segunda-feira, 21 de julho de 2014

Amanhã começa o Sétimo Encontro Brasileiro de Astrofotografia

Finalmente chegou o EBA. Oficialmente o evento começa da quarta-feira, mas amanhã vários astrofotógrafos já estarão em Alto Paraíso de Goiás, com seus equipamentos e muita disposição para passar várias noites acordados sobre o céu da Chapada dos Veadeiros, enfrentando frio, umidade, ventos e a escuridão, sujeitos a terem seus trabalhos impossibilidados pelo esquecimento de um simples cabo ou parafuso.
 
Ninguém está competindo, não há premio em disputa, os gastos podem chegar perto de 2 mil reais, para aqueles que vem de longe, isso desconsiderando os milhares de reais gastos em complicados equipamentos, muitos difíceis de se conseguir no Brasil.
 
Mas todos fazem isso por que são apaixonados pela atividade em si. Não fazem isso pelos comentários nas redes sociais, nem pela possibilidade de ter sua foto publicada num livro ou revista, ou quem sabe de descobrir algo. Antes de tudo, todos estamos lá por que somos completamente apaixonados pela Astrofotografia, esta área maravilhosa, e às vezes incompreendida da Astronomia, que nos permite nos transformarmos em viajantes do espaço.
 
Neste período, não haverá atualização do Blog, afinal não há internet nem mesmo um bom sinal de telefone no local do EBA. Até mesmo meu perfil no Facebook deverá ficar inativo até o dia 28 de julho. É um momento de concentração total, de contato com a natureza e com o céu, o auge astrofotográfico do ano. Espero muito aproveitar bem esses dias. Problemas acontecerão, eles fazem parte de qualquer hobby complexo como este, mas haverá muita conversa com bons amigos, e espero, belas capturas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eu tenho me esforçado para responder todos os comentários, mas posso demorar um pouco, ou mesmo esquecer algum. Por isso, peço paciência e não fiquem constrangidos de me darem um toque, caso eu esteja demorando demais.