terça-feira, 19 de abril de 2011

Conectando a Barlow diretamente à ocular.

Como eu tinha dito no post anterior, eu tinha tido dificuldade para usar uma Barlow de 2x com barril de 1,25" no telescópio Coronado PST. Isso aconteceu por que o PST tem um foco muito curto e quando eu colocava a ocular na Barlow, não conseguia formar a imagem.

Foi aí que lembrei que é possível tirar a lente da Barlow e conectá-la diretamente a ocular. Isso é muito simples e tem tantas vantagem que atualmente acho que essa é a única forma realmente eficiente de se usar esta Barlow: diminui a diferença de foco em relação a usar somente a ocular, torna o equipamento mais leve e, principalmente, enquanto usando a Barlow inteira qualquer partícula na lente aparece na imagem, ao conectá-la diretamente na ocular, não vemos a imagem da lente no campo de visão, fazendo qualquer sujeira desaparecer.

Para entender melhor o que eu fiz, basta ver a foto abaixo. Pode parecer muito simples para um astrônomo mais experiente, mas é muito legal para um novato.

No caso da Orion Shorty 2x, a lente da Barlow é rosqueada no seu corpo. 

Basta desrosquear e rosquear na ocular. Oculares sempre tem rosca para receber filtros.

5 comentários:

  1. E eu com esse problema e é só isso?
    Muuuito obrigado

    ResponderExcluir
  2. Comprei uma 2x Barlow da Da Tyson. Usando apenas a ocular normal vejo, quando faço adaptação na 2x Barlow não vejo nada, some tudo. Será que é isso, precisa colocar a Barlow direto na ocular.... vou tentar. Obrigado!

    ResponderExcluir
  3. Valew,notei uma melhora considerável 👍

    ResponderExcluir
  4. Olá ótimas sugestões.
    Estou ingressando agora nesse ramo amo ver o céu estou com um greika 70/900mm porém ainda nao consegui visualizar nenhum planeta somente nossa lua e cheguei a focar júpiter mas não avia definição da imagem. Tentei usar as 3 barlow mas elas não dá foco são elas 1.5x
    2x
    3x

    ResponderExcluir
  5. Muito bom essa informação e quero contribuir! Fazendo o uso de uma barlow 2 dessa forma, se obtêm 1,5x de aumento, dessa forma com uma ocular de 32mm, se obtêm uma ocular 21mm!

    ResponderExcluir

Eu tenho me esforçado para responder todos os comentários, mas posso demorar um pouco, ou mesmo esquecer algum. Por isso, peço paciência e não fiquem constrangidos de me darem um toque, caso eu esteja demorando demais.