado PST H-Alpha 40mm - É uma acontecimento para quem nunca experimentou. Pela pequena abertura e pelo custo benefício, merece todos os créditos. O Sol muda todos os dias como nenhum outro objeto do céu, por isso vale muito a pena - Nota 9.

05 - Big Barlow Televue 2x - É uma das melhores Barlows que se pode ter - Nota 10

06 - Adaptador Universal para Câmera GSO - Versátil adaptador que me permite conectar a Canon T2i a telescópios com Barril de 1,25 polegadas, usar  filtros neste diâmetro e também tentar algumas fotos em projeção de ocular. - Nota 9

07 - Ocular Meade 5 element 40mm - Excelente ocular. Mesmo eu tendo um telescópio de distância focal curta, como é o Orion Premium de 102mm, ver imagens com aumentos de apenas 17 vezes garante visões incríveis de nebulosas e ne nossa galáxia. Pena que a imagem distorce um pouco nas bordas - Nota 8,5

08 - Adaptador para Câmera TeleVue e Anel T - Cumpre a função, é uma peça muito simples, mas de bom acabamento - Nota 8

09 - Ocular  Plossi Celestron 10mm - Acompanha o Travelscope, é de qualidade bem mediana - Nota 5

10 - Redutor Focal para Neximage - Também é de qualidade mediana, cumpre sua função ao aumentar o campo da autoguiagem sem prejudicar a precisão, mas não produziu imagens satisfatórias com o Coronado, seu objetivo secundário - Nota 6.

11 - Ocular Orthoscópica Kokusai 6mm - Tem pouco conforto visual e reduzido campo de visão, mas a imagem é das melhores que se pode imaginar - Nota 9

12 - ShortBarlow Orion 2x - Quebra bem o galho, tem ótimo custo befício - Nota 8

13 - Ocular Plossi Celestron 20mm - É melhor do que sua companheira de 10mm, também vem com o Travelscope - Nota 7

14 - Ocular Kelner 20mm - Veío com o Coronado PST - É visivelmente superior a Plossi de mesma distância focal do Travelscope - Nota 8

15 - Kit de Filtros Orion - Possui um filtro vermelho e outro azul para observações planetárias, um neutro para observação da Lua e um SkyGlow, que diminue a poluição luminosa. De vez em quando serve para alguma coisa, principalmente o filtro Lunar, mas depois da compra do Adaptador Universal da GSO, que permite o uso de filtros de 1,25 polegadas, estou começando a testar o SkyGlow - Nota 7

16 - Binóculo Nikula 7x50 - Tem um bom custo benefício, produz reflexos quando apontado para luzes fortes, no caso a Lua, ou planetas mais brilhantes. A imagem em céu profundo é muito boa, principalmente em lugares escuros, mas perdeu em qualidade quando comparei com o Octans 7x50. - Nota 8

17 - Filtro H-Beta - Comprei por que dizia na propaganda que com ele seria possível visualizar a nebulosa Head Horse. Na verdade custou 100 doletas e até hoje não serviu pra nada - Nota (sem avaliação)

18 - Camera Neximage - Essa webcam é na verdade a SPC900n. A Celestron comprou o projeto e botou a sua embalagem. A muito boa, mas podia ser mais barata. A Astroshop enfia a faca - Nota 9 (pela qualidade) 6 (pelo custo benefício.

19 - Canon T2i - Não dá pra criticar essa câmera. Ela me surpreendeu, mesmo não sendo modificada consegue ótimas fotos, mas sei que não dá pra comparar com uma CCD em termos de ruído em exposições mais longas. - Nota 9

20 - Montagem Celestron CG5 - Goto. - No começo assustei com o tamanho dessa montagem, mas hoje acho que ela sofre para carregar o Ed de 102mm, a Canon T2i e o sistema de autoguiagem. Quando tiver oportunidade, vou adquirir outra. Para fotografia, não recomendaria para telescópios acima de 80mm se houver intenção de usar autoguiagem. Nota 8.

domingo, 18 de setembro de 2011

O Sol em 17/09/2011 - minhas primeiras imagem feitas por mosaico

Atenção - Foto tirada com telescópio solar com filtro H-alpha. 
Nunca aponte um telescópio ou câmera fotográfica para o Sol sem filtro específico para isso.

Ontem, sábado de céu limpo, foi dia de fotografar o Sol. Foi um dia bem interessante. O sol estava razoavelmente bem agitado e eu resolvi testar um método, que se eu dominar com perfeição, irá me render excelentes fotos com o Coronado PST: a junção em mosaico das imagens captadas.

Deixa eu tentar explicar a situação. A câmera que melhor deu resultados com o Coronado PST até agora foi a Neximage, uma SPC900n embalada pela Celestron. Com o Coronado, Canon T2i não chegou nem perto da camerazinha da Celestron. O problema da Neximage é a baixa resolução, pois ela só filma em 640x480. O resultado é que até posso tentar filmar o disco solar inteiro, se usar um redutor focal feito para ela, mas a imagem fica pobre, com poucos detalhes. Quando tiro o redutor focal, a imagem fica muito melhor, mas daí só consigo pegar um pedaço do Sol de cada vez. Então a solução e tirar varias fotos, de pedaçõs diferentes do Sol e depois tentar juntar num software adequado e de preferência simples.

Eu já havia tentado fazer um mosaico no Photoshop, mas os resultados foram péssimos, com linhas aparecendo entre os pedaços. Depois peguei um programa chamado Registar, mas não entendi o seu funcionamento e a licença expirou. Mas ontem achei um programa free e de funcionamento muito intuitivo, chamado Fitswork, que definitivamente era o que eu estava procurando.


Para fazer a imagem do Sol que você vê no alto deste post, eu usei quatro imagens captadas pela Neximage e empilhadas no Registax 6, retirei as bordas provocadas pelo alinhamento do Registax e juntei as imagens. Repare na imagem abaixo, uma comparação entre o resultado com Mosaico e o resultado com redutor focal.

Clique na imagem para ver maior

Eu ainda tenho que aprender a tirar esses gradientes que ficaram na imagem, mas acho que foram muito mais culpa da captação do que do processamento. Apesar dessa pequena falha, estou muito feliz com as possibilidades que a junção das imagens em mosaico pode me fornecer.

Abaixo uma tentativa com o Coronado PST Cak que um amigo do CASB me emprestou.


sábado, 17 de setembro de 2011

Uma foto da Lua recuperada e processada

Uma coisa legal para se fazer, quando se está aprendendo astrofotografia, é pegar imagens antigas que você captou no começo do seu aprendizado e tentar reprocessá-las. Afinal, muitas vezes você sabe muito mais de reprocessamento do que na época que tirou aquelas fotos, e de repente pode surpreender-se com os resultados de hoje.

Adicionar legenda

Foi o que aconteceu ontem com uma foto da Lua que tirei em método afocal com meu Orio Premium ED de 102mm F7 há cinco meses na chácara. A captação foi muito boa, principalmente por que o seeing da chácara e centenas de vezes melhor do que a pobreza que tenho aqui no Guará, no DF. PAra está foto também usei uma Barlow de 2x da televue e a ocular usada, se não me falhe a memória, foi a Kelner de 20mm que veio com o meu Coronado PST.

Para processar essa foto foram usados dez frames de 1/40 seg capturados em JPG e ISO 800, empilhados e processados no Registax 6. A imagem final foi tratada no IRIS.

Para comparação, segue a imagem que eu havia publicado anteriormente.

Primeiras fotos com Projeção de Ecular

No post anterior eu descobri que o adaptador universal para câmera da GSO, que comprei no Astroshop podia receber uma ocular, que ficaria dentro do adaptador e me permitiria tirar um tipo de foto diferente dos métodos afocal ou foco primário. Seria um intermediário entre os dois, em que se retira a lente da câmera, mas ainda há a ocular entre a objetiva do telescópio e o sensor. Esse método me permitiria captar imagens do Sol com a Canon T2i conectada ao Coronado, pois em foco primário eu não estava conseguindo foco.

O pessoal da comunidade Astronomia! no Orkut me explicou que este método chama-se Projeção de Ocular, e que é usado para tirar fotos de planetas, da Lua ou do Sol. Alguém comentou sobre utilizar esse método para objetos de céu profundo, mas disseram que ele nunca irá superar o foco primário. Bem, eu conheço muitos casos de pessoas que não conseguiram foco com sua DSLR em foco primário em seu telescópio. Vejo isso acontecendo muito com telescópios de 130mm, por exemplo. Então Nestes casos, onde o foco primário não foi possível, acho que deve valer a pena usar o método de Projeção de ocular ao invés do afocal.

Eu tirei algumas fotos com projeção de ocular final de semana passado e acho que alguns achariam interessantes vê-las. Observem a foto da Lua, abaixo. Ela é bem interessante por que foi tirada com um simples Refrator acromático Celestron Travelscope de 70mmF5.6, um shortube.
Repare nos pequenos pontos de sujeira no canto superior direito da foto


Repare na foto acima que é possível perceber o maior problema nesse método de captação, qualquer sujeira mínima aparece na imagem. Parece que mesmo um protozoário aparecia na foto se estivesse sobre o sensor. Foi através destas fotos que descobri que o sensor da minha Canon T2i  não estava tão limpo como eu imaginava e isso me deixou bastante chateado.

E é por isso que a foto do Sol que você vê abaixo, turada com o Coronado PST ficou desfocada no lado esquerdo. Ela teria ficado perfeita se eu tivesse deixado o Sol no centro do enquadramento, mas havia uma mancha do lado direito do sensor e por isso eu tive que deslocar o Sol para a esquerda e um pouco para cima, senão eu corria o risco de alguém achar que um ponto de sujeira na minha câmera era uma espetacular mancha solar!

Atenção - Foto tirada com telescópio solar com filtro H-alpha. 
Nunca aponte um telescópio ou câmera fotográfica para o Sol sem filtro específico para isso.



Eu adquiri alguns equipamentos para limpeza do sensor, mas eles vão levar pelo menos uns dez dias para chegar (eu pão-durei com o sedex e preferi o PAC mesmo). Vamos ver o que eu consigo fazer com o sensor quando eles chegarem.

Um grande abraço a todos

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Usando o Adaptador Universal GSO com Oculares na Canon T2i

Essa semana eu estreei o adaptador universal para câmeras GSO. Usei para tirar uma excelente foto da Lua com um simples acromático de 70mmF5.6, mas estava triste por que não conseguir foco com o Coronado PST em foco primário, que era o meu principal objetivo com essa compra, já que tirar fotos com o Celestron Travelscope 70mm está mais para passatempo.

Eu já estava me perguntando se o produto havia valido o dinheiro que eu tinha pago por ele, quando descobri a função do parafuso que fica no meio do adaptador. Ele serve para prender uma ocular dentro do tubo do adaptador. É uma forma muito inteligente, fica super estável, um milhão de vezes mais do que o adaptador que eu tinha em método afocal e essa é uma forma intermediária entre o foco primário e o afocal, pois não usa a lente da câmera, que é substituída pela ocular. Nos próximos dias eu devo testar com os Coronados que estão comigo (H-Alpha e PST).

Veja as fotos abaixo:

Uma ocular e o adaptador universal GSO. Note que o adaptador já está atachado ao Anel T, para acoplagem à Canon  T2i, que é vendido separadamente.

A ocular dentro do adaptador

O adaptador, com a ocular dentro,  instalado na câmera 
Leia mais em Primeiras fotos com projeção de ocular

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

M4 com um acromático de 70mmF400

Na imagem está escrito que o tempo de exposição foi de 11 frames de 2 segundos. Eu cometi um erro, na verdade foram  11 de 20 segundos!

Aqui mais uma foto com o Celestron Travelscope, o barato acromático de 70mm e distância focal curta que uso como telescópio guia. Só que dessa vez de céu profundo. Tirei essa fato do céu com extrema poluição luminosa sobre o meu apartamento e ainda com a lua iluminada em pelo menos metade de seu campo, por isso, acho que o resultado se deve em grande parte a um maior conhecimento em processamento que tenho hoje. Processamento que diga-se de passagem, foi todo realizado no IRIS. Eu não sei nem 5% sobre esse programa e ele já domina o meu tempo de processamento, por isso hoje sem que aprender a mexer no IRIS será a minha prioridade na época de chuvas. O empilhamento, é claro, foi feito no Deep Sky Stacker.

Gostaria muito de saber o que esse pequeno telescópio é capaz de fazer num céu sem poluição luminosa. Lembrando sempre que essa foto só foi possível graças a um equipamento não usual para esse telescópio, pois tanto a Câmera usada como o montagem estão níveis acima do pequeno telescópio. Faço isso para me divertir, principalmente por que os dois Coronados estão ocupando o dovetail do ED de 102 mm e vou deixar eles lá até domingo, quando devolvo o Coronado Calcium-K para o seu dono.

O céu aqui no Guará está com ultra-mega poluição luminosa, isso ocorre devido a seca. Parece que uma cortina vermelha se levantou sobre a cidade satélite devido a poeira. Eu torço para que esta situação melhore quando as chuvas voltarem (só espero não estar tirando o cachorro de dentro de casa colocando um leão lá dentro, rsss)

Um grande abraço a todos.

Algumas fotos da Lua tiradas com o Celestron Travelscope 70mm e a câmera Neximage

Continuando brincando da janela do meu apartamento, que é o que dá pra fazer no céu poluído de Brasília, arrisquei mais umas fotos da Lua com o pequeno refrator acromático que uso como luneta de guiagem, o Celestron Travelscope de 70mm, mas hoje tirei a Canon T2i e coloquei a câmera Neximage, uma webcan CCD equivalente a Philips spc900n. Confiram abaixo os resultados que tive:

Repare que nesta foto fica aparente a aberração cromática, mas aqui foi usado uma barlow de 2x barata, então o telescópio não pode ser totalmente responsabilizado pela aberração

Nesta foto, sem o uso da Barlow, a aberração cromática fica bem menos evidente
Lembrando é claro que para essas fotos o Trevelscope estava sobre uma montagem CG5, que custa mais de 10 vezes o seu preço. Essas fotos são para mostrar a ótica do tubo do telescópio e não o que dá para fazer com o conjunto que vem com o Travelscope, que acompanha uma boa mochila, mas um fraco tripé de câmera fotográfica.

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Novo brinquedinho: Adaptador universal para câmera da GSO


Hoje chegou aqui em casa um brinquedinho que vai aumentar muito minhas possibilidades em astrofotografia, ou no mínimo gerar umas fotos divertidas. É daquelas coisas que você demora para perceber os benefícios que pode trazer, mas quando aprende um pouco vê que é um acessório que está fazendo falta.Trata-se de um adaptador universal para câmera da GSO, que adquiri na Astroshop.

O adaptador da GSO permite encaixar a DSLR da Canon num barril de 1,25 polegadas. Com essa peça eu agora poderei usar minha Canon T2i no Coronado e também no tubo ótico do Celestron TravelScope de 70mm, com distância focal menor do que o Orion Premium ED 110, ou outros telescópios que só aceitem oculares de 1,25 polegadas, além de alguns filtros que estavam inutilizados por serem de 1,25 também. É claro que talvez eu não tenha a mesma qualidade com o acromático travelscope que eu tenho com o ED, mas sei que pelo menos vou me divertir muito tirando fotos com ele.

Hoje eu não tive tempo para tirar fotos do Sol, por causa do trabalho, mas estreei o acessório com a simpática foto da Lua que você vê abaixo

Foto da Lua tirada com a Canon T2i ligada ao Celestron Travelscope 70mm através do Adaptador da GSO
CLIQUE NA IMAGEM PARA VER MAIOR

As fotos de Sandro Rosa no Quarto Encontro Brasileiro de Astrofotografia


O Sandro Rosa é o presidente do Clube de Astronomia de Brasília (CASB). Ele também é com certeza um dos astrônomos amadores mais entusiasmados do Brasil e também foi um dos meus grandes professores nestes meus primeiros meses de astrofotografia. Sempre disposto a conversar sobre astronomia ou astroftografia, o Sandro tem excelente didática e mostra que poderia ficar horas falando sobre o assunto. Ele normalmente é um dos primeiros a chegar e um dos últimos a se retirar e está em quase todos os encontros.

No Quarto EBA o Sandro levou dois telescópios. Ele comprou um mais potente recentemente e ainda não vendeu o outro, um refrator ED de 80mm. Por isso ele praticamente não parava de fotografar durante o EBA e o número de cabos e luzes em seu sítio de trabalho chamaram tanta a atenção que foram apelidados de "árvore de natal".

Os álbuns do Sandro chamam a atenção por duas características: a quantidade de fotos, sendo de longe o astrofotógrafo mais produtivo do EBA, e a irregularidade das fotos (principalmente das feitas com telescópio, no primeiro álbum). Por estar controlando dois telescópios, estar estreando um setup novo, inclusive com uma câmera CCD, nova, o Sandro deve ter sofrido para se organizar no EBA. Mas essa irregularidade não impediu que ele produzisse algumas das fotos mais bonitas que já vi, como a incrível foto de Rho-ophiuchi que inicia esse post. Essa foto está tão boa que ele parece ter conseguido até mesmo profundidade na imagem! Ele também conseguiu uma foto incrível de 47Tucanae  e outra de M42 que merecia um poster.

Confira álbuns os albúns astrofotógraficos do Sandro Rosa durante o quarto Encontro Brasileiro de Astrofotografia. Note que no segundo álbum, apenas usando a câmera em piggyback, a irregularidade desaparece e quase todas as fotos estão excelentes.




Sandro, orgulhoso junto de seu impressionante Setup

Artilharia pesada para captar cada detalhe do céu!
Eu morro de rir com esse adesivo no telescópio dele, mas quem pratica astrofotografia entende a razão.


quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Aprendendo a usar camadas para melhores fotos do Sol com o Coronado PST

Atenção - Foto tirada com telescópio solar com filtro H-alpha. 
Nunca aponte um telescópio ou câmera fotográfica para o Sol sem filtro específico para isso.


Hoje eu tentei fazer minha primeira foto do Sol em duas camadas. O objetivo é dar um aspeto profissional as minhas fotos com o Coronado PST, conseguindo imagens tão bonitas como eu vejo em muitos sites.

Notei que para conseguir imagens realmente boas com o Coronado, eu teria que empilhar duas imagens do Sol. Uma regulando o brilho, o contraste e o Gama para destacar a parte interna do astro, mostrando sua granulação e suas manchas. Já na segunda imagem eu aumentaria o brilho até estourar a parte interna, mas destacando bem as erupções em volta da coroa. Depois o que eu faria seria juntar as duas imagens no PhotoShop.

Vale notar que eu estava tendo dificuldades para alinhar a Neximage, com o Redutor Focal no Coronado. O problema é que quando eu apertava o parafuso que fixa a ocular, ele deixava a câmera um pouco torta. Assim o Sol não ficava mais brilhante no centro, como deveria ser, mas na borda. Isso ficou evidente naquela primeira foto que mostrei usando o redutor focal.

Para resolver o problema, eu teria que colocar um segundo parafuso no Coronado. Assim eu poderia alinhar o redutor focal. Bem, como não tenho condições de fazer um furo para este parafuso, o negócio foi improvisar com uma apara de papel, como mostro na foto abaixo.



Dá pra perceber que a foto ainda pode ser melhorada, mas sinto que estou no caminho certo.

Essa semana está chegando um adaptador para tirar fotos com minha Canon T2i em método afocal para telescópios com saída de 1,25 polegadas, como é o caso do Coronado PST. Estou na torcida para que a câmera consiga foco. Se conseguir, acha que poderia trazer resultados muito interessantes nas próximas semanas.

A imagem no topo do post é fruto do empilhamento destas duas imagens