quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Uma boa foto da Via Láctea, reprocessada

Imagem captada com 7 frames de 3 minutos em RAW

Nessa época de volta das nvens e, por consequência, de pouca captação. eu me volto um pouco para fotos tiradas anteriormente. A foto acima é um caso bem interessante. Tirei ela colocando a Canon T2i sobre a CG5, que havia sido mantida no lugar de um dia para o outro, para preservar o alinhamento. Isso foi no mês de maio, quando eu ainda dava os primeiros passos em astrofotografia. Apesar disso, posso dizer que a captação ficou bastante interessante.

A foto foi tirada com a lente 18x55mm em zoom mínimo e com três minutos de exposição. Também foi a minha primeira captação em RAW, mas na época eu estava tão cru que não fui capaz de processar nessa extensão. Só descobri semanas depois que não estava processando em RAW simplesmente por que a minha versão do Deep Sky Stacker não consegui processar este tipo de arquivo (ela até queria, mas não conseguia). Somente depois de fazer o download da versão 3.3.3 do DSS que consegui meus primeiros empilhamentos em RAW.

Outra coisa que fiz na época, foi fazer o tratamento pós-empilhamento no DSS, algo que hoje eu evito, preferindo sempre mandar a imagem para o IRIS após o empilhamento. Olhando a foto antiga, é possível ver as diferenças. Ela parece ter as cores mais vivas, só que o DSS inventou cores, criando uma via Láctea falsamente colorida. Está foto atual é muito mais natural.

Essa é uma foto realmente muito boa, mesmo o crop num pedaço na imagem, mostrado abaixo, mostra que o telescópio estava bem alinhado. É claro que é mais fácil alinhar em 18mm, mas ver como as estrelas estão redondinhas com um alinhamento feito por tentativa e erro, sem autoguiagem e com 3 minutos de exposição, é uma grande felicidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eu tenho me esforçado para responder todos os comentários, mas posso demorar um pouco, ou mesmo esquecer algum. Por isso, peço paciência e não fiquem constrangidos de me darem um toque, caso eu esteja demorando demais.